Meio Bit » Arquivo » Mobile » “E aí Siri, beleza?” — próxima versão do iOS (8.3) vai falar em bom português brasileiro

“E aí Siri, beleza?” — próxima versão do iOS (8.3) vai falar em bom português brasileiro

Aconteceu: a assistente virtual Siri vai sim falar em bom português brasileiro no iOS 8.3 (este, no momento, ainda em beta).

9 anos atrás

Laguna_Apple_iPhone_6_Siri_em_portugues

Belo espelhinho, dona Apple (crédito: PPLware)

A caravela do grande império multibilionário da Maçã maligna de Cupertino finalmente desembarca na terra descoberta conquistada por Pedro Álvares Cabral. Foram quase 4 anos e quase 4 versões de espera (isso no iPhone, no iPod Touch e iPad seriam 3), mas finalmente a assistente virtual do iOS vai entender e falar com quase 300 milhões de lusoparlantes.

Foi descoberto no beta do iOS 8.3 que a Siri vai ter como nova opção o português brasileiro. Foi mal aí, Portugal.

Laguna_Siri_em_portugues

Os caros irmãos lusitanos vão protestar quando? (crédito: PPLware)

Bom lembrar que o iOS 8 já entendia português no recurso “Ditado” (microfone ao lado da barra de espaço no teclado virtual), isso desde o beta apresentado na WWDC 2014. Junto à versão final do iOS 8.3, além da Siri em português do Brasil, virá um belo pacote de emojis étnicos.

https://twitter.com/reneritchie/status/569934035990003713

Enfim, é irônico pensar que a Cortana teria mais chance de chegar primeiro em português brasileiro que a Siri, vide o belo trabalho da Microsoft inclusive com o Kinect do Xbox One, só que a Apple chegou primeiro nos assistentes virtuais mobile e resolveu nos dar essa esmola.

Sim, esmola, pois pelo preço que a Apple Brasil nos cobra dos iGadgets, a Siri em português deveria estar presente desde o iOS 5, junto ao inglês. É, assim que vier o iOS 8.3, o tio Laguna vai conferir a Siri em toda a sua glória no iPad mini 3 e no cansado iPhone 4S. Por alguns minutos, não gosto de falar muito ao celular.

relacionados


Comentários