Meio Bit » Hardware » Chrono CRK-100: uma tela para um powerbank básico

Chrono CRK-100: uma tela para um powerbank básico

Display indicativo de carga do Chrono CRK-100 é adicional interessante a produto, que não se destaca muito de outros powerbanks

31 semanas atrás

A Lity é uma companhia que chegou ao Brasil em 2023, com um portfólio voltado a acessórios para smartphones, entre fones de ouvido com e sem fio, e cabos para Android e iPhone. Seu mais recente lançamento é o Chrono CRK-100, um powerbank de 10.000 mAh até bem básico, com um pequeno diferencial: uma tela que indica o restante de carga e outras informações.

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Ele possui recursos que o fazem ser uma opção interessante entre carregadores portáteis? Eu testei o CRK-100 por duas semanas e conto o que achei dele a seguir.

Nota de transparência

Desde 2004, o Meio Bit publica análises opinativas com o intuito de ajudar os leitores a tomarem sua própria decisão de compra, seja de um gadget, um game ou um serviço/software/app. Nós somos francos em nossas opiniões e destacamos pontos positivos e negativos de igual maneira, não importando a natureza dos produtos, de modo a manter a integridade e transparência do site.

Ninguém externo à redação do Meio Bit teve acesso a este review de forma antecipada, bem como não houve nenhum tipo de interferência, pagamento ou direcionamento da Lity, ou de terceiros, em relação ao seu conteúdo.

O powerbank Chrono CRK-100 foi fornecido pela Lity em caráter de doação, e não será devolvido à empresa.

Design e portas

O CRK-100 é um powerbank bem simples e básico, de ponta a ponta. Com 14 cm de altura e pouco mais de 250 g, ele é até um pouco mais pesado do que alguns dos modelos de mesma capacidade disponíveis no mercado, mas nada que comprometa seu uso e portabilidade.

A Lity, no entanto, deu atenção a alguns detalhes para fazer com que seu produto se destaque na multidão. O primeiro e mais evidente é a tela na parte frontal, que conta com display LED de segmentos e mostradores de indicativo de uso das portas. Embora uma perfumaria, ela é útil para o usuário saber quanto de carga o acessório ainda tem a oferecer.

As portas também são melhor servidas, ao menos na entrada. Há as hoje obrigatórias duas USB-A para saída, mas para carregar o bichinho, é possível usar tanto a entrada microUSB, que é a padrão (o cabo que acompanha o kit usa esta), quanto a opcional USB-C.

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Como todas operam a 10 W (5 V/2 A), a velocidade de carga independente da direção não é das maiores, e isso é algo que a Lity ao menos deveria ter levado em conta, e você vai entender por que mais para a frente.

No mais, o cabo USB-A/microUSB que acompanha o kit é curto demais, ao ponto de eu ter que apelar para um sobressalente, com conexão USB-C, para usar o powerbank de modo adequado.

Desempenho

A Lity menciona que o CRK-100 é capaz de fornecer "quatro cargas completas", mas isso vai depender do que você está carregando. Nas letras miúdas, a fabricante alerta que isso se aplica a modelos com baterias de 1.800 mAh, ou seja, uma carga total de 7.200 mAh, dentro do esperado; o restante é perda na transferência, as Leis da Termodinâmica são implacáveis.

Tomemos como exemplo o iPhone XR, um smartphone lançado em 2018 que conta com uma bateria de 2.942 mAh. Indo de 0 a 100%, o iGadget comeu 51% da energia do powerbank, em um processo que consumiu 4 horas e 10  minutos. Embora as notas do produto digam que ele suporta 2,5 cargas em modelos de 3.000 mAh, o que seria o caso, o desempenho está dentro do esperado para um produto de sua categoria.

Na minha opinião, o CRK-100 não é nada fora do comum.

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

O recurso de carregar dois aparelhos simultaneamente funciona muito bem, só não espere que a autonomia será mantida, pois a perda na transferência será maior; a recarga do powerbank também leva tempo, já que as entradas são de 10 W, e assim, uma injeção completa de energia levou pouco mais de 8 horas.

Conclusão

O Chrono CRK-100 é um powerbank com adições curiosas, como a tela para indicar a carga restante, e uma porta adicional para alimentação, que no frigir dos ovos, se comporta de maneira igual a concorrentes. Isso por si só é um problema, visto seu principal defeito: o preço.

A Lity fixou o valor sugerido do produto em R$ 180, o que é uma desvantagem quando o comparamos a outros powerbanks. O I2GO Pro, por exemplo, conta com os mesmos 10.000 mAh, mas oferece carga rápida de 18 W nas duas USB-A, e de 20 W na USB-C, que também é a porta de carregamento, pelo exato mesmo preço.

Da mesma fabricante, o I2GO Plus fornece carga lenta tal qual o modelo da Lity, por apenas R$ 110.

Powerbank Chrono CRK-100 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A meu ver, a presença de uma tela indicativa de carga, por mais útil que ela seja, não é o suficiente para justificar a compra, não quando há uma série de produtos similares ao Chrono CRK-100 no mercado, ou que fazem o mesmo por menos, ou que entregam mais pelo mesmo valor.

A menos que você faça questão do display e de uma opção a mais para porta de carregamento, é aconselhável considerar outras opções.

Powerbank Chrono CRK-100 — Ficha técnica

  • Modelo: CRK-100;
  • Capacidade: 10.000 mAh;
  • Alimentação I/O: 10 W (5 V/2 A);
  • Portas: 2 USB-A (saída), 1 USB-C e 1 microUSB (entrada);
  • Extra: Display com indicativo de carga restante;
  • Dimensões: 14,3 x 7,1 x 1,4 cm;
  • Peso: 254 g.

Pontos fortes:

  • Duas portas para alimentação oferecem mais opções ao usuário;
  • Alimenta dois aparelhos simultaneamente sem problemas;
  • Indicativo de carga restante é um recurso útil.

Pontos fracos:

  • Cabo de energia do kit é muito, muito curto;
  • Preço elevado quando comparado à concorrência.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários