Meio Bit » Hardware » Samsung renomeia chip de 3 nm de 2.ª geração para... 2 nm

Samsung renomeia chip de 3 nm de 2.ª geração para... 2 nm

Jogada de marketing da Samsung visa fazer com que seus chips de "2 nm" soem tão capazes quanto os do processo 20A, da Intel

07/03/2024 às 12:30

A Samsung teria "resolvido" seu problema de escala de sua litografia em semicondutores, especificamente a migração para os 2 nanômetros: segundo fontes próximas à foundry principal na Coreia do Sul, seu processo de 3 nm de Segunda Geração, que deverá ser lançada ainda em 2024, foi simplesmente renomeado para 2 nm.

O movimento, que é nada mais do que uma jogada de marketing, estaria causando alguns transtornos junto a quem já fechou contratos de aquisição dos chips 3 nm 2nd Gen, além de ser uma estratégia para fazer seu novo processo soar tão potente quanto o 20A da concorrente Intel. No papel, pelo menos.

Da esq. para a dir.: Jung-Chul Jung, SVP da divisão de chips da Samsung, Koo Ja-hum, VP, e Kang Sang-beom, SVP, exibem wafers de 3 nm quando do início da produção em massa, em foto de 2022 (Crédito: Divulgação/Samsung)

Da esq. para a dir.: Jung-Chul Jung, SVP da divisão de chips da Samsung, Koo Ja-hum, VP, e Kang Sang-beom, SVP, exibem wafers de 3 nm quando do início da produção em massa, em foto de 2022 (Crédito: Divulgação/Samsung)

De acordo com informações apuradas pelo site ZDNet Korea, a gigante sul-coreana teria posto em prática o movimento para renomear a segunda geração de chips de 3 nm para 2 nm no início de 2024, o que causou alguns problemas com clientes que já haviam fechado negócios para aquisição dos componentes. Devido à mudança, a Samsung estaria forçando todo mundo a refazer o processo inteiro, e assinar novos contratos com o nome atual.

A companhia introduziu seu processo original de 3 nm em 2022, e nos planos originais, a segunda geração, a que mudou de nome, deverá chegar ao mercado nos próximos meses. O processo real de 2 nm, nos planos divulgados anteriormente, seria introduzido em 2025, sua segunda geração em 2026, e o processo de 1,4 nm chegaria em 2027, em um cenário onde nada daria errado.

Considerando que todas as informações até agora habitam o reino das especulações e rumores, já que a Samsung não soltou um pio a respeito, é possível que sua foundry matriz, que deverá ser expandida para alavancar a impressão dos processos mais modernos em casa, ao custo de um investimento de ₩ 500 trilhões (~US$ 376,98 bilhões, ou ~R$ 1,86 trilhão, cotação de 07/03/2024) até 2047, esteja enfrentando alguns percalços na miniaturização de seus componentes.

Ao mesmo tempo, há a questão da concorrência. A TSMC prometeu alcançar os 2 nm ainda em 2025, no que o lote inicial ficaria todo com a Apple, para os chips AX dos iPhones de ponta de 2026, mas é a Intel quem sairá na frente, a companhia do CEO Pat Gelsinger garantiu que os primeiros processadores para desktops e laptops de seu processo 20A, que será oficializado ainda em 2024, chegarão ao mercado consumidor já no próximo ano.

Paras não ficar a ver navios, a Samsung poderia apertar o passo e adiantar o lançamento do processo SF2, de 2 nm, para 2024, com os primeiros produtos embarcados com tal tecnologia, muito provavelmente os smartphones da linha Galaxy S, chegando às lojas no início de 2025. Como isso provavelmente não será possível de realizar, a companhia teria apelado para uma jogada de marketing.

Originalmente, a Samsung introduziria seus chips de 2 nm em 2025, mas agora... (Crédito: Reprodução/Samsung)

Originalmente, a Samsung introduziria seus chips de 2 nm em 2025, mas agora... (Crédito: Reprodução/Samsung)

Em tese, o roadmap da gigante sul-coreana não mudou muito. O SF3 (2nd Gen 3 nm) ainda chegará ao mercado em 2024, mas com o nome fantasia de SF2, que era o original da primeira geração dos componentes de 2 nm de facto; na prática, porém, não dá para prever no que a Samsung mexeu em seus planos, nem se o SF2 de fato será lançado em 2025.

A ação da Samsung, ainda que os chips impressos no processo ex-SF3, agora SF2, sejam de 3 nm, visa aumentar o interesse de potenciais clientes corporativos, frente principalmente à Intel, mas para isso acontecer de verdade, será preciso que tais componentes sejam tão bons, ou melhores, do que os do concorrente, que serão 2 nm de verdade.

Claro que a Intel se complicou ao longo dos anos, ao ponto de perder a Apple, sua cliente mais valiosa, mas Pat Gelsinger acredita que a empresa fará por onde com a nova geração. A TSMC, por outro lado, demorará um pouco mais para entregar seus primeiros chips de 2 nm de facto, mmas a grande pergunta é "o que a Samsung está pensando?"

A menos que a Intel cometa uma trapalhada gigantesca com o 20A (difícil, mas não impossível, dado o histórico), a gigante sul-coreana não deverá justificar o SF2, seu 2 nm só que não, como uma alternativa viável, se ele de fato tiver um desempenho aquém da rival. Na minha opinião, tal estratégia soa como uma jogada pega-trouxa, mas eu duvido muito que os grandes clientes, como as empresas fabless (AMD, Nvidia, etc.) sejam tão ingênuos assim.

No mais, resta aguardar se as informações circulando na Coreia do Sul são autênticas, o que pode ser comprovado com uma futura atualização do roadmap da Samsung. Em caso positivo, não duvidaria se o processo de 2 nm seja renomeado para 1,4 nm, e daí por diante.

Fonte: ZDNet Korea

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários