Meio Bit » Games » Microsoft quer upgrade gratuito de jogos para o Xbox Series X

Microsoft quer upgrade gratuito de jogos para o Xbox Series X

De acordo com site, a Microsoft estaria pedindo que estúdios externos forneçam atualizações gratuitas para seus jogos quando eles chegarem ao Xbox Series X

4 anos atrás

Ultimamente a Microsoft tem deixado claro que quando se trata de games, o seu objetivo é fornecer o melhor ecossistema possível com os seus consoles. Isso já pode ser visto na atual geração com o Game Pass e para a chegada do Xbox Series X, uma das principais aposta é o programa conhecido como Smart Delivery.

Com ele os jogadores terão direito a um upgrade gratuito para jogos que adquiriram para o Xbox One, mas se a iniciativa abrange obrigatoriamente apenas os títulos produzidos pela fabricante, parece que eles estariam tentando expandir a oferta para além dos seus muros.

Xbox Series X

Tal possibilidade foi levantada pelo site Video Games Chronicle, onde o autor afirma que, de acordo com pessoas ligadas às editoras, aquelas que estiverem desenvolvendo títulos que serão lançados para a atual e para a próxima geração estariam sendo incentivadas a oferecer as atualizações sem custo adicional para o consumidor.

De acordo com o artigo, a ideia da Microsoft seria evitar que empresas não adotem o Smart Delivery e passem a cobrar por estas versões melhoradas como se fossem um DLC, mas como era de se esperar, algumas editoras já teriam encontrando formas de driblar essa imposição, se é que podemos chamar assim. Um exemplo é o NBA 2K21, título que terá uma edição especial que, ao custo de US$ 100, trará duas versões do jogo, sendo uma para o Xbox One e outra para o Xbox Series X.

Por outro lado, aqueles que aderirem ao programa Smart Delivery poderão oferecer recursos exclusivos em seus jogos, como a unificação de saves entre as gerações. Além disso, devido a maneira como o sistema do novo console está sendo desenvolvido, jogos que não adotarem o programa desde o lançamento (para a versão de Xbox One) não poderão aderir posteriormente, já que para a Xbox Live, eles serão tratados como versões distintas (diferentes saves, conquistas, etc).

Ao ser procurados pelo pessoal do VGC, um representante da Microsoft deu a seguinte declaração:

Na [divisão] Xbox o jogador é o centro de tudo o que fazemos, motivo pelo qual estamos comprometidos a dar suporte aos títulos exclusivos do Xbox Game Studios, incluindo o Halo Infinite com o Smart Delivery, oferecendo a melhor versão disponível para qualquer console em que você escolha jogar.

Caberá individualmente aos desenvolvedores determinar se eles implementarão o Smart Delivery e eles poderão escolher usar isso para títulos que serão lançados primeiro no Xbox One e que virão para o Xbox Series X depois. Além disso, o feedback dos desenvolvedores estava no topo das prioridades quando a equipe criou o Xbox Series X e as ferramentas de desenvolvimento que vão com ele, o que significa que as ferramentas usadas para criar jogos para o Xbox Series X são exatamente as mesmas para criar jogos para o Windows 10, Xbox One e para a nuvem […] Por isso que oferecemos um conjunto de recursos e capacidades na maneira de distribuir conteúdo, incluindo o Smart Delivery, para os desenvolvedores tirarem vantagem do Xbox.

Eu já disse antes e repito: é óbvio que como consumidor, vejo com muito bons olhos esta quase cruzada iniciada pela Microsoft, algo que vale citar, não tem sido defendido por parte da Sony. Ter que comprar um mesmo jogos em mais de uma plataforma é algo que não deveria acontecer e para aqueles que já estão cogitando investir num Xbox Series X, é muito bom saber que os títulos que já temos funcionarão nele, seja através do Smart Delivery, seja via retrocompatibilidade.

Esse sentimento de gratidão se torna ainda mais forte quando penso no novo debate que tem ganhado força na indústria, de que quando a nova geração chegar, o “novo normal” será termos lançamentos sendo vendidos por US$ 70. Muitas pessoas ligadas ao desenvolvimento de games tem defendido este aumento de preço, possibilidade esta que há muito vem sendo ventilada, mas que pelo jeito está mesmo perto de acontecer.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários