Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Google anuncia a Android TV e melhora o Chromecast

Google anuncia a Android TV e melhora o Chromecast

Mais do I/O 2014: Google apresenta sua nova plataforma Android TV e revela novidades acerca do Chromecast

10 anos atrás

android-tv-001

O Google é teimoso, disso não há dúvidas. Mesmo já tendo dado várias cabeçadas na parede com o Google TV e com o Nexus Q, o acerto com o Chromecast lhe deu um incentivo para que a empresa tente mais uma vez emplacar o Android nas TVs. Tendo isso em vista ela apresentou na Google I/O sua nova plataforma, chamada simplesmente de… Android TV.

Ao contrário do que os vazamentos deram a entender, a Android TV não é um set-top box. Ou melhor, não é apenas um set-top box, mas uma plataforma de entretenimento que rodará em diversos dispositivos, inclusive nas caixinhas concorrentes dos já estabelecidos Apple TV, Roku e o mais recente fireTV. Mas mais importante do que isso, o Google está visando smart TVs que rodem o sistema. Isso é uma reação ao que LG, Samsung e Xiaomi vêm fazendo, que é adaptar sistemas mobile para a sala de estar e tornar os televisores verdadeiramente inteligentes.

Como ocorre no Tizen e webOS, a Android TV vai permitir que o usuário instale apps do ecossistema do Google diretamente na TV, e o controle pode ser tanto o smartphone ou o tablet com um app dedicado instalado, como um joystick com headset. O uso do microfone é obrigatório, já que o Google Now será um recurso integrado permitindo realizar buscas por voz, retornando todo o tipo de informações a respeito da informação desejada. Na demonstração, foi feita uma pesquisa sobre a série Breaking Bad e a Android TV retornou uma sinopse da série, a opção de compra na loja, links com profiles do elenco e etc.

android-tv-002

E claro, como estamos falando de hub de mídia o foco se dará principalmente na venda e aluguel de filmes no serviço Google Play Filmes. A interface foi desenhada de forma a ser a mais intuitiva e simples possível, além de obviamente ser compatível com apps de terceiros, como Netflix, Hulu e etc.

Claro, como a TV vai rodar uma versão do Android, qualquer app poderá ser instalado e isso obviamente remete a games, permitindo multiplayer local entre dispositivos diferentes, no caso um joystick e um Galaxy Tab. Claro, é bom lembrar que como são games mobile, é melhor não esperar por gráficos de última geração. Ainda assim o acervo de games do Android é bem amplo e conta com títulos bem interessantes.

android-tv-003

A Android TV estará disponível junto com o lançamento do Android L, no outono. Fabricantes como Sharp e Sony já contarão com modelos de TVs 4K e Full HD com o sistema em sua linha 2015 de televisores. Já a Asus e a Razer estão desenvolvendo set-top boxes que rodarão a plataforma, embora a segunda se refira a seu dispositivo como um micro-console, muito provavelmente similar ao Ouya.

Embora pareça que tenha ficado para escanteio, a proposta do Chromecast é outra. Enquanto a Android TV visa mais estar presente de forma nativa em TVs e set-top boxes, o dongle é uma opção para quem deseja apenas ter acesso às facilidades de compartilhamento de conteúdo e por tabela, tornar qualquer televisor um dispositivo smart. O Google Cast, a tecnologia que permite enviar seu conteúdo para o dongle e quaisquer dispositivo compatível (como a própria Android TV) está sendo expandido para um ecossistema bem amplo, com um número bem maior de aplicativos compatíveis a partir de agora.

Além disso, ele ganhou novas funções. O Google quer que você passe a tratar sua TV como um hub de entretenimento e passe a deixá-la ligada mais tempo, para isso vai permitir que você adicione telas de descanso com fotos de museus, imagens de satélite fornecidas pelo Google Earth ou até mesmo seu acervo pessoal de imagens. O Google Now agora também está disponível no Chromecast, portanto você pode perguntar ao seu smartphone maiores informações acerca da imagem ou do programa que está sendo exibido.

Entretanto, a funcionalidade mais legal é a possibilidade de permitir que qualquer pessoa se conecte ao seu Chromecast e exiba seu próprio conteúdo em sua TV, sem ter que informar a senha do Wi-Fi. O administrador rastreia os dispositivos nas proximidades e o adiciona, e o amigo só precisa adicionar o PIN que a TV exibe. Terminado o que se quer exibir, o dono do dongle desconecta o aparelho e ele volta a assumir o controle.

chromecast

Há também uma maneira menos prática de rodar seus apps na TV sem uma Android TV: o Chromecast permitirá que você espelhe seu smartphone ou tablet na TV, e no demo a transmissão foi feita sem um pingo de lag. Entretanto alguns poucos dispositivos contarão com o recurso, como Nexus 4, Nexus 5, Nexus 10, Nexus 7 2ª geração, Galaxy S4, S5, Note 3, LG G2, G2 Pro e HTC One 1ª geração, com mais modelos sendo adicionados em breve. Essa novidades serão implementadas no Chromecast até o fim do ano.

relacionados


Comentários