Meio Bit » Arquivo » Indústria » Quem diria, estamos assistindo Tony Stark vs Justin Hammer

Quem diria, estamos assistindo Tony Stark vs Justin Hammer

A briga está feia. Jeff Bezos, a Blue Origin deu uma espetada FEDERAL em Elon Musk: lançou o Blue Sheppard, foguete que tinham testado em novembro e roubaram da SpaceX o título de primeiro foguete reutilizável reutilizado. Elon… não vai gostar.

8 anos atrás

2010_iron_man_2_063

No Universo Marvel Tony Stark tem um rival: Justin Hammer, não tão brilhante, não tão bem-sucedido mas ótimo em carisma pessoal e bom o suficiente para que não tem grana pra contratar as Indústrias Stark. No mundo real Tony Stark, digo Elon Musk descobriu seu Justin, na figura de Jeff Bezos.

Todo mundo que entende de tecnologia espacial sabe que o Blue Sheppard de Bezos é um brinquedo, tem o mínimo necessário pra ser chamado de foguete, subir em linha reta até 100 km de altitude e descer, mas a grande mídia não entende isso.

O vôo do Blue Sheppard foi tratado como grande feito, e agora ele fez de novo, e pior. Pra Musk.

A SpaceX, que tem um foguete de verdade está tentando viabilizar a reutilização de seus foguetes, barateando muito os custos. Recentemente conseguiram o primeiro pouso de um foguete reutilizável, que foi devidamente transferido para um hangar e testado examinado revisado carimba. Depois fizeram um teste estático, acionando os motores, mas só, como o bom-senso manda.

Jeff Bezos teve outras idéias. Depois do teste do Blue Origin em novembro ele foi recolhido e agora, sem aviso, lançaram de novo. Em uma espetada DIRETA na SpaceX a Blue Origin está alardeando como o primeiro segundo vôo de um foguete reutilizável. Coisa que a SpaceX não demonstrou ainda.

A beleza disso tudo é que a imprensa não está preocupada com o Blue Sheppard ter ficado desde novembro num hangar, onde provavelmente foi desmontado e reconstruído do zero. Não se importam com ele ser incapaz de colocar qualquer coisa em órbita, nem de trabalhar em um regime de energia uma ordem de magnitude abaixo do Falcon 9. O que importa pra mídia é que um foguete subiu desceu e subiu e não foi da SpaceX.


Blue Origin — Launch. Land. Repeat.

O que dizer? Meus parabéns, Jeff Bezos seu magnífico bastardo. Você conseguiu espetar o Musk. Agora prepare-se.

fc3e0bb5f0de2df2ef094d7a1926ff47

A resposta será — no mínimo — equipar as Dragon com lasers, mas Musk fará bem pior que isso. Ego é um incrível motivador, e se há algo que Elon Musk tem de sobra, é isso.

Para nós, excelente. Não temos mais uma Guerra Fria para promover a corrida espacial, bom que sujeitos podres de rico encarem o sucesso alheio como ofensa pessoal e corram atrás.

Fonte: Blue Origin.

relacionados


Comentários