Meio Bit » Games » Ubisoft lançará jogo para ensinar programação às crianças

Ubisoft lançará jogo para ensinar programação às crianças

Aproveitando uma das suas franquia mais famosas, Ubisoft anuncia o Rabbids Coding, um jogo que visa ensinar lógica de programação às crianças.

4 anos atrás

De todas as grandes editoras/desenvolvedoras, podemos afirmar que nenhuma tem feito um trabalho tão bom quanto o da Ubisoft quando se trata de usar os games para tornar o planeta um lugar um pouco melhor. Depois de se arriscar na tradução de hieróglifos e nos colocar para fazer turismo pelo Egito e pela Grécia, a companhia francesa surgiu com uma iniciativa talvez até mais interessante, o Rabbids Coding.

 Rabbids Coding

Previsto para ser lançado gratuitamente na próxima terça-feira (08), o jogo educacional tem como objetivo ajudar as crianças que já sabem ler a entenderem como funciona a programação e para isso as colocará para limpar uma espaçonave infestada pelos estranhos coelhos. Isso será feito através de comandos dados aos personagens ou colocando salsichas nos seus campo de visão, para que assim eles se motivem a andar.

Entregando uma série de quebra-cabeças cuja dificuldade aumentará gradativamente, os jogadores precisam pensar nas soluções mais simples possíveis e embora esse tipo de jogo não seja inédito, não há como negar a capacidade da empresa em divulgá-lo e no apelo que os carismáticos mascotes possuem sobre a criançada.

O Rabbids Coding se trata de tornar a programação divertida e acessível para todos e mostrar que na verdade ela não é tão complicada,afirmou o diretor do jogo, Olivier Palmieri. “Se trata de lógica e instruções simples que você coloca uma na frente da outra.

Nós criamos um manual, então o jogo pode ser utilizado em escolas, por crianças ou adultos. Com este guia você pode criar aulas, seja na escola ou em casa com as suas crianças. É uma maneira muito fácil e acessível de explorar a lógica de programação.

Há quem defenda que no futuro saber programar será essencial para todas as pessoas e como alguém que nunca conseguiu se interessar muito pelo assunto, acho sensacional iniciativas como o Rabbids Coding. Além disso, sou pai de um moleque de oito anos e com acesso a uma ferramenta tão bacana como esta, não existe nenhum motivo para não incentivá-lo a programar desde cedo.

Project Oikos

E já que estamos falando de Ubisoft e jogos educacionais, vale a pena abordar outra ideia bastante promissora nascida na empresa, o Project Oikos. Ainda em estágio inicial de desenvolvimento e portanto sem previsão para ser lançado, ele será um jogo cooperativo para duas pessoas e que deverá ser encarado em tela dividida. Nele cada jogador controlará um dos quatro seres disponíveis — uma minhoca, um pássaro, uma vitória-régia e um peixe — com o objetivo sendo tentarmos manter a população de cada espécie enquanto nos reproduzimos e nos alimentamos.

Além de abordar temas como cadeia alimentar e ecossistema, o jogo ainda pretende mostrar a importância de nos comunicarmos e trabalharmos em conjunto, permitindo assim que as dificuldades possam ser superadas mais facilmente.

Se o Project Oikos será divertido a ponto de atrair um bom público, ainda é muito cedo para saber, mas só por tentar passar uma mensagem tão interessante, acho que ele já merece elogios e espero que as pessoas que estão trabalhando na sua criação tenham liberdade e todo o apoio necessário para tocar o projeto até o fim.

Fonte: Geek.

relacionados


Comentários