Meio Bit » Games » Microsoft quer diminuir o tempo de download do Xbox Game Pass

Microsoft quer diminuir o tempo de download do Xbox Game Pass

Gosta do Xbox Game Pass mas tem preguiça de baixar os jogos por lá? Pois saiba que o tempo de download poderá diminuir com a chegada do Xbox Series X.

4 anos atrás

Imagine ter mais de uma centena de jogos à sua disposição, títulos dos mais variados estilos e podendo ser aproveitados quase que instantaneamente. Algo assim já existe na forma de streaming, como o PlayStation Now ou o Google Stadia, mas de acordo com Phil Spencer, a Microsoft tem estudado uma maneira de permitir que o catálogo do Xbox Game Pass se torne muito mais acessível com a chegada da próxima geração.

Xbox Game Pass Ultimate

A intenção foi revelada pelo chefe da divisão Xbox durante uma entrevista concedida ao site Gamespot, quando Spencer admitiu que o “serviço de locação” de jogos da Microsoft precisa receber melhorias, entre elas diminuir o tempo de espera que as pessoas precisam encarar antes de testar um dos jogos disponíveis no Xbox Game Pass.

Agora temos uma geração onde os nossos consumidores possuem acesso a centenas e centenas de jogos em seus portfólios e nunca tivemos isso. [Anteriormente] o meu portfólio de jogos normalmente se resumia a quais discos possuía no momento e a quais jogos eu comprei digitalmente. Mas se você for um assinante do Game Pass, você possui acesso a centenas de jogos e a lista dos seus amigos possui acesso à mesma biblioteca compartilhada de jogos.

O tempo de download é um problema, o tempo para entrar num jogo, tempo de carregamento, essas coisas. E quando você possui um portfólio de jogos tão amplo no Game Pass e a comunidade de pessoas que estão no Game Pass, onde alguém pode literalmente te mandar uma mensagem pela Xbox Live dizendo, ‘Ei, você deveria tentar o Minit, é um jogo realmente legal,’ queremos que você possa navegar até o jogo da maneira que navega por outras formas de mídia.  

O que não ficou claro é a maneira como a empresa pretende fazer isso, mas imagino que a ideia esteja relacionada ao Project xCloud, que a Microsoft já afirmou que no futuro será oferecido aos assinantes do Xbox Games Pass. Assim eles poderiam entregar os jogos pela nuvem àqueles que quiserem apenas testá-lo e se a pessoa preferir, teria a opção de baixá-lo completamente noutro momento.

Outra possibilidade seria permitir que o usuário tivesse que baixar apenas uma parte do game, com o restante do download sendo feito enquanto ele está jogando. Desta forma ainda teríamos que esperar um pouco enquanto esses arquivos iniciais forem baixados, mas já poderia significar um tempo de espera bem menor do que temos atualmente, principalmente quando se trata de jogos muito grandes.

Mas, independentemente da maneira como a Gigante de Redmond pretende reduzir o tempo de espera para jogarmos algo disponível no Game Pass, o que realmente desejo é que o serviço continue nos dando acesso a muita coisa pela qual dificilmente arriscaríamos gastar dinheiro. Na minha opinião, isso faz do serviço uma das melhores coisas que aconteceram nesta geração.

Fonte: Gamespot.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários