Meio Bit » Entretenimento » TerrorBytes: documentário abordará a história dos jogos de terror

TerrorBytes: documentário abordará a história dos jogos de terror

Após produzir um documentário sobre os FPSs, estúdio Creator VC anuncia o TerrorBytes: The Evolution of Horror Gaming, que será dedicado aos jogos de terror

14/02/2024 às 8:55

Nos últimos anos a CreatorVC ficou conhecida por dois motivos: as campanhas de financiamento coletivo realizadas para bancar a produção de seus documentários; e a qualidade (e quantidade de conteúdo) presente nesses filmes. Juntas, essas características deram origem a documentários fantásticos e se você gosta de jogos de terror, comemore, pois eles acabam de anunciar o TerrorBytes: The Evolution of Horror Gaming.

TerrorBytes: The Evolution of Horror Gaming

Crédito: Divulgação/CreatorVC

Já em processo de financiamento coletivo, esse novo documentário será o desfecho de um evento que se estenderá de abril de 2024, até março do ano que vem. Durante o período, os produtores pretendem realizar sessões de perguntas e respostas com figuras importantes do gênero, além de videocasts para nos apresentar a detalhes da criação desses jogos.

E quando se trata das pessoas que serão entrevistadas para o TerrorBytes, os criadores não pouparam esforços. No elenco constam nomes como Akira Yamaoka (Silent Hill), Roberta Williams (Phantasmagoria), John Romero (Doom), Hubert Chardot (Alone in the Dark), Thomas Grip (Amnesia), Hifumi Kōno (Clock Tower), David Mullich (Vampire: The Masquerade-Bloodlines), Graene Devine (The 7th Guest), Rob Fulop (Night Trap) e muitos outros.

Também é interessante notar que entre aqueles que falarão sobre o assunto não temos apenas game designers. O documentário ainda ouvirá o professor de cinema Bernard Perron; o autor do livro A Guide to Movie Based Video Games, Christopher Carton; a roteirista Mary Kenney; e os dubladores de Chris Redfield e Jill Valentine, Joe Whyte e Heidi Anderson; além de diversos jornalistas.

Segundo os responsáveis pela criação do TerrorBytes, quem colaborar com a campanha de financiamento coletivo receberá mais de 15 horas de conteúdo de forma digital. Já para aqueles que comprarem o documentário até o dia 3 de março, ainda haverá um bônus com mais 40 horas de material. Além disso, todos receberão uma cópia do FPS: First Person Shooter, documentário que esmiuçou os jogos de tiro.

O clássico Phantasmagoria (Crédito: Divulgação/Sierra Online)

E por falar no conteúdo, dessa vez o pessoal da CreatorVC fez uma mudança em relação à maneira como o novo documentário será distribuído. Antes, todo o material estava presente em apenas um filme e assim, o longa podia passar das cinco horas de duração. Já para o TerrorBytes eles optaram por criar uma série com cinco episódios, que serão divididos da seguinte forma:

  • Episódio 1 – Enter The Survival Horror: explora o gênero do terror de sobrevivência, examinando os primeiros títulos como 3D Monster Maze e Project Firestart, sua explosiva popularidade nos anos 90 — onde títulos como Alone in the Dark, Resident Evil e Silent Hill capturaram a imaginação das massas — e seus legados e popularidades duradoras até hoje.
  • Episódio 2 – Lethal Licences: explora o bom, o mau e o feio, incluindo os primeiros jogos [baseados nos filmes] Halloween e O Massacre da Serra Elétrica, obscuridades bizarras como Ringu: Infinity e sucessos como o brilhante Alien: Isolation, assim como a crescente popularidade de personagens licenciados em jogos como Dead by Daylight.
  • Episódio 3 – Narrative Nightmares: do surreal ao único, do brega ao exagerado, celebra e explora os jogos de terror cinematográficos e o agora obscuro mundo dos jogos de terror em Full Motion Video, explorando jogos “tão-ruins-que-são-bons” como Night Trap, os clássicos da Sierra Online como Phantasmagoria e o incomum uso da tecnologia de CG em títulos como D: The game, e muitos outros.
  • Episódio 4 – The Indie Revolution: joga uma luz sobre o desenvolvimento indie de jogos de terror, desde sucessos como Five Nights at Freddy’s e Amnesia, até as muitas experiencias únicas como Yume Nikki, Papa Sangre e FAITH: The Unholy Trinity.
  • Episódio 5 – Cursed and Controversial: mergulha no buraco do coelho da controvérsia e explora os jogos — como Doom, Manhunt e Saw — que as pessoas queriam banir. Ao longo do caminho, também dará uma olhada no incomum mundo dos jogos “amaldiçoados”, incluindo lendas urbanas como Polybius, Petscop e Crow 64.
TerrorBytes: The Evolution of Horror Gaming

Crédito: Divulgação/CreatorVC

Além disso, os videocast disponibilizados para quem adquirir antecipadamente uma cópia do documentário abordarão temas como “Criando um Assassino”, “Construindo a Tensão” e “Histórias Assustadoras”, com cada programa tendo 60 minutos. Quanto a duração de cada capítulo da série, eles também terão uma hora.

Pode parecer pouco, mas conhecendo o trabalho da CreatorVC, acho que podemos ficar tranquilos quanto a maneira como todo esse conteúdo será tratado. Após assistir os dois primeiros In Search of Darkness, fiquei impressionado com o trabalho de pesquisa realizado pela produtora, com aqueles documentários conseguindo trazer uma quantidade absurda de informações sobre filmes de terror.

Ainda preciso arrumar um tempo para ver as outras produções deles, como aquela que fala sobre os heróis de filmes de ação, uma sobre os filmes de ficção dos anos 80, mas principalmente, o documentário sobre Aliens, O Resgate e outro sobre os jogos de tiro em primeira pessoa.

A lamentar, apenas o fato daquilo que é produzido pela CreatorVC nunca contar com legendas em português e pelo que diz a página dedicada ao TerrorBytes: The Evolution of Horror Gaming, essa é uma “falha” que também estará presente no material sobre os jogos de terror. Do ponto de vista financeiro, entendo que deva haver pouca demanda por esse tipo de material por parte do público daqui, mas isso não elimina o sentimento que, sem a localização para a nossa língua, muitas pessoas serão impedidas de consumir um conteúdo tão interessante.

Quem quiser adquirir uma cópia do documentário, isso poderá ser feito através da página do projeto. Na versão digital, o valor mais barato a ser pago será de US$ 44,99; já a cópia física (em blu-ray) sairá por US$ 79,99 + frete. Já a disponibilização da versão digital está prevista para março de 2025, enquanto o envio dos discos acontecerá no mês seguinte.

relacionados


Comentários