Dori Prata 9 anos atrás
No início deste ano a Namco fez um anúncio que poderia ter sido a realização de um sonho para os fãs da série Tales of, já que o capítulo que deu origem à ela, o Phantasia, seria relançado e como o jogo só apareceu no ocidente através de uma versão para o Game Boy Adavance, esta poderia ser uma excelente maneira de termos acesso ao clássico.
Porém, a maneira escolhida pela empresa japonesa para fazer isso foi a pior possível, uma versão gratuita para dispositivos móveis. Ao inserir microtransações no RPG, a desenvolvedora corria um enorme risco de estragar profundamente a experiência e talvez tenha sido isso que fez com que eles desistência da iniciativa.
Pois é, mesmo tendo sido lançado há poucos meses, a Bandai Namco avisou que a partir do dia 28 de agosto o Tales of Phantasia será removido da App Store e para piorar a situação, mesmo aqueles que tiverem baixado o game até lá serão impedidos de jogar, já que ele só funciona se estivermos online e seus servidores serão deligados.
Através de uma nota a empresa tratou de pedir desculpas, mas não explicou o porque de ter tomado uma decisão tão radical e o que muitos desconfiam é que o modelo de negócios adotado por eles não foi muito bem aceito pelos consumidores, principalmente devido a uma suposta dificuldade elevada para aqueles que não querem gastar dinheiro comprando itens.
Como nunca tive a menor vontade de jogar este relançamento, não posso dizer que lamentei a notícia, no entanto, temo que esse previsível insucesso faça com que alguns executivos da editora achem que o jogo não possui apelo e por isso continuem o mantendo na gaveta.
Num mundo ideal, a falta de interesse nessa versão serviria para mostrar que as pessoas querem ter acesso ao original, que poderia muito bem ser distribuído digitalmente para PC e consoles, mas infelizmente acho que não é isso o que irá acontecer.
Fonte: TouchArcade.