Carlos Cardoso 10 anos atrás
Elon Musk é uma espécie de Tony Stark moderno.
Tem a Tesla, uma empresa de carros elétricos que dá lucro e a SpaceX, a única companhia privada com tecnologia para viajar ao espaço e levar carga para a Estação Espacial.
Ele também fala a sério em colonizar Marte, e planeja uma viagem preliminar para não muito longe no futuro. Agora Musk está dando dicas de um negócio chamado Hyperloop, um meio de transporte que cobrirá a distância de 600 km entre Los Angeles e São Francisco em meia-hora.
Segundo Musk o Hypeloop é uma mistura de Concorde, uma railgun e uma mesa de Air Hockey.
Projetos mirabolantes existem a rodo, o Discovery está cheio deles, mas quando um cara que construiu uma nave espacial fala, a gente presta atenção.
Outros detalhes já escaparam também. O sistema seria alimentado por energia solar, e haveria excedente para jogar na malha elétrica das cidades.
Um monte de gente começou a fuçar para tentar descobrir que diabos afinal é o tal Hyperlook. O Business Insider parece ter matado a charada, achando um projeto de 1972 de um negócio chamado Very High Speed Transit System.
A proposta era BEM ousada: Um conjunto de túneis costa a costa nos EUA, com trens flutuando por levitação magnética no vácuo. Sem a resistência do ar ou atrito de trilhos, seriam atingidas velocidades hypersônicas, e o trem faria Los Angeles – Nova York em 21 minutos.
Claro, não havia tecnologia e só as disputas políticas tornariam o projeto um pesadelo logístico. Também não havia demanda que justificasse uma obra desse tamanho.
Hoje já há, mesmo entre cidades relativamente próximas como LA e São Francisco, os engarrafamentos aéreos são constantes. Há projetos de um trem-bala mas ninguém bota muita fé. Musk planeja algo 3 ou 4 vezes mais rápido.
Dia 20 de junho Elon Musk apresentará oficialmente mais detalhes. Aí veremos se Tony Stark consegue derrotar seu maior inimigo: a burocracia governamental.
Fonte: TV.