Dori Prata 9 anos atrás
Existem muitos fatores que pesam na hora de fazer um bom game, com um deles sendo gostar entender do assunto que o projeto abordará, e uma empresa que parece acreditar nisso é a Wargaming.net. Conhecida por seus jogos multiplayer gratuitos ambientados na Segunda Guerra Mundial, inclusive com um deles figurando entre os que mais faturam no mundo, é impressionante a contribuição que essa empresa tem dado para manter viva a história daquele conflito.
Tudo começou em outubro de 2012, quando a desenvolvedora bielorrussa resolveu investir em uma expedição que planejava desenterrar alguns Spitfires que estariam em Burma. Comandada pelo inglês David Cundall, um especialista em encontrar aviões da Força Aérea Real, o projeto acabou descobrindo que tudo não passava de uma lenda, mas pelo menos eles conseguiram eliminar de uma vez por todas essa possibilidade.
Porém, o interesse da Wargaming não morreu com aquela investida e após trabalhar em conjunto com a RAF, em junho do ano passado o estúdio ajudou a encontrar aquela que é considerada a única unidade sobrevivente do Dornier Do 17, um belo bombardeiro alemão de médio porte que foi bastante utilizado na Guerra Civil Espanhola e no início da Segunda Grande Guerra.
Atualmente o avião está exposto e sendo restaurado no museu da RAF localizado em Cosford, no Reino Unido e para promover o achado, a Wargaming lançou um aplicativo de realidade aumentada para dispositivos iOS que nos permite ver o Lápis Voador em diversas localidades do planeta, além de trazer informações e ainda contar com um concurso que colocará na exposição as fotos mais bonitas tiradas com o programa.
Como pode ser visto aqui, no Brasil o único lugar registrado para mostrar uma versão virtual do bombardeiro é o Parque Ibirapuera, em São Paulo, mas mesmo que você não esteja perto o suficiente para ver como o avião ficaria no local, vale a pena fazer o download do AppARition para conhecer um pouco da história desse avião e tomara que o dinheiro arrecado com os jogos da Wargamming continuem servindo não só para que novos MMOs sejam feitos, mas ajude também a recuperar um pouco da história.
Fonte: Gamasutra.