Meio Bit » Entretenimento » Qual o filme mais assustador que você já viu?

Qual o filme mais assustador que você já viu?

Science of Scare Project é um "estudo" que visou descobrir qual o filme de terror mais assustador já feito e o resultado surprendeu muita gente

3 anos atrás

O conceito de medo é algo um pouco difícil de ser classificado. Aquilo que eu posso considerar assustador talvez não tenha o mesmo efeito nos outros e isso fica ainda mais claro quando pegamos pessoas criadas em culturas diferentes. Mesmo assim, uma empresa decidiu que estava na hora de acabar com a dúvida de muitos e descobrir qual é o filme de terror mais assustador de todos os tempos e o resultado pegou muita gente de surpresa.

A Entidade - Filme de terror

A Entidade (Crédito: Divulgação / Blumhouse Productions)

Idealizado pela broadbandchoices — um site britânico que compara serviços de internet (?!) — o “estudo” intitulado Science of Scare Project colocou 50 pessoas de diversas idades para assistir mais de 100 horas de filmes de terror. Porém, como a opinião dos espectadores seria algo subjetivo, eles precisavam de uma maneira “científica” para medir o medo que elass sentiriam durante as exibições e para isso resolveram medir os batimentos cardíacos dos voluntários.

Assim, os responsáveis pelo projeto pegaram os 50 filmes de terror melhor avaliados em sites como IMDB, Rotten Tomatoes e Reddit, calcularam a média na variação nos batimentos cardíacos dos participantes e descobriram que o filme onde ela se manteve maior foi o A Entidade. Partindo dos 65 BPM (batimentos por minuto) de uma pessoa em repouso, na média os espectadores registraram 86 BPM durante este filme, o que representa um aumento de 32%.

Dirigido por Scott Derrickson e estrelado por Ethan Hawke, A Entidade conta a história de Ellison Oswalt, um escritor que, após se mudar para uma nova casa, descobre algumas gravações caseiras que mostram diversos assassinatos. Longe de contar com um enredo inovador, o longa realmente possui algumas cenas visualmente perturbadoras, mas peca justamente por se apoiar demasiadamente nos chamados “jump scare” e por não se envergonhar de explorar quase todos os clichês do gênero.

Já em relação ao filme de terror detentor da cena mais assustadora, o primeiro lugar acabou ficando com Sobrenatural, dirigido por James Wan. Aliás, o diretor foi escolhido pelo projeto como o “Rei do Terror”, já que dos 10 primeiros colocados, ele ainda emplacou outros dois filmes: Invocação do Mal e Invocação do Mal 2.

Com mais pessoas do que nunca enfrentando o Halloween de casa, o nosso estudo Science of Scare foi criado para ajudá-las a encontrar os filmes cientificamente mais assustadores já feitos, para lhes economizar o tempo de pesquisa em milhares de títulos em serviços de streaming como Amazon, Netflix e Shudder,” explicou o criador do projeto, Daniel Clifford.

Outro detalhe que pode ser observado pelo estudo diz respeito ao desempenho dos filmes de terror mais antigos. Embora geralmente clássicos como O Exorcista ou O Massacre da Serra Elétrica sejam considerados entre os melhores do gênero, eles não conseguiram superar produções mais novas quando se trata de serem mais assustadores. Eu não sei exatamente qual a explicação para isso, mas acredito que se deva muito a um maior apelo às famigeradas cenas que nos fazem pular da cadeira, algo tão comum nas produções mais recentes.

Contudo, como sempre preferi um terror mais psicológico, nada consegue me assustar mais do que filmes que vão criando uma atmosfera bastante pesada, com cenas que nos fazem fica grudados na cadeira e que muitas vezes nem culminam em algo que nos assuste. É por isso que gosto tanto do Espíritos: A Morte Está ao seu Lado, produção tailandesa dirigida por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, e que certamente foi uma das experiências mais perturbadoras que já tive com um filme de terror.

Abaixo deixarei os 10 filmes de terror mais assustadores segundo o Science of Scare Project e para conferir a lista com os 35 melhores colocados, basta clicar aqui.

  1. A Entidade (Sinister)
  2. Sobrenatural (Insidious)
  3. Invocação do Mal (The Conjuring)
  4. Hereditário (Hereditary)
  5. Atividade Paranormal (Paranormal Activity)
  6. Corrente do Mal (It Follows)
  7. Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2)
  8. O Babadook (The Babadook)
  9. Abismo do Medo (The Descent)
  10. A Visita (The Visit)

PS: desses, o único que conseguiu me deixar realmente incomodado foi o Hereditário. Além de todo o clima bastante pesado proposto pelo filme de Ari Aster, há pelo menos umas quatro cenas bastante assustadoras presentes neste longa e foi por causa dele que passei a admirar muito esse jovem diretor.

Fonte: A.V. Club.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários