Meio Bit » Games » Festival Steam Vem Aí: 10 jogos que merecem sua atenção

Festival Steam Vem Aí: 10 jogos que merecem sua atenção

Uma nova edição do festival Steam Vem Aí está no ar e com ela podemos testar vários jogos indies muito legais. Aqui indicamos alguns deles

1 ano atrás

Os jogos independentes costumam ser elogiados por não se renderem às tendências da indústria, trazendo inovações e/ou resgatando estilos que há muito andavam esquecidos. Porém, dar uma chance a títulos desconhecidos é algo que muitos não estão dispostos a fazer e é aí que entra uma bela iniciativa da Valve, o Steam Vem Aí.

Shadows of Doubt - Steam Vem Aí

O mundo noir de Shadows of Doubt (Crédito: Divulgação/ColePowered Games)

Basicamente, o que esse festival faz é promover centenas de títulos independentes, com seus criadores realizando lives durante o evento, onde mostram um pouco dos seus jogos e conversam com o público.

No entanto, apesar desse canal de comunicação ser excelente para aproximar os desenvolvedores daqueles que podem estar interessados em suas criações, é a disponibilização de demos o grande chamariz do Steam Vem Aí. Graças a ele podemos conhecer muita coisa interessante ou até nos certificarmos de que um determinado título é diferentão demais para o nosso gosto.

Com esta edição do evento acontecendo até a próxima segunda-feira (13), você terá praticamente uma semana para experimentar o que está disponível no Steam Vem Aí e como a oferta é imensa, abaixo indico alguns jogos que chamaram minha atenção. O ideal, contudo, é que você vá até a página do festival e para não ficar perdido entre tantos jogos, utilize os filtros no lado esquerdo para tentar chegar àqueles títulos com maior potencial para te agradar.

Shadows of Doubt Ao menos no papel, a proposta desse jogo é uma das mais interessantes que vi nos últimos tempos. Nele seremos um detetive que precisará explorar um mundo aberto para solucionar crimes. O detalhe é que tudo será gerado proceduralmente, da cidade aos seus habitantes, passando até mesmo pelos casos que nos serão apresentados.

Isso faz com que cada partida seja completamente diferente da anterior, com o fator replay prometendo ser um dos destaques do jogo. Veja o que diz um trecho da página do jogo no Steam:

“Explore qualquer lugar da cidade! Cada canto de cada bar ordinário, local de trabalho, quarto de hotel decrépito... A distopia é toda sua. Invada apartamentos, folheie documentos secretos e hackeie sistemas de segurança. Até mesmo um recibo no lixo pode ser a chave para solucionar um caso; descubra a localização de uma pessoa por meio dele, analise imagens de câmeras de segurança e preste atenção em horários para descobrir a quem ele pertencia!”

It’s A Wrap! Podendo ser descrito como um jogo de plataforma misturado com quebra-cabeça, a grande sacada de It’s A Wrap! está na maneira como a ação se desenrolará: através de uma linha de tempo típica de programas de edição de vídeos. É o tipo de ideia simples, mas que fico pensando como nunca foi utilizada antes (que eu saiba).  

Voltaire: The Vegan Vampire Para desespero do Conde Drácula, o seu filho mais novo decidiu seguir uma vida mais, digamos, saudável e ao invés de sugar o sangue de humanos, tem se alimentado de vegetais. A dieta será mantida através do que plantarmos, mas durante a noite seremos obrigados a proteger o local dos ataques orquestrados pelo pai. Se você gosta de Don't Starve, provavelmente se divertirá com este aqui.

Wandering Sword Neste jogo seremos Yuwen Yi, um jovem guerreiro que após ficar perto de morrer, decide se aperfeiçoar nas artes marciais e se tornar um grande herói.

O primeiro elemento a chamar nossa atenção em Wandering Sword é o seu belo visual, feito no adorado estilo HD-2D. Além disso, quem gosta de RPGs táticos precisa ficar de olho neste aí e por se tratar de uma das demos mais generosas do Steam Vem Aí, essa é uma ótima oportunidade para conhecê-lo.

A beleza de Wandering Sword (Crédito: Divulgação/The Swordman Studio)

Super Auto Battlemon Contando com mais de 100 monstros, neste jogo você montará uma equipe e a colocará para desafiar outros treinadores. Parece com algo que você já viu por aí? A diferença é que como o título sugere, as batalhas acontecerão automaticamente, nos restando assistir os confrontos e torcer para termos feitos as escolhas corretas.

Coven A história de Coven inicia de forma brutal, com a protagonista queimando em uma fogueira, mas isso serve para termos uma ideia do que encontraremos pela frente. Inspirado em títulos como Blood, Hexen, Unreal e Timesplitters, esse é um promissor FPS que deverá fazer a alegria de quem gosta de um ritmo mais frenético.

I Am Future: Cozy Apocalypse Survival A civilização acabou. As cidades estão embaixo d’agua, mas após acordar sem saber exatamente onde está, resta fazer o possível para tornar a vida o mais agradável possível.

Preso no topo de um arranha-céu, você terá que coletar recursos para construir uma base e assim poder sobreviver. Ideal para quem gosta de jogos de sobrevivência no estilo “fazendinha”, mas com uma roupagem futurista — e pós-apocalíptica.

Planet of Lana Você pode até não gostar da jogabilidade de Planet of Lana, que funciona como um jogo de plataforma cinematográfica, mas não há como ignorar a sua fantástica direção artística. Além disso, o simples fato de os criadores terem se inspirado nas obras do Studio Ghibli já deveria ser suficiente para atrair qualquer um.

O fabuloso mundo de Planet of Lana (Crédito: Divulgação/Wishfully)

Voidtrain Ok, aqui está algo que não vemos todo dia, um trem expresso interdimensional! Pois essa é a proposta de VoidTrain, jogo em que precisaremos melhorar nosso trem enquanto viajamos pelo Vazio. Embora possa ser encarado enquanto estivermos sozinhos, a aventura deverá se tornar bem mais divertida na companhia de até três amigos.

My Dream Setup Um jogo em que temos que montar o nosso quarto dos sonhos, escolhendo móveis, computadores e os mais diversos objetos de decoração. Falando assim, pode não parecer muito divertido, mas depois de ter encontrado no Unpacking um dos títulos mais viciantes de 2021, acho que vale a pena dar uma chance a este aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários