Emanuel Laguna 9 anos atrás
Semana passada, durante a I/O 2014, o Google anunciou o Android TV, um console nos moldes do Amazon Fire TV, mas não mostrou muita coisa no palco. No final de semana, Artem Russakovskii, editor do Android Police, acabou “vazando” no Google Plus pessoal fotos do set-top box e de seu controle.
O design do gamepad parece misturar o do Xbox 360 (compartimento de pilhas) com o do Xbox One (cores dos botões e empunhadura) e a pitada desagradável que há 17 anos me assombra no DualShock (alavancas no mesmo eixo vertical horizontal inferior). O tio Laguna achou o controle da Amazon bem melhor e digo isso sendo fã do controle do Xbox One.
Sobre o Android TV em si, outro “vazamento” incluiu até o unboxing do aparelho:
Desde o Ouya usando Tegra 3 que não boto muita fé nessas quinquilharias Android que se propõem a serem minimamente concorrentes dos consoles dedicados a jogos. Só que eu vendo a Amazon e o Google (com a ajuda da Razer?) entrando de cara nesse mercado me faz crer que talvez até a próxima Apple TV vai rodar joguinho.
Uma coisa que me parece que será mesmo boa no Android L serão os smartwatches, com o bonitão Moto 360 encabeçando o Android Wear.
Ainda não acredito que o Google vendeu a Motorola dia desses (Crédito: Digital Trends)
E sabem o que é melhor em ambos, Android TV e Android Wear?
Nada de skins como Sense (HTC), Blur (Motorola), TouchWiz (Samsung): nenhuma fabricante será livre para colocar skins próprias nesses novos aparelhos específicos sob o Android L.
Já vão tarde e a boa notícia de sistema puro veio também para o Android Auto: a ideia do Google é trazer uma mesma interface de usuário tanto para seu pulso, quanto para sua TV e seu automóvel particular.
Será que a comunidade de desenvolvedores vai conseguir modificar isso e lançar algum fork nos moldes do Cyanogen? Veremos.