Meio Bit » Arquivo » Games » Ubisoft: Apenas títulos AAA dão lucro

Ubisoft: Apenas títulos AAA dão lucro

Executivo da empresa diz que não vale a pena investir em jogos meia boca.

13 anos e meio atrás

dori_ubi_01.09.10

Você reparou como algumas empresas gigantes como a EA, Ubisoft e Activision (hum, ok, talvez a Act não) tem diminuído a quantidade de lançamentos ao longo dos anos? Pois segundo Alain Corre, diretor da Ubisoft, o motivo não está na falta de criatividade da indústria e sim no risco de se investir em jogos que não tenham um determinado nível mínimo de qualidade, pois dessa forma eles deixam de dar lucro.

Os jogos que não são AAA deixaram de ser rentáveis e isso mudou nos últimos 18 meses. Quando você tem um blockbuster nas mãos, ele custa mais para ser desenvolvido, mas no final das contas há uma chance maior de retorno porque ele fica no topo das vendas. De certa forma, é menos arriscado investir mais em um único jogo ou franquia do que dividir o investimento entre três ou quatro jogos, Como esses três ou quatro jogos não terão o nível certo de qualidade, você certamente perderá dinheiro. Então o modelo de negócios mudou e nós estamos mudando nossa maneira de fazer jogos hardcore. Com os jogos desse estilo que não temos certeza de que alcançaremos o nível adequado, paramos de trabalhar neles e é por isso que nos concentramos mais nas franquias chaves, porque é isso o que o mercado quer – algo novo com muita qualidade por trás. O mercado não suporta mais tantos produtos.

É claro que parte desse comentário é muito bom para os jogadores, já que quanto mais qualidade um título tiver, mais diversão teremos, contudo, não há como não nos preocuparmos com a constatação de que cada vez mais a indústria dos jogos eletrônicos terá menos espaço para experiências e que inevitavelmente veremos as prateleiras com mais e mais sequências de franquias que deram certo.

Mesmo assim, tenho que reconhecer que a atual geração tem sido muito generosa com o surgimento de novas marcas e foi graças a coragem de algumas companhias que pudemos jogar games muito bons como o Gears of War, Uncharted, Mass Effect, Left 4 Dead e Demon's Souls. Portanto produtoras, invistam na qualidade, mas por favor, não deixem de nos trazer novas propriedades intelectuais.

[via IndustryGamers]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários