Meio Bit » Indústria » HyperloopTT apresenta cápsula para passageiros feita com Vibranium, mas não o de Wakanda

HyperloopTT apresenta cápsula para passageiros feita com Vibranium, mas não o de Wakanda

A HyperloopTT apresentou na Espanha a sua primeira cápsula Hyperloop para passageiros em tamanho real, que é feita com Vibranium, mas não o de Wakanda.

5 anos e meio atrás

A Hyperloop Transportation Technologies apresentou um modelo da sua primeira cápsula para passageiros em tamanho real, batizada de Quintero One. A cápsula da Hyperloop foi mostrada em um evento Puerto de Santa Maria, Espanha, feito para comemorar os 5 anos da HyperloopTT, uma empresa que criada no mesmo ano em que o projeto de Elon Musk foi apresentado pela primeira vez.

HyperloopTT apresenta o Quintero One, primeira cápsula do Hyperloop para passageiros, criada com Vibranium, mas não o de Wakanda.

Com 32 metros de comprimento e 15 metros de espaço interno na cabine, a cápsula pesa 5 toneladas. Quem esteve na última GameXP no Rio de Janeiro deve se lembrar da maquete exposta pela HyperloopTT em uma das arenas do evento, e já tem uma noção do tamanho da Quintero One.

O curioso é que ela é feita em Vibranium, infelizmente não o famoso metal fictício extraído em Wakanda e usado pelo Pantera Negra, e sim uma fibra de carbono ultraleve criada para proteger a parte externa da cápsula do Hyperloop. Trata-se de uma homenagem a Marvel e ao mestre dos mestres Stan Lee, que criou o metal em 1966 com John Romita em uma edição de Demolidor (Stan e Jack Kirby o levaram para Wakanda no mesmo ano, em uma história do Quarteto Fantástico). Como o nome do material foi devidamente patenteado pela HyperloopTT, eu espero sinceramente que seus criadores tenham levado algum trocado.

HyperloopTT apresenta o Quintero One, primeira cápsula do Hyperloop para passageiros, criada com Vibranium, mas não o de Wakanda.

Não que o Hyperloop da Vibranium faça feio ao ser comparado com materiais que existem de verdade, mas é impossível querer competir com o Vibranium da Marvel. Segundo a HyperloopTT, seu Vibranium é oito vezes mais leve que o alumínio e dez vezes mais forte que alternativas de aço. A cápsula tem duas camadas do material, assim se uma delas apresentar alguma falha estrutural, a outra irá manter os passageiros seguros, como garantiu Dirk Ahlborn, CEO da empresa ao The Verge alguns anos atrás, quando a liga de metal foi apresentada pela primeira vez.

HyperloopTT apresenta o Quintero One, primeira cápsula do Hyperloop para passageiros, criada com Vibranium, mas não o de Wakanda.

Eventuais danos a um das camadas de Vibranium serão detectados através de 72 sensores integrados, que podem transmitir informações sem fio e em tempo real sobre a temperatura, estabilidade e integridade do material, segundo informações da HyperloopTT e da Airtificial, empresa responsável pela criação dos materiais inteligentes usados na estrutura da cápsula Quintero One.

Nas palavras do CEO da HyperloopTT: “Em apenas cinco anos, resolvemos e aprimoramos toda a tecnologia necessária para o Hyperloop com nosso novo sistema de levitação, bombas de vácuo, baterias e compósitos inteligentes. Esta cápsula será parte de um dos sistemas de transporte mais eficientes já criados.” O CEO da Airtificial, Rafael Contreras diz que a cápsula Hyperloop “é, possivelmente, o veículo de transporte mais seguro do mundo.”

O próximo passo da HyperloopTT é levar a cápsula pro centro de pesquisa e desenvolvimento em Toulouse, França, onde ela vai ser preparada para ser usada em uma das primeiras pistas Hyperloop a serem construídas. Para transformar seus projetos em realidade, a HyperloopTT tem trabalhado com empresas outras e com governos como o da Ucrânia para resolver problemas de regulação, e recentemente anunciou uma parceria da empresa com o grupo Tuv Sud e a seguradora Munich Re para segurar futuras pistas e estações Hyperloop.

Como sempre, estamos torcendo para que a tecnologia dê certo, e que a gente possa fazer viagens com o Hyperloop em um futuro não muito distante. O trânsito nas grandes cidades anda cada vez pior, tanto que Elon Musk está planejando criar o Loop, um Hyperloop para deslocamentos de passageiros e carros dentro das áreas urbanas, além das viagens interestaduais nos Estados Unidos ou internacionais na Europa.

Veja abaixo um making of da criação da primeira cápsula da Hyperloop.

Assista o vídeo de demonstração do Hyperloop da HTT.

relacionados


Comentários