Meio Bit » Games » Pilgrim Remastered: transformando o Fallout 4 num jogo de terror

Pilgrim Remastered: transformando o Fallout 4 num jogo de terror

Conheça o Pilgrim: Dread the Commonwealth Remastered, modificação para o Fallout 4 que nos coloca num assustador mundo inspirado no filme A Bruxa

1 ano atrás

Embora o Fallout 4 tenha uma boa quantidade de seres bizarros e algumas situações bastante tensas ou até mesmo assustadoras, não dá para dizer que ele seja um jogo de terror. Mas e se eu lhe disser que existe um mod que aproveita a criação da Bethesda para nos colocar em um universo aterrorizante? Seu nome? Pilgrim: Dread the Commonwealth Remastered!

Pilgrim: Dread the Commonwealth Remastered

Crédito: Divulgação/TreyM

Lançado originalmente em 2017, o mod que nasceu como Pilgrim: Dread the Commonwealth utilizava diversos recursos para nos deixar desconfortáveis, como adotar um novo sistema climático e alterar a trilha sonora para algo mais pesado. Além disso, ele aproveitava efeitos de emulação de lentes, assim como efeitos de ruído e granulação para nos passar a sensação de estarmos vendo um filme antigo.

O criador do mod até adicionaram aquelas barras pretas na parte superior e inferior da tela, além de fazer com que as sombras parecessem muito maiores do que o natural. Segundo o responsável pela modificação, uma das principais inspirações veio do filme A Bruxa, dirigido por Robert Eggers e estrelado por Anya Taylor-Joy. Ele até pretendia substituir o cachorro Dogmeat pelo bode Black Philip.

Porém, mesmo com o Pilgrim: Dread the Commonwealth tendo conquistado alguns admiradores ao redor do mundo, misteriosamente seu desenvolvimento foi descontinuado. Mesmo com esse tipo de situação sendo realtivamente comum no cenário de mods, o trabalho que estava sendo feito apresentava bastante qualidade e por isso houve lamentação entre aqueles que pretendiam suar frio enquanto jogavam.

Crédito: Divulgação/TreyM

A boa notícia é que um dos principais responsáveis por aquela impressionante criação, um modder conhecido como TreyM, liberou recentemente uma versão remasterizada do jogo e para quem gosta de sentir medo enquanto explora um mundo aberto, não há como perder essa oportunidade.

Segundo a página do Pilgrim Remastered no Nexusmod (onde seu download pode ser feito gratuitamente), aqueles que se aventurarem pela nova versão terão acesso a recursos como um shader de neblina customizado; climas adaptativos aproveitando a técnica SSAO; um maior equilíbrio no sistema de iluminação e ajustes para tornar as cores mais naturais.      

Tudo isso para dizer que quando se trata da tentativa de criar a atmosfera mais assustadora possível, as pessoas que se dedicaram a criar esse mod não mediram esforços. Isso fica claro no trailer divulgado por TreyM e nele, o que mais chamou minha atenção foi o trecho que mostra o protagonista caminhando sob a chuva. A maneira como as árvores se movem faz parecer se tratar de um jogo bem diferente, remetendo até mesmo à série Silent Hill.

Para conseguir aproveitar o Pilgrim: Dread the Commonwealth Remastered, você precisará do ENB Helper for Fallout 4, do ENB Binaries e das expansões Far Harbor e Nuka World. Obviamente esses DLCs precisarão ser comprados, mas como o Fallout 4 vive entrando em promoção, com um pouco de paciência será possível adquiri-los por valores bem mais acessíveis.

Já para realizar a instalação, basta seguir esses passos:

  1. Instale o ENB Helper for Fallout 4;
  2. Baixe a última versão do ENB binaries em ENBDev.com;
  3. Pegue apenas os arquivos .dll presentes na pasta WrapperVersion que está no arquivo .zip do ENB e coloque-os na pasta raiz do seu Fallout 4;
  4. Baixe os arquivos ENB e siga as instruções de instalação presente no arquivo .zip;
  5. Baixe e instale o pulgin de clima e música do Pilgrim;
  6. Aproveite!

Já quando estiver jogando, caso queira desabilitar as barras pretas na tela, basta apertar a tecla End, entrar na sessão ENBEFFECT.FX e depois clicar em Enable Letterbox. A página do Pilgrim Remastered também recomenda a utilização de outros mods e o autor disse no Youtube que usou o Conifers Redux para deixar as árvores como podemos ver nos vídeos, mas que essa modificação se tornou difícil de ser encontrada.

Ou seja, atingir a qualidade mostrada no trailer talvez não seja uma tarefa das mais simples. É uma pena que o processo não tenha sido simplificado, mas para quem já está acostumado a modificar o Fallout 4 (ou qualquer jogo da Bethesda), essa busca pelo “jogo ideal” já faz parte da brincadeira.

De qualquer forma, nunca deixarei de me encantar por esse tipo de criação, principalmente quando elas se dispõem a entregar experiências tão diferentes das propostas pelo título original.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários