Meio Bit » Arquivo » Games » Para chefe da SOE, jogos F2P podem fazer sucesso nos consoles

Para chefe da SOE, jogos F2P podem fazer sucesso nos consoles

Embora muitos ainda achem que os jogos free-to-play não combinam com consoles, o presidente da SOE disse que é possível ter sucesso nesses aparelhos e usou o DC Universe Online para ilustrar sua opinião.

9 anos atrás

dc-universe-online

Até bem pouco tempo existia uma ideia de que jogos gratuitos não combinavam com consoles. Muitos imaginavam que o público desses aparelhos não estava disposto a gastar com microtransações, mas aos poucos alguns títulos foram aparecendo nos videogames de Sony e Microsoft, e de acordo com John Smedley, um jogo tem mostrado que aquele conceito era infundado.

De acordo com o presidente da Sony Online Entertainment, o DC Universe Online tem se saído muito melhor no PlayStation 4 do que no PC, sendo que no console a taxa de monetização tem sido entre 3 e 3,5 vezes maior do que nos computadores, algo que eles mesmos julgam como surpreendente.

Tal desempenho poderia ser facilmente atribuído ao fato do videogame ter poucos jogos neste estilo, teoria que o próprio executivo admite, mas há de se notar que quando falamos da versão para o PlayStation 3, a taxa de monetização é de aproximadamente o dobro daquela registrada no PC, mostrando que de fato existe aí um mercado para ser explorado.

Pois deve ser apostando nisso que a SOE iniciará em breve um período de testes para o PlanetSide 2, jogo que aparecerá no PS4 e que nos colocará em enormes campos de batalha em que três facções lutam pela supremacia. No entanto, o executivo fez a ressalva de que a adaptação do PC para os consoles está bem longe de ser algo simples.

Segundo ele, fazer com que a interface funcione bem nos videogames exige muitos testes, principalmente no caso de algo como o DCUO, já que não controlaremos o personagem com um mouse e até a navegação pela loja do jogo acaba se tornando um grande desafio. Além disso, o processo de atualização também é muito mais complicado quando se trata de uma plataforma fechada e olha que estamos falando de um estúdio da própria Sony.

Dificuldades a parte, imagino que com o passar do tempo esse tipo de jogo se tornará mais comum nos videogames e como muitos preferem jogar sentados no sofá utilizando apenas um joystick, acho que essas adaptações serão muito bem vindas, permitindo que mais pessoas tenham acesso a MMOs e consequentemente fazendo com que as desenvolvedoras lucrem mais.

Fonte: Gamasutra.

relacionados


Comentários