Meio Bit » Games » Com Throne and Liberty, Amazon reforça sua aposta nos games

Com Throne and Liberty, Amazon reforça sua aposta nos games

Amazon Games anuncia uma parceria com a NCSoft para publicar o aguardado MMO Throne and Liberty e mostra que está ganhando força na indústria

1 ano atrás

Com a indústria tendo crescido tanto nas últimas décadas, é natural que empresas de outros setores queiram abocanhar um pedaço deste bolo. Porém, destacar-se neste meio não é uma tarefa simples e com a ajuda de alguns milhões de dólares, a Amazon é uma que aos poucos tem conquistado seu espaço. Pois uma mostra disso acaba de ser dada com o Throne and Liberty.

Throne and Liberty

Crédito: Divulgação/NCSoft

Desenvolvido pelos sul-coreanos da NCSoft, o projeto foi anunciado no final de 2011 e chamou a atenção por ser uma continuação para o aclamado Lineage. Conforme o tempo foi passando e o desenvolvimento se arrastava, os fãs passaram a se preocupar, principalmente quando a desenvolvedora não conseguiu entregar um período de testes, que estava previsto para acontecer em 2013.

Tentando manter a produção em sigilo, mais dois anos se passaram até que um beta fosse prometido, mas novamente ele precisou ser adiado, desta vez para 2016. Neste meio tempo o tal Lineage Eternal viu a chegada de um novo produtor, o que resultou numa profunda troca na equipe de desenvolvimento. Outra mudança significativa aconteceu na engine, que antes era a mesma utilizada na série Guild Wars e passou para a Unreal Engine 4. Por fim, em 2017 o projeto se distanciaria ainda mais da franquia que o havia inspirado, passando a ser conhecido como Project TL.

Eis que seis anos depois, Throne and Liberty volta às manchetes graças ao fechamento de um acordo entre a Amazon Games e a NCSoft. Com isso, caberá a empresa norte-americana a missão de distribuir o MMO no Japão, Europa, América do Sul e do Norte. Além disso, podemos esperar suporte a partidas entre plataformas, já que ele será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

Crédito: Divulgação/NCSoft

“Publicar jogos que vivam e prosperem ao longo do tempo permanece como uma peça-chave da nossa estratégia, e entregar jogos da mais alta qualidade, dos mais talentosos desenvolvedores do mundo é um dos alicerces do nosso negócio,” afirmou Christoph Hartmann, vice-presidente da Amazon Games. “O ano passado nos trouxe um grande aprendizado sobre como publicar e gerenciar um serviço de jogos online em escala global, e nós estamos prontos para trazer aos jogadores de Throne and Liberty uma experiência incrível de lançamento.”

Com o mundo do jogo se moldando de acordo com as ações dos jogadores, um dos principais destaques deverá ser os efeitos ambientais como eclipses e tempestades, que poderão mudar o destino das batalhas. Outro ponto que tem despertado interesse nos jogadores é a habilidade que teremos de nos transformarmos em animais, podendo assim explorar desde o céu até o fundo do mar.

O que não foi dito, ainda, é sobre quando teremos a oportunidade de finalmente colocar as mãos no MMO. Com tanto tempo em produção e tendo passado por várias mudanças, seria normal estarmos desconfiados do que será entregue com este projeto, mas é preciso levar em consideração o histórico da NCSoft e os ótimos jogos que a empresa já produziu.

Particularmente posso falar do Guild Wars 2, um MMO de altíssima qualidade e que posso dizer ter sido o único que conseguiu me prender por mais tempo. Mesmo não sendo muito fã do gênero, se o Throne and Liberty for capaz de entregar um pouco do que vi naquele jogo, será o suficiente para me fazer desejar conhecer o seu mundo, que pelo menos visualmente já me parece muito impressionante.

Isso posto, ainda não temos como saber qual o impacto que o jogo terá na divisão de games da Amazon, mas o fato é que recentemente ela tem se crescido num ritmo muito forte. Essa ascensão se torna ainda mais impactante ao olharmos para os primeiros anos, quando ela se dedicava basicamente a produções de menor porte, até que em 2019 a empresa foi atingida por várias demissões e diversos projetos foram cancelados.

Contudo, passado esse período de turbulência, a Amazon Games conseguiu entrar nos eixos, lançando aquele que pode ser considerado seu mais ambicioso projeto, o New World. Embora o MMO tenha registrado uma recepção mediana por parte da crítica e do público, ele conquistou vários admiradores e com o tempo teve solucionado muitos dos seus problemas iniciais.

Crédito: Divulgação/Smilegate RPG

Já em 2022 foi a vez de eles publicarem o Lost Ark, fruto de uma parceria com outra desenvolvedora sul-coreana, a Smilegate RPG. Este teve uma aceitação um pouco melhor e ser um jogo gratuito ajudou bastante a fazer com que ele se tornasse popular.

Porém, o mais importante em relação a esses títulos, talvez tenha sido a Amazon Games mostrar ao mundo que conseguia lidar com a distribuição e manutenção de projetos pesados. Isso fez com que eles conseguissem fechar um acordo com a Banda Namco para a publicação do vindouro RPG de ação Blue Protocol, assim como a fechar a produção do próximo Tomb Raider com a Crystal Dinamics.

Por fim, tanto a Glowmade como a Disruptive Games estão trabalhando em jogos que ainda nem foram anunciados, mostrando que embora tenha demorado um pouco para engrenar, a incursão da Amazon na indústria de games está prometendo um futuro bastante interessante.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários