Meio Bit » Games » Fallout 76: o MMO que ressurgiu da precipitação nuclear

Fallout 76: o MMO que ressurgiu da precipitação nuclear

Após um início bastante turbulento, a Bethesda conseguiu salvar o Fallout 76 e assim o MMO alcançou mais de 13,5 milhões de jogadores

1 ano atrás

Durante muito tempo os fãs da série Fallout sonharam com a possibilidade de jogá-la na companhia de amigos. Porém, quando a Bethesda finalmente tornou isso realidade com o Fallout 76, dizer que ele ficou abaixo do esperado seria minimizar bastante os problemas que o título enfrentou.

Crédito: Divulgação/Bethesda

Com críticas que iam desde uma quantidade enorme de bugs até a própria estrutura do jogo, a sensação era de que o MMO não teria futuro, com o fim das atualizações e consequente abandono  parecendo iminente. Porém, após a desenvolvedora passar por um angustiante período de silêncio, ela mostrou uma resiliência impressionante e com o tempo conseguiu corrigir muitas daquelas falhas.

E para mostrar a volta por cima que o Fallout 76 deu, chegando a poder ser considerado um dos maiores exemplos de como um jogo pode ser salvo, a Bethesda divulgou um infográfico que traz diversas informações (algumas interessantes, outras nem tanto) sobre o estado atual do jogo.

A mais importante delas sem dúvida é a que mostra o número total de jogadores que ele conquistou até hoje. Segundo a desenvolvedora, 13,5 milhões de pessoas já passaram pelo jogo, um número bastante expressivo, mas que não representa muito bem o atual interesse do público pela aventura pós-apocalíptica.

Sem sabermos exatamente quantos desses jogadores continuam se dedicando ao MMO, uma maneira de termos uma noção disso seria recorrendo a serviços como o Steam Charts ou o SteamDB. Por eles podemos ver que nos últimos 12 meses o Fallout 76 registrou um pico de aproximadamente 17 mil jogadores simultâneos, com uma média de quase oito mil pessoas jogando juntas.

Contudo, este cenário abrange apenas uma pequena parte da quantidade total de pessoas que continuam se dedicando ao jogo, afinal ele também está disponível nos consoles. Além disso, precisamos levar em consideração que o título está disponível no catálogo do GamePass, tanto para PC quanto para aqueles que possuem um Xbox One/Xbox Series S|X.

Sendo assim, o site ActivePlayer pode nos ajudar a entender um pouco melhor este cenário e segundo ele, atualmente algo entre 30 mil e 50 mil pessoas estariam jogando o Fallout 76 simultaneamente. Já durante um mês o total de jogadores chegaria a 10 milhões.

Crédito: Divulgação/Bethesda

Outro sinal de que o jogo está muito bem perante o público vem do próprio Steam, onde o sistema de avaliação mostra que 76% de todas as análises são positivas. Já quando restringimos a amostragem a apenas os últimos 30 dias, o desempenho é ainda melhor, com 78% das pessoas tendo o classificado como bom.

Com diversas atualizações e algumas expansões tendo sido lançadas desde a estreia do Fallout 76 em 2018, o curioso é que aquela que mais aproximou o jogo do que os fãs queriam foi justamente a que o deixou mais parecido com um título single-player. Vale lembrar que até a chegada de Wastelanders, o MMO não contava com NPCs, o que fazia com que a história precisasse ser criada pelos jogadores. A intenção inicial até pode ter sido boa, mas tornava a aventura pouco interessante e essa mudança acabou atraindo mais pessoas.

Ainda segundo o infográfico divulgado pela desenvolvedora, mais de cinco milhões de expedições já foram realizadas no jogo; 48 bilhões de tampinhas foram gastas em lojas mantidas pelos jogadores; 127 milhões de Nuka Cola foram consumidas; e quase três milhões de bomba atômicas foram disparadas.

Mesmo não tendo avançado muito no Fallout 76 quando ele saiu justamente por não ter gostado do seu estilo, fico feliz por saber que aqueles que continuaram jogando viram sua qualidade aumentar bastante. Talvez um dia eu dê uma nova chance ao MMO da Bethesda, mas confesso que a cada notícia relacionada a ele essa vontade só aumenta.

Fallout 76

Então é natal ♪ (Crédito: Divulgação/Bethesda)

Já para aqueles que pretendem passar o fim de ano no mundo virtual criado pela Bethesda, o estúdio revelou que entre 20 de dezembro e três de janeiro acontecerá um evento em que encontraremos vários “Chamuscados Festivos”. Vestidos com roupas de natal e podendo ser encontrados em áreas externas, eles emitirão o som de um sininho e sempre que forem eliminados deixarão um Presente Festivo, que ao serem abertos nos darão vários itens, incluindo alguns raros.

Além disso, os comerciantes venderão um tipo de papel para embrulho que poderá ser utilizado em bancadas de ajustes para criarmos Presentes Festivos. Após criadas, essas caixas também renderão itens aleatórios, sendo uma boa oportunidade para quem está pensando em iniciar essa aventura ou voltar a explorar os Ermos.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários