Tencent compra desenvolvedora de Clash of Clans por US$ 8,6 bilhões

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Nós vivemos a era das super-aquisições. Repare como tem se tornado cada vez mais comum uma megacorporação pagar vários bilhões de dólares por uma empresa que muitas vezes vive praticamente de apenas um produto e o último caso assim envolve a Tencent e a Supercell.

Com 73% da ações da desenvolvedora finlandesa pertencendo ao SoftBank, nas últimas semanas começaram a correr rumores de que os japoneses estavam interessados em se desfazer da sua parte. Foi então que a Tencent decidiu entrar na brincadeira e, por impressionantes US$ 8,6 bilhões, garantisse os direitos sobre 84% do estúdio, num negócio que superou até os US$ 5,9 bilhões que a Activision Blizzard pagou ano passado pelos criadores do Candy Crush Saga.

Embora conte em seu portfólio com outros títulos que fazem sucesso, como o Clash Royale e o Hay Day, o carro chefe da Supercell sempre foi o Clash of Clans, jogo que em 2014 ganhou as manchetes após um hacker supostamente ter descoberto que só num dia daquele ano o game teria rendido mais de US$ 5 milhões à desenvolvedora, o que serve para explicar o interesse dos chineses. Vale citar ainda que essa não é a primeira desenvolvedora de jogos que passa a atuar sob as asas da Tencent, com a Riot “League of Legends” Games sendo uma e a Epic Games sendo outra.

Contudo, o investimento feito pela Tencent também teria muito a ver com a briga que a companhia tem travado com suas concorrentes locais, mais precisamente a Baidu Inc. e o Alibaba Group, dupla que ultimamente não tem medido esforços para adquirir outras empresas de tecnologia.

De acordo com Martin Lau, presidente da companhia chinesa, a intenção é preservar a independência da Supercell, mesmo tendo dito que agora eles partirão em busca de co-investidores, mas o plano é fazer com que a Tecent mantenha pelo menos 50% dos direitos a voto.

O negócio serve também para mostrar que mesmo sendo tão odiado por boa parte dos jogadores, se bem aproveitado o modelo free-to-play pode ser extremamente rentável para as criadoras e editoras de jogos, o que explica porque tantas empresa tem se aventurado por esse mercado e algumas mais tradicionais tem até abandonado a criação de obras de grande porte, como por exemplo a Konami.

A dúvida agora é sobre quem será o próximo a pagar uma fortuna por outra “banda de uma música só”.

Fonte: Bloomberg.

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Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

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  • O pior que já existem tantos clones de Clash of Clans que acredito que fizeram um péssimo negócio.
    Será que eu também consigo com 10 cent comprar um empresa de US 8 Bi? :-}

    • HomeroGamer-BanidodoMB

      Conseguiu evocar as 5 cartas do Prassódia!

    • Bom, mas o Clash é o carro chefe deste estilo atualmente. Pelo menos ele tem pontos de referencia.

    • Daniel

      Eu pensei o mesmo, isso me faz lembrar da história da Zynga.

  • Breno

    Já torcendo para que COC chegue ao Windows 10 😃😃😃😃

    • Diogo

      Pode esperar sentado…

      • Breno

        Espero sim. Tenho certeza que vai chegar, pois eles não podem ignorar a plataforma Windows 10. Assim como o Snapchat.

        • Diogo

          Tá aguardando o Snapchat também? Então pode esperar deitado…

          • Breno

            Esperando sim. Ou aguardando o Facebook comprar isso, e aí sim — Vem Snapchat como um UWP ou portado do iOS.

          • Diogo

            Acho mais provável lançarem o Clash of Clans e Clash Royale pra consoles (que já é algo bem improvável) do que lançarem para Windows 10.

            Quanto ao Snapchat… eles já se recusaram a serem comprados pelo Facebook uma vez. Então só restam duas opções: ou tentar vingar sozinho, como o Twitter (que já vem enfrentando dificuldades e já há boatos que vai ser comprado), ou “sair de moda”, acabar caindo seu valor e possivelmente aceitar ser comprado (e/ou então ser descontinuado quando minguar de vez).

          • Raposão do Ártico 🦊

            Quem ficou esperando o Instagram finalmente recebeu. E aí, cadê seu Deus agora?

          • Diogo

            A questão é que no Instagram, o usuário é o produto, então vale a pena ele estar em todas as plataformas possíveis. Já Clash of Clans é um jogo freemium, e só valeria a pena desenvolver para WP se houver uma quantidade de usuários pagantes o suficiente para suprir o investimento. Como a base do WP já é ínfima, então…

            Quanto ao Snapchat, o CEO possui uma richa pessoal com a Microsoft, sabe-se lá por qual motivo. Basta procurar no Google sobre a novela do 6snap, um cliente para WP feito por um desenvolvedor independente, mas que foi bloqueado.

    • Bruno Renostro

      Poderia sair um RTS inspirado no game

  • Alvaro Carneiro

    A Finlândia deve estar com C*.* na mão agora, visto que a SuperCell é responsável por 20% da arrecadação de impostos do país.

    Se algo mudar o país pode perder muita grana.

  • Juaum

    Internet Bubble 2.0 vai causar um estrago tipo o petrolão, mas em escala global.

    • Nilton Pedrett Neto

      petrolão em escala global? tipo o metrô de SP?

      • Juaum

        Tipo isso, mas ainda pior.

  • Rafael Rodrigues

    Eu não jogo isso, mas o que eu conheço de gente patologicamente viciada nesse joguinho verde não tá no gibi…

  • Adriano Martins

    Já tô vendo a história da Zinga acontecendo de novo…

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