Meio Bit » Arquivo » Games » Undead Labs cancela jogo que estava no Steam Early Access

Undead Labs cancela jogo que estava no Steam Early Access

Assim como fez a Double Fine com o Spacebase DF-9, a Undead Labs também resolveu cancelar o Moonrise, jogo que estava vendendo como Early Acces no Steam.

8 anos e meio atrás

moonrise

Quando a Double Fine revelou que cancelaria o desenvolvimento do Spacebase DF-9, o estúdio de Tim Schafer jogou uma enorme sombra em cima do programa Early Access e agora outro estúdio consolidado resolve desistir de um jogo que estava vendendo de forma antecipada no Steam.

Tendo conquistado muitos admiradores graças ao divertido State of Decay, em maio a Undead Labs decidiu passar a vender o Moonrise no serviço da Valve, um jogo que eles descreviam como “o Pokémon online que vocês sempre quiseram,” mas depois de apenas alguns meses o projeto teve sua morte anunciada.

O que descobrimos foi que enquanto algumas pessoas realmente adoraram o Moonrise, infelizmente houve muitas outras que jogaram o game o deixaram após poucos dias,” escreveu Jeff Strain, fundador da desenvolvedora. “Para um jogo separado, offline isso pode ser bom; mas para um jogo online com significativos custos de servidores e uma expectativa de desenvolvimento continuo e novo conteúdo, isso pode significar um game que não somente não paga os custos de seu desenvolvimento, mas que pode até custar para ser operado.

Quer dizer, todo o problema está relacionado a um provável prejuízo que o estúdio teria, o que de um ponto de vista de negócios é totalmente aceitável, mas e as pessoas que investiram na sua aquisição e viram o projeto morrer antes mesmo de nascer?

Vale citar que mesmo sendo um jogo free-to-play, o Moonrise estava funcionando em beta fechado e para termos acesso a ele era preciso pagar US$ 15 ou US$ 20, valor um tanto salgado para algo que ainda estava em desenvolvimento e que agora sabemos que a partir de 31 de dezembro deixará de existir.

Mesmo sabendo que ao investirmos numa campanha de financiamento coletivo ou Early Access estamos correndo o risco de algo assim acontecer, não deixa de ser lamentável ver uma situação como esta, principalmente por se tratar de um estúdio com alguma experiência e que deveria ter o mínimo de cuidado antes de começar a cobrar por seus jogos.

Infelizmente esse tipo de coisa não deixará de acontecer e por isso fica muito difícil recomendar qualquer projeto que ainda esteja buscando seu financiamento.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários