Meio Bit » Arquivo » Games » Qual o melhor micro-console para jogos Android: o da Amazon ou o do Google?

Qual o melhor micro-console para jogos Android: o da Amazon ou o do Google?

FCC aprovou, mas ao tentarmos procurar pelo Nexus Player na Amazon, a loja de Jeff Bezos prefere indicar o Fire TV em vez do console do Google. Estaríamos diante de uma guerra dos consoles Android?

9 anos e meio atrás

Nos Estados Unidos, todos os aparelhos eletrônicos que façam transmissão sem fio usando padrões como Wi-Fi e Bluetooth devem ser aprovados pela FCC, a Anatel deles. É ilegal colocar à venda qualquer aparelho que ainda não tenha sido aprovado.

Esse foi o caso do console Android do Google, o Nexus Player. Alguém lá em Mountain View percebeu que não podia fazer a pré-venda do aparelho e o Google retirou tal console da Play Store sexta-feira (17/10).

Laguna_Asus_Nexus_Player_FCC

Nexus Player, o console Android do Google é aprovado pelo FCC

Pois bem, ontem, sábado (18/10), a Federal Communications Commission finalmente aprovou o hardware fabricado pela ASUS. Isso quer dizer que quem quiser comprar o micro-console Android oficial do Google só precisa esperar mais alguns dias e provavelmente o lançamento previsto para o dia 3 de novembro será mantido.

Quando o tio Laguna percebeu que a pré-venda do Nexus Player foi cancelada, fui atrás de outras lojas e me deparei com esta mensagem simpática do Jeff Bezos na Amazon:

Laguna_Nexus_Player_fireTV

“Procurando pelo Nexus Player? Dê uma olhada no Fire TV

É, Jeff Bezos não ficou rico à toa: se o concorrente de seu produto está indisponível, por que não oferecer uma solução em sua própria loja, não é mesmo?

Por mais que tenha sido algo inocente num momento um tanto inoportuno, tal alfinetada bem que poderia ser o episódio inicial da guerra dos micro-consoles: estamos vendo dois gigantes entrando no ramo dos videogames, embora com hardware bem modesto comparado ao dos consoles da 8ª geração. Sim, já tivemos iniciativas modestas como o M.O.J.O. da MadCatz e quinquilharias como o Ouya, mas o Nexus Player e o Fire TV são projetos bem melhores de hardware e bem mais ambiciosos.

A Amazon, por exemplo, adquiriu o estúdio Double Helix e investiu em mais outras contratações de peso para ter jogos exclusivos relevantes em seu micro-console. Na opinião do tio Laguna, o joystick da Amazon é até melhor que o do Nexus Player.

Laguna_Google_vs_Amazon_controller

O controle do Nexus Player é bonito visualmente, mas prefiro segurar o do Fire TV

Com relação ao hardware, temos algo curioso: embora ambos custem 99 dólares sem o respectivo gamepad, o micro-console do Google utiliza um processador central x86 (64 bits), que é a micro-arquitetura utilizada em consoles como PlayStation 4 e Xbox One. Já o Fire TV utiliza um Snapdragon (32 bits) quad-core comum, utilizado nos smartphones Android.

Traduzindo: embora o processador Intel seja famoso por não possuir drivers livres para que a comunidade Android desenvolva ROM customizada, o Nexus Player poderia no futuro mirar nos desenvolvedores que publicam jogos nos consoles de 8ª geração. Enquanto isso, a Amazon estaria se voltando para atrair atuais desenvolvedores de jogos para tablets e smartphones mesmo.

Temos duas gigantes prestes a entrar numa guerra que pode envolver, mesmo que indiretamente, nossas queridas japonesas dos consoles e a Microsoft. Fica a minha pergunta: cadê a Apple?

O tio Laguna especula que a Maçã esteja espremendo todo o lucro possível do hobby que foram os Apple TV, isso até tomar uma atitude mais certeira nos set-top boxes e micro-consoles. Por enquanto, o hardware da Apple TV 3 não consegue rodar por si só jogos melhores que o fireTV, mas talvez a 4ª geração do aparelhinho da Maçã vá com tudo nesse nicho. Seja lá qual for.

relacionados


Comentários