Meio Bit » Games » The Lord of the Rings e a batalha dos MMORPGs

The Lord of the Rings e a batalha dos MMORPGs

Após a Amazon anunciar um novo MMO baseado na franquia The Lord of the Rings, criadores do LoTRO garantem que título continuará firme e forte. Será?

46 semanas atrás

Em abril de 2021 a Amazon Game Studios frustrou muitas pessoas ao cancelar o desenvolvimento de um RPG online baseado na franquia The Lord of the Rings. O que poucos poderiam imaginar era que a empresa ainda não havia desistido da ideia e com o recente anúncio de que o projeto foi reativado, talvez estejamos vendo o início de uma grande guerra.

The Lord of the Rings

Crédito: Divulgação/Standing Stone Games

Com o desenvolvimento do novo jogo estando sob os cuidados do Amazon Games Orange County, mesmo estúdio responsável pelo MMO New World, se tudo der certo desta vez ele será lançado tanto para PC quanto para consoles. E quem demonstrou a empolgação pelo acordo foi o vice-presidente da divisão de games da Amazon, Christoph Hartmann.

“Trazer aos jogadores uma nova visão de O Senhor dos Anéis é uma aspiração da nossa equipe há muito tempo, e estamos honrados e agradecidos pela Middle-earth Enterprises nos confiar esse universo icônico,” declarou o executivo, em nota à imprensa. “Também estamos satisfeitos por expandir nosso relacionamento com a Embracer Group após nosso acordo de Tomb Raider no ano passado, já que eles provaram ser excelentes colaboradores.”

Também foi Hartmann o responsável por falar sobre como será criar um jogo assim, sendo que desde 2007 temos o The Lord of the Rings Online, título que continua sendo atualizado e hoje é controlado pela Standing Stone Games. Ao ser questionado se o “rival” poderá minar o potencial do novo jogo, o responsável pela Amazon Games disse o seguinte:

“De forma alguma. Primeiro de tudo, tenho muito respeito por eles manterem o jogo funcionando por tanto tempo. Eles possuem uma, não imensa, mas muito dedicada base de fãs. Mas olhando para a tecnologia, onde estamos agora e onde estaremos daqui a alguns anos, são mundos separados. Seria um pouco de exagero dizer que será como ir de filmes preto e branco para coloridos, mas essa é a abordagem que quero adotar. São mundos completamente diferentes.

Acho que, na verdade, eles podem coexistir. Mesmo o cenário provável é... que as pessoas simplesmente se mudem, porque o outro é um jogo velho. Não é um jogo ruim, mas a indústria muda em algum momento e é muito tempo desde o lançamento deles para o nosso.”

The Lord of the Rings

Crédito: Divulgação/Standing Stone Games

Talvez Christoph Hartmann tenha sido um pouco arrogante na maneira como se expressou, mas ele tem razão em alguns pontos. De fato, mais de 15 anos desde o lançamento de um jogo é bastante tempo, principalmente em uma indústria que mudou tanto recentemente, principalmente no aspecto técnico.

Mesmo com os MMORPGs não estando no ápice quando se trata da parte visual, existe uma nova leva de títulos do gênero sendo produzidos que promete entregar gráficos muitos mais bonitos. Um dos mais promissores é o Throne and Liberty, criação da NCSoft e que será publicada justamente pela Amazon.

Contudo, estamos falando aqui de um estilo de jogo onde a fidelidade por parte dos jogadores costuma ser algo muito forte e para aqueles que estão há anos aproveitando o mundo virtual do The Lord of the Rings Online, romper com a tradição não será algo muito fácil de se fazer. Independentemente do esplendor visual que o jogo da Amazon Games traga e das melhorias que implemente na jogabilidade, os maiores fãs do LoTRO certamente não pularão o muro.

Mas isso não quer dizer que o anúncio do novo jogo não tenha acendido um sinal de alerta lá pelos lados da Standing Stone Games. Utilizando o fórum oficial do jogo, um gerente de comunidade aproveitou para tentar tranquilizar aqueles que estão preocupados com o futuro do MMO. De forma bem direta, o sujeito conhecido apenas como Cordovan tratou de garantir que o título produzido por eles não acabará.

“Como vocês, nós e os nossos parceiros da Middle-earth Enterprises somos grandes fãs do LotRO,” diz o comunicado. “Ele é amado, tem 16 anos e é perene. O LoTRO é como os duradouros Ents, Elfos e Anões; e nós, meros mortais, somos os administradores do LoTRO e sua comunidade. A Standing Stone tem toda a intenção de crescer e apoiar esta comunidade. A estrada sempre continuará...”

Crédito: Divulgação/Standing Stone Games

Eu adoraria poder dizer que tais palavras são reconfortantes, mas a verdade é que sabemos que nessa indústria nada pode ser considerado escrito na pedra. Se hoje os envolvidos garantem que o veterano MMO seguirá firme e forte, quem seria capaz de apostar que isso permanecerá assim quando eventualmente a maioria dos jogadores perder o interesse e o título deixar de ser lucrativo?

Mesmo não sendo um jogador de MMOs, sempre lamento quando um deles tem seus servidores desligados, simplesmente por me colocar no lugar das pessoas que dedicam uma parte de seus dias àqueles mundos virtuais que deixarão de existir. E se este projeto da Amazon Games surgir de forma avassaladora, infelizmente o provável é que o The Lord of the Rings Online sucumba diante de um competidor mais bonito, mais moderno e acima de tudo, com maior capacidade de investimento.

Pode até ser que este embate nunca aconteça, que os jogos realmente consigam conviver de maneira harmoniosa e assim todos saiam ganhando. De qualquer forma, como ainda deverá demorar alguns anos até que o novo título chegue ao mercado, o jogo da Standing Stone ainda terá um bom tempo para se preparar, trazer mais conteúdo para o seu público e até mesmo continuar se reinventando.

relacionados


Comentários