Dori Prata 14 anos atrás
Pouco depois da metade da década de 90, eu ainda não tinha comprado meu Sega Saturn e por isso passava algumas tardes jogando no meu Super Nintendo velho de guerra. Muitos jogos passaram por aquele videogame e quando eu não estava disputando algumas corridas no Mario Kart ou tentado “aprender a dirigir” no Test Drive II, eu tentava jogar o maior número de games possíveis, sempre alugando os cartuchos. Entre os meus favoritos estava um shoot 'em up, o Aero Fighters, ou Sonic Wings, já que era mais fácil achar a versão japonesa do game.
Criado pela hoje não tão conhecida Video System (acho que nem na época era conhecida), Aero Fighters primeiro foi lançado para arcades, recendo um port em 1994 para o Snes e era o típico jogo de navinha com progressão vertical. Tinhamos que escolher entre pilotos de quatro nacionalidades, o que alterava a ordem com que os estágios seriam jogados, assim como o tipo do tiro e das bombas.
Talvez você não saiba, mas como a versão do Super Nintendo teve uma tiragem limitada, achar um cartucho desses é um pouco difícil e o game se tornou um dos mais raros do aparelho, chegando a custar quase US$ 500 no Ebay. Outro fato curioso é que de acordo com o site Twin Galaxies, o recorde mundial do game pertence a um brasileiro, Rodrigo Lopes, que fez quase o dobro de pontos do segundo colocado.
Um detalhe que só descobri ao escrever esse texto é que a série recebeu uma versão em três dimensões para o Nintendo 64. Mesmo tendo sido dono de um desses consoles, nunca havia ouvido falar nesse jogo, mas a julgar por alguns vídeos que vi, não perdi muita coisa.