Dori Prata 10 anos atrás
Aos poucos algumas informações sobre o XBox One estão surgindo na internet e as que citarei neste texto provavelmente não agradarão muita gente, já que confirmam alguns rumores que foram motivos de muitas reclamações há alguns meses.
A primeira delas diz respeito a instalação obrigatória no HD de todos os jogos que forem adquiridos por mídia física, o que se por um lado eliminará a necessidade do disco estar no console, por outro confirma a especulação de que a Microsoft implementaria um sistema para impedir ou pelo menos diminuir o comércio de usados na próxima geração.
Na verdade o videogame até poderá rodar jogos que já tenham sido usados em outros aparelhos, mas para isso o jogador terá que pagar uma taxa, o que na prática deverá ser um sistema aperfeiçoado e mais maligno que aquele aposentado recentemente pela EA.
Outro ponto que não deverá se bem recebido por boa parte dos jogadores diz respeito a retrocompatibilidade, ou melhor, a falta dela. A Microsoft confirmou que o XBox One não rodará os jogos do XBox 360, nem mesmo terá suporte ao títulos adquiridos como XBox Live Arcade, mas pelo menos eles garantiram que a pontuação que obtivemos ao desbloquear conquistas serão mantidas, assim como nossa Gamertag.
Como o novo videogame adotará uma nova arquitetura, essa limitação já era esperada e embora um representante da empresa tenha dito que eles se preocupam com o investimento que as pessoas fizeram no XBox 360, usou como justificativa para o problema o fato do seu sucessor ter sido “desenvolvido para ser atingir uma nova geração de games – games que serão arquitetados para tirar toda a vantagem dos ótimos processadores e do poder infinito da nuvem.”
Portanto, é uma boa ideia desistir da venda do seu XBox 360 e desde já guardar um dinheirinho para comprar alguns jogos novos.
ATUALIZAÇÃO (às 20h20min): O Major Nelson publicou um texto no seu blog onde falou, falou e não disse nada, o que para mim reforça a hipótese de que os jogos usados rodarão em outros consoles, mas não da maneira como estamos acostumados (leia-se, somente sob pagamento).
[via CVG e Engadget.]
Leia também: