Meio Bit » Arquivo » Games » Controle de X360 no PC

Controle de X360 no PC

17 anos atrás

Quem gosta de jogar no computador sabe que um bom controle faz falta. Com exceção dos FPS e jogos de estratégia, todos os outros gêneros ficam um pouco sem graça se jogados na dupla teclado + mouse. Recentemente adquiri um controle de Xbox 360 para ligar no PC e neste post vou dar minha opnião de como o acessório se comporta no computador, além de dicas de como melhorar seu desempenho. 

 

O Controle

Considero o controle do X360 como um dos melhores já criados, se não o melhor. Com um bom tamanho, leve, material resistente e design bonito, é um controle que encaixa bem na mão da maioria das pessoas e acredito que o seu principal destaque seja os gatilhos analógicos localizados no "ombro" do controle. Esses botões funcionam como um gatilho de revólver e em jogos de corrida por exemplo, ao apertar levemente os botões, o carro acelerará só um pouco.

Ao desenvolver o controle a Microsoft decidiu permitir que  os jogadores pudessem usá-lo no pc. Isso foi possível devido a sua conexão USB. Portanto, desde que seu pc possua essas entradas, você já pode ter um controle desses instalado.

Modelos

Pode-se dizer que existem dois modelos de controle para o Xbox 360. Um sem fio e um com fio. Ambos funcionam no pc, porém a versão sem fio precisa de um receptor que é vendido separadamente, por cerca de US$ 19,00. Particularmente, acho que a versão wireless só vale a pena para quem já possui o videogame, pois daí é necessário comprar apenas o receptor.

A versão com fio possui a vantagem de aceitar drivers feitos por terceiros, o que explicarei mais pra frente além de possuir um fio com 3m de comprimentos.

A instalação

Na loja em que comprei o controle, eles não tinham a versão específica para pc (que também funciona no x360) e comprei a versão para o console. Para minha surpresa, a embalagem não possuía um cd de instalação. Não entendo porque a Microsoft não coloca um cd junto com todos os controles, o que ocorre apenas na versão específica para pc. Os controles são os mesmos, mudando apenas a embalagem e a falta do cd com drivers.

De qualquer forma, corri para a internet e fiz o download do driver na página da Microsoft. O arquivo de instalação está disponível em português e apenas para Windows XP e Windows Vista. Conectei o acessório na porta USB e já foi pedido o driver, segui os passos e após reiniciar o pc o controle já estava funcionando.  

Para começar os testes, fui direto para o jogo Tomb Raider: Anniversary, já que o game recomendao uso deste controle. Felizmente o joypad não precisou nem ser configurado e funcionou perfeitamente no game. Saí e instalei o Need for Speed: Carbon e aí começaram meus problemas. A princípio tudo estava certinho, com os gatilhos funcionando perfeitamente, porém, o controle não apresentava a função rumble, característica que funcionava no Tomb Raider.

Fiz uma pesquisa na web e descobri que na maioria dos jogos o controle não consegue "vibrar" e isto seria uma falha nos drivers desenvolvidos pela Microsoft. Descobri também que em vários jogos antigos os gatilhos não funcionam corretamente. Não desisti e após uma longa busca consegui achar um programador que desenvolveu um driver mais completo. Com esta versão você poderá inclusive instalar o controle no Windows 2000 e no Windows 2003. O único porém é que esta driver não funciona na versão sem fio.

Fiz o dowbnload, segui os passos da instalação e após tudo concluído voltei ao NFS: Carbon. Pronto, agora o controle estava vibrando e tudo funcionando corretamente. Por curiosidade, iniciei o Tomb Raider novamente para ver se tudo continuava nos seus devidos lugares e para minha e decepção o controle não vibrava mais. Tentei de tudo e só consegui fazer o rumble voltar a funcionar realizando a restauração do sistema e voltando para o driver original.

Aproveitei para testar o controle com o driver original nos jogos GTR2, rFactor e Colin McRae Rally 04. Nos dois primeiros o controle funcionou bem já no terceiro os gatilhos perderam a função de analógico. Em nenhum deles o rumble funcionou. 

Outro detalhe é o botão guia. Aquele que possui um X verde e fica no meio do controle. No Xbox 360 ele serve para chamar a dashboard do console, já no pc ele não possui utilidade. Apenas na versão sem fio do controle, que ao ser pressionado mostra quanto resta de bateria.

Conclusão

Após alguns testes posso dizer que vale a pena comprar o controle para jogar no pc. Mesmo com alguns problemas devido aos drivers, a qualidade do controle e a possibilidade de usá-lo no Xbox 360 fazem com que seja uma ótima opção. Só pense duas vezes caso queira jogar games muito antigos ou sinta muito a falta da função rumble.

Links Úteis

- Driver original da Microsoft

- Driver alternativo Xbdc

- Como instalar o controle com o driver Xbdc

- Fazer qualquer jogo aceitar um controle

relacionados


Comentários