Carlos Cardoso 7 anos atrás
O Jeff Bezos é um mané e o New Shepard não chega a ser um foguete de verdade, mas nem por isso ele deixa de ser muito legal. Enquanto Bezos bate boca com Elon Musk no Twitter, a Blue Origin faz muito mais que tentar tirar onda com um elevador wireless.
Estão desenvolvendo o BE-4 — Blue Engine 4, um motor de foguete dos grandes, de verdade e que vai substituir os motores russos que os americanos são obrigados a comprar todos os anos, por incompetência e falta de visão.
Mesmo o New Shepard tem seus méritos, embora ser desnecessariamente fálico não esteja entre eles.
O New Shepard só é comparável ao Falcon 9 na cabeça doentia do Bezos, eles existem em categorias diferentes com objetivos diferentes. O NS sobe em linha reta 100 km (103 km no último lançamento) libera uma cápsula panorâmica para turistas verem o mundo do alto, e desce, pousando de forma controlada. Só isso.
Não que “só” seja a palavra, é muita tecnologia, uns 50 anos mais avançados que países com datilógrafos em seus programas espaciais, e a fila será enorme, eu toparia um passeio no New Shepard AGORA se fosse convidado, ainda mais depois de ver este vídeo do pouso, filmado com uma câmera colada na lateral do foguete:
Lindo, não?
Só fiquei com uma dúvida… essa forma do New Shepard… Já sei de onde é tão familiar:
… o New Shepard é um vírus bacteriófago!