Meio Bit » Hardware » WD My Cloud EX2 Ultra — As maravilhas de uma nuvem local

WD My Cloud EX2 Ultra — As maravilhas de uma nuvem local

Servindo como um dispositivo para backup e central multimídia, o WD My Cloud EX2 Ultra é um NAS que pode facilitar muito a nossa vida

46 semanas atrás

Com a velocidade da internet tendo aumentado bastante nos últimos anos, recorrer à nuvem tornou-se algo corriqueiro. Hoje guardamos nossos arquivos em servidores localizados há milhares de quilômetros e consumimos conteúdo totalmente online. Porém, e se tudo isso pudesse ser feito localmente, com uma máquina estando ao nosso dispor 24 horas por dia e em nossa própria casa? Pois é aí que entra o WD My Cloud EX2 Ultra.

WD My Cloud EX2 Ultra

Crédito: Divulgação/Western Digital

Nota de transparência

Fundado em 2004, o Meio Bit publica análises opinativas com o intuito de ajudar os leitores a tomarem sua própria decisão de compra, seja de um gadget, um game, ou um serviço/software/app.

Nós sempre fomos francos em nossas opiniões, e destacamos pontos positivos e negativos dos produtos de igual maneira, não importando a origem dos mesmos, como forma de manter a integridade e transparência do site.

Ninguém externo à redação do Meio Bit teve acesso a este texto de forma antecipada, bem como não houve nenhum tipo de interferência, pagamento, ou direcionamento da Acer, ou de terceiros, em relação ao seu conteúdo.

O WD My Cloud EX2 Ultra foi fornecido pela Western Digital como doação e não será devolvido à empresa.

Afinal, o que é NAS e RAID?

A partir do momento em que você utiliza um computador, ele pode servir também como um servidor, uma maneira de armazenar e compartilhar arquivos com qualquer aparelho conectado a rede. Porém, não é lá muito prático utilizarmos uma máquina “comum” para este fim, com o consumo de energia e até o desgaste dos HDs podendo tornar o processo inviável a médio/longo prazo.

Por isso algumas empresas produzem os Network Attached Storage (NAS), cuja função é justamente estar disponível o tempo todo, com eles servindo como uma central multimídia e dispositivo de backup. E utilizar uma máquina desta possui várias vantagens, sendo algumas delas:

  • Relativo baixo custo, tanto de aquisição quanto de manutenção, já que não precisamos pagar uma mensalidade para utilizar um NAS.
  • Maior segurança, já que todo o sistema pode funcionar apenas localmente, sem ter acesso à internet.
  • Fácil configuração, com uma interface gráfica permitindo que um sistema esteja funcionando rapidamente.
  • Possibilidade de fazer backup de várias máquinas simultaneamente.
  • Possibilidade de configurar o que cada usuário terá acesso, garantindo assim  uma maior privacidade.
  • Maior garantia de não perder arquivos, graças ao sistema RAID.

No caso do último tópico, RAID se refere a Redundant Array of Inexpensive Drives, o que em outras palavras quer dizer a utilização de unidades de armazenamento para a realização de backups.

WD My Cloud EX2 Ultra

Crédito: Divulgação/Western Digital

Para exemplificar como o sistema funciona, peguemos o WD My Cloud EX2 Ultra, que possui duas baias para HDs. Isso quer dizer que ao configurá-lo pela primeira vez podemos escolher entre dois arranjos, RAID 0 e RAID 1. Essa será uma escolha muito importante, pois impactará diretamente no espaço que você terá disponível, mas também na segurança dos dados.

Isso porque no RAID 0 (ou Stripping Array) todos os dados que enviarmos para o NAS serão divididos em pacotes e espalhados pelos dois discos. Por um lado, isso é bom porque aumentará o desempenho da unidade, já que ela não precisará realizar cálculos de paridade e as unidades se somarão, disponibilizando todo o espaço. Por outro, se um dos discos apresentar algum defeito, os dados poderão ser perdidos.

Já em se tratando do RAID 1 (ou Mirroring), tudo o que for enviado para o NAS será duplicado, salvo igualmente em ambos os HDs. Isso ocasionará um impacto no desempenho, mas garantirá que se um dos discos apresentar problema, os dados estarão duplicados no outro.

O WD My Cloud EX2 Ultra que recebi veio equipado com dois HDs WD Red NAS (modelo voltado para funcionar continuamente) de 4TB e num primeiro momento fiquei tentado a utilizá-los como RAID 0. Ter 8TB disponível para guardar meus arquivos parecia uma ótima ideia, mas aí me dei conta de que não precisava de tudo isso e que seria muito melhor garantir que os dados estariam melhor protegidos pela redundância.

No fim das contas, cada usuário deverá decidir qual modelo melhor lhe atenderá, mas após constatar que ainda não ocupei nem 1TB do espaço disponível, tenho a certeza de que fiz a escolha certa.

O WD My Cloud EX2 Ultra no dia-a-dia

WD My Cloud EX2 Ultra

Crédito: Dori Prata/ Meio Bit

Equipado com um processador dual-core Marvell Armada A9 de 1.3 GHz e 1GB de memória DDR3, o WD My Cloud EX2 Ultra conta com duas portas USB 3.0 na parte traseira, além de uma porta Ethernet. Sua carcaça é simples, mas elegante, medindo apenas 15,49 x 10,16 x 9,91 cm. Ele passaria desapercebido pela maioria das pessoas, podendo ser guardado sobre uma mesa ou em praticamente qualquer estante.

Os HDs podem ser removidos pela parte superior, bastante pressionar um botão para termos acesso as suas gavetas, que ficam dispostas na vertical. Já a configuração do sistema poderá ser feita através do navegador do nosso computador, bastando apontar para o endereço mycloud.com/support quando o NAS estiver ligado a rede.

Será também por lá que teremos acesso a várias informações, como a quantidade de espaço livre, temperatura, atividade da rede ou do dispositivo e diagnostico das unidades. Por ali ainda poderemos gerenciar os usuários, criar diretórios com configurações distintas de acesso e escolher quais aplicativos serão instalados no dispositivo.

Pois esta “loja” é uma parte importante do WD My Cloud EX2 Ultra, pois será com ela que poderemos adequar melhor o sistema às nossas necessidades. No geral, a instalação e configuração desses programas é algo simples e dentre as opções, destaco os seguintes:

  • Acronis True Image – Com ele podemos clonar sistemas inteiros e restaurá-los facilmente. Muito útil para garantir que as configurações de máquinas importantes não sejam perdidas.
  • Anti-Virus Essentials – ao verificar os arquivos armazenados no NAS, diminuirá a chance de infecção por vírus ou malwares.
  • Dropbox – Fará uma cópia de tudo o que você tiver guardado no popular serviço de backup pela nuvem. Como dizem, é melhor prevenir do que remediar.
  • GoodSync – Permite a realização de backups de pastas ou arquivos específicos que tivermos no computador ou mesmo em outro NAS.
  • Servidor iTunes – Se você utiliza o serviço de músicas da Apple, com esse aplicativo poderá ouvir as músicas que tiver guardadas no WD My Cloud EX2 Ultra.
  • Plex Media Server – Faz o streaming de vídeos, fotos e músicas direto para a TV, celulares e outros computadores.
  • WordPress – utilizado com o phpMyASdmin (que também está pré-disponível, permite ter um site hospedado na sua casa, com ele podendo ser acessado em qualquer lugar.

Crédito: Divulgação/Western Digital

Desses, aquele que mais tenho utilizado, sem dúvida, é o Plex. Antes minhas mídias eram disponibilizadas pelo meu computador, mas isso fazia com que toda vez que quisesse ouvir uma música ou assistir a um filme, tivesse que ligar o PC. Com a adoção de um NAS esse problema acabou, tornando o consumo de entretenimento algo muito mais prazeroso e simples.

Porém, quando se trata de utilizar o WD My Cloud EX2 Ultra como central de entretenimento, não posso dizer que tudo saiu como eu imaginava/desejava. No caso do Plex, na TV do quarto (via Amazon Fire TV Stick) a experiência tem sido fantástica, com os filmes e séries sendo exibidos perfeitamente. Já no aparelho da sala, onde utilizo o aplicativo nativo do Plex, os vídeos têm apresentado muitos travamentos, tornando inviável assistir desta maneira.

O curioso é que a TV da sala está ligada via cabo, o que teoricamente deveria garantir uma boa fluidez, mas não é isso o que tenho notado. Eu não sei se o problema está no aplicativo do Plex ou numa falta de poder de processamento do NAS para fazer o transcode. De qualquer forma, isso é algo que ainda não consegui resolver e que tem me impedido de aproveitar os vídeos em uma das televisões.

A interface do My Cloud OS (Crédito: Dori Prata/Meio Bit)

Outro ponto que me desanimou foi a ideia de utilizar um NAS para me livrar de serviços de assinaturas de músicas, ao menos quando estivesse em casa. A minha ideia era aproveitar o servidor para ouvir minhas músicas pela casa, mandado a Alexa tocar as playlists facilmente. Contudo, mesmo tendo passado várias horas tentando fazer esta configuração, nunca obtive resultado.

Uma saída seria aproveitar o servidor do iTunes, mas ele exige uma assinatura paga do Apple Music e aproveitar a skill do Plex também não funcionou. Uma saída foi recorrer ao player do My Cloud OS pelo celular e mandar as músicas para as caixinhas Echos via Bluetooth. Até funciona, mas não é algo muito prático e me deixou com um gostinho de que poderia estar aproveitando melhor o NAS.

Já em relação aos backups, não tenho do que reclamar. Antes eu utilizava a nuvem apenas para guardar os arquivos que considero essenciais, mas com o espaço sobrando no WD My Cloud EX2 Ultra, pude mandar tudo para lá. Isso ainda liberou boa parte dos discos que utilizo no meu computador e no notebook, além de ter facilitado a transferência entre as máquinas.

Você precisa de uma nuvem local, só ainda não sabe disso

Crédito: Divulgação/Western Digital

Após essas semanas utilizando o WD My Cloud EX2 Ultra, o que pude constatar é que ter acesso a um servidor como esse é algo muito mais útil do que jamais pude imaginar. No início foi um pouco estranho não precisar ligar o PC para assistir filmes ou ouvir música, mas não demorou para o NAS passar a fazer parte da minha rotina e o melhor, sem nem perceber isso.

Mesmo sabendo que não existe um sistema de backup que seja 100% seguro, ter meus arquivos armazenados em mais um lugar — e com suporte a criptografia de volume 256 AES — tem me deixado mais tranquilo, principalmente por saber que qualquer problema no NAS será avisado para que eu tome uma providência. Sim, até mesmo quando há uma queda de energia ou a rede para de funcionar ele me envia um email informando que o está inacessível.

Outro detalhe interessante é a opção de ter meus arquivos à disposição mesmo quando não estou em casa. Seja pelo aplicativo do My Cloud OS para celular, seja através de qualquer navegador, basta utilizar meu usuário para conseguir acessar os diretórios que configurei para estarem disponíveis desta maneira. Trata-se de um recurso que pode nos salvar em certas situações e sem deixar que dados mais críticos fiquem eventualmente expostos a intrusos.

No caso de empresas, um NAS pode ser muito mais do que um mero gadget, servindo como a garantia de que dados importantes estejam seguros. Porém, mesmo para o consumidor comum, algo assim pode ser muito útil, otimizando trabalho e fazendo com que os nossos arquivos se tornem muito mais acessíveis.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários