Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft anuncia o Xbox Live Creators Program

Microsoft anuncia o Xbox Live Creators Program

Funcionando de maneira parecida com o Xbox Live Indie Games, Microsoft anuncia o Xbox Live Creators Program, novo programa que permitirá que qualquer pessoa publique seus jogos no Xbox One e Windows 10.

7 anos atrás

A Microsoft aproveitou a Game Developers Conference para anunciar uma novidade muito bacana para o seu console. Trata-se do Xbox Live Creators Program e que de forma resumida eles descrevem como uma maneira de permitir que qualquer pessoa publique digitalmente jogos para o Xbox One e Windows 10.

Ou seja, graças a esse programa será muito mais fácil um desenvolvedor ter seus jogos criados para as plataformas da Microsoft (Universal Windows Platform) publicados e integrados à Live, o que lhes dará acesso a recursos como GamesDVR, transmissão pela internet, placares de líderes e estatísticas, mas sem conquistas.

Isso significa que seus títulos sejam expostos a todos os donos de um Xbox One através da família Xbox One, incluindo o Project Scorpio, assim como a milhões de computadores com Windows 10 e milhões de caras usando o aplicativo do Xbox em plataformas mobile,” explicou Chris Charla, diretor do programa para desenvolvedores independentes ID@Xbox, ao falar sobre a sessão específica que será criada nas lojas dessas plataformas.

Tudo isso me faz lembrar o Xbox Live Indie Games, iniciativa que a Microsoft lançou na época do Xbox 360 e que tinha características bem parecidas com as desse Xbox Live Creators Program. Para aquele também foi criado uma área especial na loja do console para que tais jogos fossem disponibilizados e também não tínhamos conquistas, o que me faz crer que a nova iniciativa poderia muito bem ser chamada de XBLIG 2.0.

Mas seja essa similaridade boa ou ruim, o fato é que tal abertura deve ser sempre comemorada, ainda mais porque segundo Chris Charla, aqueles que já estão desenvolvendo games para UWP não precisarão investir muito para oferecer suas criações aproveitando o programa e caso o desenvolvedor queira aproveitar tudo o que a Xbox Live tem a oferecer, incluindo aí o apoio de marketing prestado pela Microsoft, ele poderá simplesmente aderir ao ID@Xbox, mesmo que o jogo já tenha sido lançado.

Portanto, é muito provável que nos próximos meses tanto a loja do Xbox One quanto a do Windows 10 recebam uma enxurrada de jogos de menor porte, alguns bem interessantes e muitos outros completamente dispensáveis. No entanto, como eles estarão restritos a uma parte específica dessas lojas, acredito que não será um problema e quem sabe isso não faça com que alguns fenômenos surjam?

Fonte: Xbox Wire.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários