Dori Prata 8 anos atrás
Eu adoro jogos de rally, mas assim como a enorme quantidade de pessoas que consideram esta a modalidade mais legal do automobilismo, há muitos anos venho sofrendo com a falta de jogos que tentam recriá-la.
Com os dois últimos capítulos da série DiRT estragando a experiência ao introduzir variações das tradicionais corridas, como as ridículas gymkhanas, restava aos fãs recorrerem à franquia WRC FIA World Rally Championship, da Milestone, mas embora eu não a considere horrível, também nunca achei que estivesse no mesmo patamar dos títulos criados pela Codemasters, especialmente aqueles que levavam o nome do falecido piloto Colin McRae.
Eis que depois de alguns meses mencionando um novo jogo para a franquia, a desenvolvedora inglesa anuncia e já disponibiliza o DiRT Rally, jogo que está disponível com acesso antecipado no Steam e que promete trazer de volta tudo aquilo que tanto adoramos, o que na minha opinião se resume as boas e velhas corridas por paisagens bucólicas — e nada mais.
Contando inicialmente com 36 estágios espalhados pelo País de Gales, Monte Carlo e Grécia, além de 17 carros que vão desde os produzidos na década de 60 até os dias atuais, o jogo só deverá ter sua versão final lançada no final deste ano, mas até lá deverá receber gratuitamente muito mais conteúdo.
De acordo com o game designer Paul Coleman, o objetivo da sua equipe é entregar a experiência mais próxima da realidade que conseguirem, recriando não apenas a simulação dos veículos, mas da física e da superfície em que estivermos correndo, o que significa um comportamento bastante diferente do carro quando estiver sobre o asfalto, a neve ou os vários tipos de cascalhos.
Além dos dois DLCs planejados para os próximos meses, um que nos colocará para disputar a tradicional corrida de Pikes Peak e outro que nos levará para a Alemanha, o estúdio espera aproveitar o suporte dado pelos jogadores, trazendo para o DiRT Rally tudo aquilo que as pessoas mais desejarem. Porém, me preocupa uma entrevista concedida por Coleman em que ele diz que o game é sobre rallysport, o que pode resultar por exemplo em competições menos tradicionais, como Monster Trucks.
Mesmo tendo ficado bastante empolgado com a notícia, no fundo estou morrendo de medo do jogo se transformar em um novo show de horrores, o que me faz pensar que é melhor não gastar os R$ 57,59 que está sendo pedido por algo que ainda longe de ser terminado e que infelizmente pode se mostrar bem diferente daquilo que tanto gostaria de jogar.
Codemasters — DiRT Rally - Out Now