Meio Bit » Arquivo » Games » PC gamers preferem esperar preço baixar antes de comprar jogo

PC gamers preferem esperar preço baixar antes de comprar jogo

Empresa afirma que metade dos jogadores de PC preferem esperar o preço baixar para adquirir seus jogos e mostra como a indústria de games está mudando.

9 anos e meio atrás

steam

Há bastante tempo algumas figuras da indústria de games tem defendido que o preço dos lançamentos está muito alto e de acordo com uma pesquisa realizada pelo NPD Group, pelo menos quando se trata de pessoas que jogam no PC, isso é a mais pura verdade.

Ao entrevistar 6.255 jogadores, eles descobriram que metade deles preferem esperar por descontos ou pela queda de preço para investir na compra de um título, resultado que não chega a surpreender quem utiliza essa plataforma, mas que serve para termos uma noção das mudanças pelas quais o mercado está  passando.

Tal comportamento evidentemente tem relação direta com as fantásticas promoções realizadas por serviços de distribuição digital, especialmente o Steam, mas também temos que colocar nesta equação as ofertas "pague-quanto-quiser" que foram popularizadas pelo Humble Bundle e porque não, a ideia passada por smartphones e tablets de que jogos podem custar menos de um dólar.

Para algumas pessoas da indústria, essa tendência é perigosa, pois pode dar a impressão de que uma superprodução pode se sustentar vendendo jogos por preços bem baixos desde o seu lançamento, algo que tem sido reforçado pela atitude de empresas como Square Enix, que não tem demorado muito para cortar consideravelmente o valor cobrado por alguns de seus títulos.

Tal opinião parecer ser compartilhada por Liam Callahan, analista do NPD, que afirmou que as editoras precisam encontrar uma maneira de administrar a expectativa dos jogadores, encontrando a melhor forma para fazer com que tenhamos vontade de comprar um jogo assim que ele é disponibilizado e consequentemente, custando mais caro.

Esse talvez seja realmente o grande segredo, pois não tenho dúvidas de que uma enorme quantidade de pessoas pagará sem reclamar o que for pedido pelo Grand Thetf Auto V ou pelo próximo Call of Duty, mas o mesmo não valerá para a maioria dos lançamentos.

Como consumidor, é claro que gosto de pagar o menor preço possível por um jogo, mas entendo e não critico que os desenvolvedores precisam conquistar aqueles que estão dispostos a gastar mais para ter acesso imediato a suas criações. Agora, como olhar para um jogo sendo vendido por R$ 100 no Steam e não ficar assustado?

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários