Meio Bit » Entretenimento » "A verdade está lá fora": 10 melhores filmes de extraterrestres

"A verdade está lá fora": 10 melhores filmes de extraterrestres

Eles podem até não estar entre nós, mas aqui vamos listar 10 dos melhores filmes de extraterrestres para nos aproximar da vida de outros planetas

4 anos atrás

Como Carl Sagan muito bem disse certa vez, cogitar a possibilidade da existência de vida em outros planetas é algo tão assombroso quanto imaginar que ela não é possível. Talvez seja por esta dúvida que os alienígenas há tanto tempo fazem parte do imaginário popular e como não poderia deixar de ser, a indústria do cinema não perderia a oportunidade de explorar o assunto com filmes de extraterrestres.

filmes de extraterrestres

Com as primeiras produções remetendo ao início do século passado, ao longo do tempo a sétima arte nos deu muitas histórias fantástica sobre quando fomos visitados por alienígenas — ou mesmo quando os encontramos nos confins do universo. De filmes de terror a até os de comédia, a inteligência (ou pura força bruta) dos extraterrestres já foi usada para nos causar medo, comoção e até mesmo para nos fazer abrir os olhos para atrocidades cometidas pelos próprios humanos, sendo esta uma das ramificações mais adoradas da ficção científica.

Para elaborar este lista, as únicas regras que estipulei foi não apontar mais de um filme de uma mesma franquia e também optei por não citar produções baseadas em heróis. Tudo bem, o Super-Homem, a Capitã Marvel ou os Guardiões da Galáxia bem poderiam aparecer por aqui, mas acho que seria melhor guardá-los para outra seleção.

Por fim, a minha maior dúvida (e possível arrependimento) foi em relação a incluir ou não aquele que considero um dos melhores filmes já feitos, 2001 - Uma Odisseia no Espaço. Poderia/deveria esta obra de arte entrar para uma lista de filmes de extraterrestres?

Alien, o Oitavo Passageiro

Para ser bem sincero, eu considero o segundo capítulo da franquia o melhor, mas como eu já o citei na lista de melhores filmes dos anos 80 e este dirigido por Ridley Scott também é simplesmente excelente, preferi indicá-lo aqui.

Responsável por apresentar ao mundo um dos monstros mais emblemáticos do cinema — criação de H.R. Giger —, Alien, o Oitavo Passageiro mostrava como um filme de terror podia ser muito bom baseando-se principalmente na ideia de uma tensão crescente. Além disso, o fato dos personagens estarem confinados num pequeno espaço contribuía muito para nos deixar incomodados.

Mais do que um dos melhore4s filmes de extraterrestres, esta é uma obra de arte que conseguiu mesclar terror com ficção científica, sendo capaz de entrar para a cultura pop e ensinar às pessoas que “no espaço, ninguém pode ouvir os seus gritos”.

O Predador

filmes de extraterrestres

Mas se o xenomorfo da franquia Alien pode ser considerado uma besta irracional cujo único objetivo é dar continuidade à sua espécie, O Predador veio para mostrar um outro tipo de caçador, um que viaja pelo universo a procura de adversários que fossem capazes de lhe proporcionar algum desafio.

Pois no primeiro filme ele encontrou isso nas florestas da América Central, onde um grupo paramilitar liderado por Arnold “Dutch” Schwarzenegger está numa missão de resgate. Equipado com armamento ultra-tecnológico, o alienígena conseguiu aniquilar grande parte da equipe sem nem ao menos ser visto, mas felizmente o “exterminador” estava lá para dar conta da ameaça.

Curiosidade: ainda em início de carreira, Jean-Claude Van Damme foi escalado para interpretar o Predador, mas o ator não conseguiu se adaptar a roupa e abandonou o projeto durante as gravações.

O Enigma de Outro Mundo

Baseado no livro Who Goes There?, de John W. Campbell, o filme fala sobre um grupo de pesquisadores que vão à Antártica e lá se deparam com A Coisa. Sendo uma espécie de parasita alienígena, a criatura tem a habilidade de assumir a forma de outros organismos e é justamente aí que reside a maior qualidade de O Enigma de Outro Mundo.

Ao se darem conta do que está acontecendo, logo surge uma enorme tensão entre os membros da equipe, afinal eles não podem confiar nos outros por não saberem quem é o intruso. Assim como em Alien, o fato dos personagens estarem completamente isolados é outro fator que contribui muito para criar um clima desesperador, neste que é mais um bom trabalho de John Carpenter.

Dica: se você conseguir uma cópia, recomendo jogar o game The Thing, que foi lançado em 2002 para PC, PlayStation 2 e Xbox. É uma adaptação muito boa e principalmente, um ótimo jogo de terror.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Eu não sei exatamente com quantos anos vi esse filme, mas lembro que era pequeno e fui apresentado a ele pelo meu pai. O que sempre achei fascinante em Contatos Imediatos do Terceiro Grau é a maneira como ele fala sobre como poderia ser a reação das pessoas no dia em que seres de outro mundo chegassem à Terra, com muitas delas transformando os ETs quase em divindades.

Sendo a primeira incursão de Steven Spielberg na ficção científica, o filme já mostrava o talento do diretor e evidenciava a sua capacidade de explorar o lado humano das suas obras. Quando moleque eu não tinha noção disso, mas aquela história me fazia sentar diante da TV sempre que era exibida e ainda me fez ser mais uma criança a desejar ser o dono de um Genius.

E.T.: O Extraterrestre

filmes de extraterrestres

E já que estamos falando de Steven Spielberg, como não citar E.T.: O Extraterrestre? Ao contar a história de um garoto que se torna amigo de um alienígena, o diretor conseguir conquistar tanto o público mais novo quanto o mais velho, numa das aventuras mais memoráveis da sétima arte.

Supostamente inspirado por um amigo imaginário que o diretor criou quando seus pais se separaram, a história de amizade acabou lhe rendendo oito indicações ao Oscar e acabou levando o prêmio em três categorias, entre elas de melhor trilha sonora. Porém, algumas pessoas — entre elas Arthur C. Clarke e Martin Scorsese — defendem que o conceito na verdade veio de um roteiro escrito muitos anos antes, por Satyajit Ray.

A Chegada

Baseado na história Story of Your Life, de Ted Chiang, A Chegada traz uma abordagem um pouco diferente ao tema “filmes de extraterrestres”, ao colocar como protagonista uma linguista que é convocada pelo exército dos Estados Unidos (sempre eles!) para tentar se comunicar com seres vindos de outro planeta.

Com uma fotografia belíssima e entregando mais uma ótima direção de Denis Villeneuve, o filme ainda consegue abordar de maneira muito bonita o impacto que a chegada dos alienígenas teve na vida da personagem principal. No mais, só a presença (e ótima atuação) da linda Amy Adams já seria suficiente para nos fazer assistir este filme.

O Segredo do Abismo

Após um submarino nuclear naufragar no Caribe, uma equipe de busca da Marinha se une a um grupode mergulhadores de uma plataforma de petróleo para resgatar a embarcação. A missão por si só já seria extremamente perigosa, mas a situação se torna ainda pior quando eles descobrem que não estão sozinhos nas profundezas do oceano.

O Segredo do Abismo é um daqueles filmes que me marcaram quando era mais novo, seja pelas belíssimas cenas subaquáticas, seja pelo enredo fascinante que me fazia imaginar o que poderia habitar a região mais desconhecida do nosso planeta. Destaque para a cena em que Mary Elizabeth Mastrantonio se afoga, para o tentáculo de água e para a inesquecível sequência final.

Contato

Baseado em um romance de mesmo nome escrito por Carl Sagan, eu nunca li o livro, mas adoro o filme dirigido por Robert Zemeckis. Nele acompanhamos a Dra. Eleanor Arroway, uma cientista do SETI que encontra evidências de vida alienígena e por isso começa um projeto para que possamos nos comunicar com eles.

Tratando do tema de maneira muito mais séria do que normalmente vemos em filmes de extraterrestres (obrigado Sagan!), Contato é acima de tudo uma bela história de perseverança e porque não, de esperança. Ponto também para a maneira respeitosa como a história trata o eterno conflito entre ciência e religião.

MIB: Homens de Preto

filmes de extraterrestres

Imagine vivermos num mundo onde os alienígenas estão entre nós, mas não de maneira explicita e sim disfarçados como seres humanos. O problema é que para isso acontecer, seria preciso existir uma agência que ficasse responsável por apagar os rastros de possíveis vazamentos e é aí que entram os Homens de Preto, ou MIB em inglês.

Sendo um dos pouco filmes de extraterrestres que se dispuseram a tratar o tema de forma divertida, ele traz uma série de situações muito engraçadas, além de alienígenas que entraram para a história do cinema e principalmente, uma química sensacional entre Tommy Lee Jones e Will Smith, com o contrate entre os seus personagens funcionando brilhantemente.

Distrito 9

O ano era 1982, quando uma gigantesca nave alienígena chegou à cidade de Johannesburgo, África do Sul e assombrou a humanidade. Dentro dela o governo local encontrou seres que pareciam doentes e temendo pela vida dos moradores da região, as autoridades decidiram cercar a área e criar um campo de concentração, o Distrito 9.

Tratando de temas delicados como xenofobia e segregação social, o filme foi inspirado por eventos registrados na década de 70 na Cidade do Cabo, quando cerca de 60 mil pessoas foram removidas do Distrito 6 durante o apartheid. Junto com o bom enredo e efeitos especiais que lhe renderem uma indicação ao Oscar, a crítica social feita por Neill Blomkamp fez com que a obra se tornasse um clássico instantâneo, diferenciando o Distrito 9 da maioria dos filmes de extraterrestre já feitos.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários