Meio Bit » Arquivo » Games » PuzzleScript, uma engine gratuita para quem quer fazer um puzzle

PuzzleScript, uma engine gratuita para quem quer fazer um puzzle

Quer criar um puzzle e nãos abe qual ferramenta usar? Então conheça a engine gratuita PuzzleScript.

10 anos e meio atrás

puzzlescript

Eu nunca me interessei em criar jogos, mas se fosse para seguir este caminho, acho que me dedicaria aos quebra-cabeças. O fato é que minha inteligência nunca me permitiria desenvolver algo realmente bom e como a parte de programação nunca foi minha área, o jeito é aproveitar meu tempo conhecendo a ideia dos outros.

Bom, se você tem interesse na área, a parte intelectual é um pouco mais difícil de adquirir, mas em se tratando da produção do jogo propriamente dito, agora há uma ferramenta que pode facilitar bastante o processo, estou falando da PuzzleScript.

Desenvolvida por Steven “increpare" Lavelle, o criador do English Country Tune, essa engine gratuita promete facilitar muito a vida de quem pretende criar quebra-cabeças. Feita em HTML5, os jogos gerados com ela poderão rodar facilmente através do navegador, sem a necessidade de downloads ou instalação de plugins.

De acordo com o criador, utilizar a PuzzleScript é muito fácil, bastando que o usuário crie regras, como por exemplo o que acontecerá quando o jogador empurrar um bloco, e então teremos apenas que desenhar os puzzles propriamente ditos. Como já existe uma extensa documentação sobre a ferramenta e ela ainda nos permite jogar e ver em tempo real como o código está se comportando, descobrir o que está saindo errado se torna uma tarefa simples.

Tudo bem, eu não acho que algum grande sucesso será feito com a PuzzleScript, mas para quem está começando na criação de jogos ou simplesmente gostaria de testar algumas ideias da maneira mais fácil e rápida possível, acredito que esta pode ser uma ótima solução.

Caso precise de alguma inspiração ou queira apenas conhecer alguns projetos feitos com a engine, dê uma olhada neste Tumblr.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários