Meio Bit » Arquivo » Games » Brain Age não funciona

Brain Age não funciona

15 anos atrás

Se mesmo a Liv Tyler não foi capaz de lhe convencer a comprar um Nintendo DS para jogar Brain Age, então acho que essa notícia diminuirá ainda mais seu espírito consumista. A promessa de que o jogo ajudaria as pessoas a treinarem seus cérebros diariamente está sendo combatida por um grupo de pesquisadores franceses. Na verdade, eles garantem que o game pode até piorar a memória.

Para obter os resultados do estudo, foram criados quatro grupos com crianças de 10 anos e que realizaram exercícios de lógica, antes e depois da experiência. Os dois primeiros grupos “jogaram” durante sete semanas. O terceiro resolveu os quebra-cabeças com lápis e papel, já o quarto grupo apenas continuou indo para a escola normalmente. 

dori_ban_26.01.09 Foi constatado então que os ganhos de todos os grupos foi praticamente igual em questões matemáticas, porém, quando o assunto foi memorização, as crianças que ficaram com o lápis e papel teve um aumento de 33%, enquanto que os usuários do DS melhoraram apenas 16%, ainda 4% menos que os que foram para escola.

Para terminar, Alain Lieury, professor de Psicologia Cognitiva da Universidade de Rennes, deu a seguinte declaração:

O Nintendo DS é uma jóia tecnológica. Como um jogo ele é muito bom, mas é charlatanismo dizer que se trata de um teste científica… Há pouquíssimos efeitos positivos e ele são fracos. Dr Kawashima (mentor do jogo) é apenas um de uma longa lista de vendedores de sonhos.

O curioso é que há alguns meses um grupo de cientistas escoceses disseram ter obtido resultados contrários ao dos franceses. De que lado você fica nessa história?

[via Kotaku]

relacionados


Comentários