Meio Bit » Entretenimento » Assista filmes no seu Atari 2600 (mas hein?)

Assista filmes no seu Atari 2600 (mas hein?)

Conheça o MovieCart, um reprodutor de vídeos para o Atari 2600, um console mais capaz do que muitos imaginavam

26/02/2024 às 15:04

Assistir filmes, séries e animes em consoles de videogame é hoje uma atividade trivial. Do Xbox 360 e PS3 em diante, e portáteis como o PSP (com mídias físicas), o PS Vita e o Nintendo 3DS, todos podem executar vídeos, localmente ou via streaming, mas dificilmente alguém imaginaria que o mesmo se aplicasse ao Atari 2600, claro, com uma série de restrições.

No melhor estilo do Espírito Hacker™️, um desenvolvedor canadense desenvolveu um leitor de vídeos, compatível com o hardware original da Atari, que executa vídeos da mesma forma que rodaria qualquer outro cartucho de jogos.

Claro que o Atari 2600 não roda vídeos com qualidade total, mas ainda assim, impressiona (Crédito: Reprodução/Lodef Mode/YouTube)

Claro que o Atari 2600 não roda vídeos com qualidade total, mas ainda assim, impressiona (Crédito: Reprodução/Lodef Mode/YouTube)

O MovieCart é projeto de Rob Bairos, um dos criadores da linguagem de programação TouchDesigner. Ele vem sendo desenvolvido desde 2017, e consiste em um adaptador que permite ao Atari 2600 ler conteúdos em vídeo em cartões microSD, sem que seja preciso nenhuma modificação no console em si. Obviamente, não na qualidade original, mas ainda assim.

O processo para transformar seu Atati no mais improvável dos players de vídeo depende não apenas do MovieCart, é preciso primeiro converter o vídeo original para um formato que o console é capaz de reproduzir. No exemplo, Bairos usou o programa WinX DVD Ripper Platinum para respectivamente extrair a imagem do DVD de um filme (no caso, a versão original de Westworld) em um arquivo MP4, e o TouchDesigner para convertê-lo na sequência no formato MVC.

Claro que estamos falando de um hardware bem arcaico aqui, o Atari 2600 (originalmente Atari Video Computing System, ou VCS) foi lançado em setembro de 1977, e descontinuado em 1992. Ele possui uma paleta de 128 cores em NTSC e 108 em PAL, e a resolução do vídeo precisa ser resumida a para lá de modestos 80 x 192 pixels, inferior até mesmo à saída de uma TV de tubo/CRT, 480p.

Comparando a outros consoles de 8 bits, a resolução do NES e do Master System, por exemplo, era de 256 x 240 pixels, mas suas paletas de cores eram menores, de 54 cores (com variações, 448) e 64 cores (512 com variações), mas podendo exibir apenas 13 e 31 cores de cada vez, respectivamente.

A mágica do MovieCart está em implementar um método mais moderno para a reprodução de várias cores ao mesmo tempo, cada linha da imagem em 80 x 192 pixels pode exibir até 10 pixels multiplexados, em grupos de 5 por vez, cada um com sua própria cor. Com o vídeo sendo encodado na qualidade adequada, o Atari 2600 pode reproduzí-lo na mesma taxa de quadros do que a mídia em seu estado original, ainda que com muito menos resolução.

O som também não é perfeito, é possível notar um chiado constante, mas você definitivamente não comprou um Atari 2600 para assistir filmes e séries.

No seu canal no YouTube, Bairos explica, em vários vídeos, o procedimento correto para converter DVDs originais (óbvio, ele não é tonto a ponto de dizer para alguém recorrer à Locadora, até porque o MovieCart está disponível para compra) em um formato que o Atari 2600 é capaz de reproduzir, com ajuda do acessório.

Uma vez convertido, basta transferir o arquivo MVC para um cartão microSD, instalá-lo no MovieCart, e espetá-lo no slot para cartuchos do console, que não precisa passar por nenhum tipo de preparo antecipado. Ao ligar, é possível usar o joystick para ajustar o brilho do vídeo, avançar e retroceder.

Claro, o MovieCart é mais um exemplo de implementação do Espírito Hacker, de fazer apenas para saber se pode ser feito. Ninguém em sã consciência consideraria um Atari como um reprodutor de vídeos a sério, este é um acessório criado apenas pela farra, para pegar desavisados e chamar a atenção.

Claro, se você estiver realmente interessado em colocar as mãos no MovieCart, ele pode ser seu por US$ 25 (quer dizer, quando o estoque for reposto, no momento em que este post vai ao ar, ele está esgotado), no que o adaptador vem inclusive com adesivos a serem fixados em uma carcaça de cartucho do Atari 2600, que fica a cargo do usuário.

Fonte: TechEBlog

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários