Carlos Cardoso 7 anos atrás
Lembra no começo do ano, quando o New Shepard, foguete da Blue Origin, do Jeff Bezos fez um vôo inaugural quase perfeito? Pois é, a empresa do fundador da Amazon continuou trabalhando em seu projeto de criar uma plataforma de turismo e pesquisa espacial, e agora conseguiram um grande, importantíssimo marco.
Ontem o New Shepard foi lançado, atingiu altitude de mais de 100 km, ejetou a cápsula de observação e voou caiu com estilo em direção a sua área de pouso, utilizando uma série de superfícies aerodinâmicas pouco convencionais, para enfrentar os ventos de quase 200 km/h e reduzir a velocidade terminal de mais de 600 km/h.
Enquanto a cápsula de observação seguia uma trajetória parabólica, pousando com auxílio de paraquedas o foguete chegou a 5.000 pés do local de pouso, reacionou o motor e, abrindo o trem de pouso posicionou-se delicadamente sobre o alvo.
Foi uma SENHORA demonstração tecnológica, assista:
Elon Musk não gostou nada. A mídia está caindo em cima dizendo que a Blue Origin deixou a SpaceX para trás e conseguiu pousar um foguete primeiro. Isso é verdade mas de uma forma bem simplista.
O Espaço não é longe, 100 km pra cima e você está lá, mas é preciso muita velocidade para ficar em órbita. O foguete da Blue Origin faz a parte fácil, subir. A velocidade lateral dele é zero, 90% da energia de um lançamento é usada para atingir essa velocidade de 8 km por segundo.
Não é uma falha, o New Sheppard é projetado para isso, vôos parabólicos suborbitais.
Nah, nem em sonho ele vai tão alto.
Ao menos por enquanto não são competição para a SpaceX, são problema para a Virgin Galactic e outras, mas ninguém sabe do futuro. A esperança da concorrência é que o Tumblr boicote a Blue Origin alegando que o New Shepard é fálico demais.
Parabéns à Blue Origin, parabéns ao Bezos e toda essa geração de bilionários geek que ao invés de cocaína, iates, mulheres rápidas e cavalos lentos, investe seu dinheiro no Futuro da humanidade.
De resto, a única conclusão triste é que um dono de livraria tem um programa espacial melhor do que o nosso.
Leia também: