Meio Bit » Entretenimento » Disney Plus promete consertar deslize que a FOX fez com Os Simpsons

Disney Plus promete consertar deslize que a FOX fez com Os Simpsons

Após pedido do público, Disney Plus promete oferecer streaming de 19 temporadas de Os Simpsons em seu formato original, 4:3.

4 anos atrás

Depois de adquirir a FOX, a Disney teve que cancelar um bocado de projetos de readequar a produção de diversos filmes nos Estúdios da Raposa. Agora, uma nova bela e justa readequação está sendo prometida pelo Disney Plus para o desenho de maior sucesso da FOX.

Laguna-Simpsons-s04e16-Duffless-alcohol-joke

Desde sua estreia até a 19ª temporada, Os Simpsons era produzido na proporção de tela 4:3 (aka fullscreen). A partir da 20ª temporada, o desenho vem sendo produzido no aspect ratio 16:9, o famoso formato widescreen popularizado pelos televisores de tela plana desde meados da década passada.

Quando exibido numa tela wide, os episódios das 19 primeiras temporadas de Os Simpsons ganhavam duas barras pretas laterais, mantendo a proporção original de exibição. Problema: muitos neandertais acham que boa parte da tela está sendo desperdiçada com tais barras pretas laterais.

Para agradar a tal público desprovido de inteligência, a FOX fez uma espécie de “remasterização à la Globo” e vem fornecendo tais episódios clássicos com a terrível dupla zoom + crop: estica-se a imagem até ela preencher todo o frame e depois são retiradas partes dos cantos superior e inferior do frame para dar a impressão de que ninguém engordou (muito). O resultado?

Laguna-Simpsons-s04e16-Duffless-cropped

Filtro fortíssimo (notem os contornos), piada visual perdida… Aparentemente, a “remasterização” foi feita de forma automática, sem intervenção humana e de qualquer jeito mesmo.

Para quem assiste aos Simpsons de graça na Band, isso parece não ser problema. Entretanto, o povo lá na civilização que paga US$ 6,99 mensais pela Disney Plus obviamente não ficou satisfeito e foram xingar muito no Twitter.

O motivo das reclamações, além do óbvio, era que nos (extintos?) aplicativos FX e Simpsons World havia a opção de assistir aos episódios clássicos no formato de exibição original. Confrontada, a Disney diz que consertará tal detalhe no início de 2020, ao oferecer no Disney Plus a versão original dos episódios clássicos produzidos em 4:3.

Atualmente, o tio Laguna não curte novela, mas gostaria de saber se no Globoplay a emissora comete a mesma atrocidade com as clássicas, que ficaram horríveis nas recentes reprises no Vale a Pena Ver de Novo.

Fontes: AV Club e The Verge.

Leia também:

relacionados


Comentários