Meio Bit » Arquivo » Games » Square quer usar a nuvem para mudar os games

Square quer usar a nuvem para mudar os games

Square propõe tecnologia que ficaria responsável por processamento de partes do jogos pela nuvem e levanta a questão: como ficarão aqueles que sofrem com conexões horríveis?

10 anos atrás

project-flare

A Square Enix revelou um conceito que pode ser considerado tanto revolucionário, como um tremendo perigo para a indústria de games, o Project Flare. Previsto para entrar em funcionamento dentro de dois ou três anos, a ideia é utilizar vários servidores para criar um supercomputador que ficaria responsável por boa boa parte do processamento necessário para tornar os jogos melhores.

Até o momento, quando falamos sobre cloud gaming normalmente falamos sobre o streaming de jogos. Para nós isso não é realmente cloud games. Gaikai, OnLive e outras companhias estão apenas colocando consoles em um data center, na verdade eles não estão mudando nada. Houve mudanças no modelo de distribuição, houve mudanças nos negócios, mas não houve mudanças no game design, não houve mudanças na tecnologia.

Para demonstrar o projeto, a empresa exibiu duas demos, uma usando o Deus Ex: Human Revolution, onde a simulação da física de uma enorme pilha de caixas é processada pela nuvem, o que segundo eles poderia permitir que batalhas em tempo real no nível das vistas em filmes como O Senhor dos Anéis; e outro onde temos acesso a visão dos outros membros da nossa equipe no Final Fantasy XI, o que poderia mudar consideravelmente a maneira como jogamos um MMO.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, no momento a Square está procurando parceiros para aperfeiçoar o Project Flare e a intenção é tornar a tecnologia disponível ao maior número possível de desenvolvedores.

Pelo o que pude entender, o conceito segue a mesma linha do que a Microsoft promete entregar com o Xbox One e por mais interessante que ele possa parecer, o que muitos devem estar se perguntando é: como ficarão aqueles que não tiverem uma boa conexão com a internet? É claro que a tendência é que o mundo se torne cada vez mais conectado, mas se ainda hoje temos pessoas que acham que o streaming de jogos é ficção, ignorando o fato da tecnologia já estar em funcionamento, o que dizer do processamento pela nuvem?

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários