Meio Bit » Games » Um MMO, o apocalipse e algumas macieiras

Um MMO, o apocalipse e algumas macieiras

Para tentar entender como um hipotético fim do mundo afetaria as pessoas, pesquisadores usaram o do MMO ArcheAge para estudar o comportamento dos jogadores

41 semanas atrás

É inevitável, sempre que uma obra de ficção tenta imaginar como seria o fim do mundo, o que vemos é um cenário caótico, com o desespero imperando e as pessoas cometendo as maiores atrocidades. Saber exatamente o que aconteceria nesta situação não é algo simples, mas alguns pesquisadores resolveram recorrer a um MMO para tentar encontrar uma resposta.

O MMO ArcheAge

Crédito: Divulgação/XL Games

Desenvolvido pelos sul-coreanos da XL Games, ArcheAge é um MMORPG que foi lançado em 2013 e que na época criou bastante expectativa entre os apaixonados pelo gênero por ser o novo projeto de Jake Song, criador do Lineage. Mas o que interessou as pessoas que usariam o título como experimento foi o seu período de testes.

Previsto para durar 11 semanas, os jogadores entraram sabendo que após o término do beta todo o seu progresso e comportamento no jogo deixaria de existir. Então, será que isso despertaria nessas pessoas o que elas tinham de pior? Será que saber que não haveria qualquer tipo de punição poderia lhes motivar a cometer “crimes”, como matar outros personagens?

Pois para tentar entender como seria este cenário, Reum Kang, Jeremy Blackburn, Haewoon Kwak e Huy Kang Kim dedicaram vários dias estudando mais de 270 milhões de dados comportamentais coletados entre os jogadores daquele MMO, com o resultado sendo um tanto surpreendente.

Num paper (PDF) publicado por eles e que recebeu o título que numa tradução livre seria alco como, Eu não plantaria macieiras se o mundo estivesse para ser apagado: analisando centenas de milhões de registros comportamentais de jogadores durante o teste beta de um MMORPG, o quarteto afirma não ter encontrado “mudanças comportamentais pandêmicas aparentes”.

Isso quer dizer que, apesar de algumas pessoas terem exibido uma postura mais antissocial, como, por exemplo, matando outros jogadores, no geral os participantes mantiveram uma certa decência.

Segundo os pesquisadores, esse comportamento dentro das normas sociais aceitáveis foi mais comum entre aqueles que permaneceram jogando até o fim. “O sentimento nos canais de bate-papo tender a ser mais ‘feliz’ com o fim dos tempos se aproximando foi o primeiro indicativo deste comportamento pró-social: as relações sociais existente eram mais suscetíveis a se fortalecer.” Já os problemas foram registrados mais entre os jogadores que foram classificados como “batedores”, aqueles que abandonaram o ArcheAge antes do beta ser encerrado.

O MMO ArcheAge

Crédito: Divulgação/XL Games

Contudo, isso não quer dizer que não tenha havido uma onda de assassinatos nos últimos dias. “A tendência crescente no final da linha do tempo é a indicação de que os jogadores também podem estar voltando a uma tendência mais ‘selvagem’,” dizem os pesquisadores. Mesmo assim, nos dias finais o levantamento registrou apenas 334 assassinatos, o que eles consideram um número baixo.

Além disso, o fim iminente não deixou de afetar a maneira como até os pacifistas se dedicavam ao MMO. “Os jogadores abandonaram a progressão dos personagens, mostrando uma diminuição drástica na conclusão de missões, evolução e na mudança de habilidades no fim do beta,” o que me parece natural, já que não faria muito sentido as pessoas continuarem se dedicando a uma parte do jogo que estava perto de deixar de existir.

Mas como o paper deixa claro em sua conclusão, todos esses dados foram coletados em um jogo e aqueles que participaram do beta sabiam que suas vidas continuariam no mundo real. Por outro lado, ele afirma que “os jogadores investem substancial tempo e energia em seus personagens, sendo bastante comum as propriedades virtuais valerem dinheiro real atualmente, então existem consequências reais.”

Portanto, ninguém dirá que por aqui aconteceria o mesmo que esses pesquisadores registraram no fim do ArcheAge e considerando a maneira como o ser humano costuma se comportar em situações de risco, eu até ficaria surpreso se a maioria das obras de ficção não estivessem correta.

O que você fará quando os invasores estiverem chegando? (Crédito: Divulgação/Paramount Pictures)

Guardadas as devidas proporções, nós tivemos um vislumbre disso a partir dos primeiros meses de 2020, quando o mundo foi atingido pela COVID-19. Enquanto boa parte das pessoas respeitaram as recomendações dos especialistas, muitos outros deram de ombros, continuaram vivendo suas vidas (especialmente na parte social) como se nada estivesse acontecendo e assim contribuíram para que o vírus se espalhasse.

Naquela época, foi comum vermos pessoas percebendo que muitas das atitudes estupidas realizadas por personagens de filmes ou livros estavam sendo replicadas no mundo real, com a individualidade dos negacionistas sendo mais importante que o coletivo. Sendo assim, alguém seria capaz de apostar que, quando as espaçonaves estiverem bombardeando as principais cidades, boa parte da população não partirá para um comportamento extremamente violento?

Devaneios a parte, nunca deixarei de considerar fantástico a maneira como os MMOs podem nos ajudar a entender melhor o mundo real. Mesmo com todas as ressalvas que precisam ser feitas, esses microcosmos podem servir como ótimos laboratórios da nossa sociedade, mesmo porque, muitas pessoas costumam passar até mais tempo neles do que do lado de cá da telinha.

Fonte: PCGamer

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários