Meio Bit » Games » Small Radios Big Televisions: como não se curvar a uma grande editora

Small Radios Big Televisions: como não se curvar a uma grande editora

Após saber que o seu jogo seria removido das lojas pela editora, criador do Small Radios Big Televisions toma medida inusitada e libera título gratuitamente

08/03/2024 às 8:59

Em 2016 Owen Deery, assinando como Fire Face Corporation, lançou um jogo de quebra-cabeças muito interessante. Nascido como um título gratuito para navegadores, Small Radios Big Televisions começou a chamar a atenção do público e seu criador decidiu transformar aquele protótipo em algo pago e muito maior. Oito anos depois, o ciclo irá se fechar, com o jogo voltando a ser distribuído gratuitamente, mas por um motivo não tão glorioso quanto poderia.

Small Radios Big Televisions

Crédito: Divulgação/Fire Face Corporation

O problema é que, para conseguir realizar seu sonho, o game designer fechou um acordo com a Adult Swim Games, empresa que ficaria responsável pela publicação do Small Radios Big Televisions no PC e PlayStation 4. Em contrapartida, o desenvolvedor canadense perderia alguns direitos, como, por exemplo, poder decidir o preço que o jogo seria vendido.

Mesmo assim, a relação entre as partes parecia ser harmoniosa, situação que só mudou nos últimos dias. Agora fazendo parte do conglomerado Warner Bros. Discovery, a editora está passando por reformulações e nesse processo, a criação de Deery seria diretamente atingida.

Usando sua conta no antigo Twitter, o game designer revelou ter recebido um comunicado dos novos donos dizendo que em breve o jogo deixará de ser vendido, tanto no Steam quanto na PlayStation Store. Aquele poderia ser o fim da história, mas Deery decidiu que não iria se render tão facilmente, tomando uma decisão inusitada: disponibilizar o Small Radios Big Televisions gratuitamente em seu site.

“O meu entendimento é que eles ainda precisam pagar alguém para administrar os pagamentos de royalties aos desenvolvedores (eu), responder a quaisquer solicitações de administração das plataformas e atualizar os ativos de promoções se as plataformas solicitarem,” especulou. “Até onde sei, ninguém que realmente ajudou a publicar esses jogos na Adult Swim trabalha mais lá, então acho que eles pensaram que não valia a pena gastar tempo do ponto de vista comercial para manter produtos ‘legados’.”

Small Radios Big Televisions

Crédito: Divulgação/Fire Face Corporation

Ainda segundo o desenvolvedor, enquanto o jogo permanecer disponível nas lojas da Valve e do PlayStation, qualquer venda continuará lhe rendendo royalties. Além disso, a trilha sonora do Small Radios Big Televisions pode ser adquirida pelo Bandcamp, o que o ajudará a continuar faturando, mesmo quando o fatídico dia chegar e o jogo se tornar comercialmente indisponível.

Quanto a versão disponibilizada gratuitamente, Deery garante que ela continuará assim indefinidamente, afinal, não lhe custa nada disponibilizá-lo desta forma. Mas se o game designer pode parecer bastante resolvido em relação ao destino da sua criação, o impacto inicial não teria sido tão fácil de absorver.

“O email [que eles me enviaram] não era tanto uma discussão sobre a remoção do jogo, mas um aviso legal,” revelou. “Em termos de como isso me afetou: foi meio deprimente, estou muito orgulhoso do jogo, mas posso entender por que eles fizeram isso. A Adult Swim Games não existe há bastantes anos [...]. Quando você trabalha com produtos puramente digitais, nada durará para sempre.”

O último jogo lançado pela Adult Swim Games foi o Samurai Jack: Battle Through Time, lá em 2020 e mesmo no Twitter a editora anda quieta desde 2021. Logo, não surpreende a Warner Bros. Discovery ter resolvido puxar a tomada do jogo de Deery. Mesmo assim, como não lamentar mais um jogo ter ficado tão perto de desaparecer?

Small Radios Big Televisions

Crédito: Divulgação/Fire Face Corporation

Nos últimos anos infelizmente nos acostumamos a ver situações como essa, quando títulos dos mais variados estilos e por diversos motivos se tornaram indisponíveis. Por sorte, neste caso fomos salvos pela iniciativa do próprio criador, embora eu ainda tenha dúvida se isso não poderá lhe dar alguma dor de cabeça futura nos tribunais.

Disponibilizar o jogo gratuitamente também poderia manchar a imagem de Owen Deery perante outras empresas, mas a verdade é que ele preferiu deixar a indústria após o lançamento do Radio Viscera, em 2021.

“É uma quantidade insana de trabalho, por anos e anos, com apenas uma chance muito pequena de qualquer jogo ter sucesso,” explicou. “Coloquei 110% de mim no lançamento do Radio Viscera, mas o jogo basicamente desapareceu no lançamento e me deixou totalmente exausto.”

Como esse título foi publicado por outra empresa, a Alliance, não existe nenhum indício de que ele também poderá ser removido num futuro breve. Porém, como o próprio Deery disse, quando se trata de jogos vendidos apenas digitalmente, a única certeza que temos é que se depender daqueles que possuem os direitos sobre a distribuição, a preservação sempre estará ameaçada.

O futuro da Warner

Suicide Squad: Kill the Justice League

Crédito: Divulgação/Rocksteady Studios

Recentemente, ao participar da Morgan Stanley Technology, Media, and Telecom Conference, o presidente de Streaming Global e Games da Warner Bros. Discovery falou um pouco sobre como deverão ser os próximos anos na companhia, e os planos desagradaram boa parte do público.

Segundo JB Perrette, o objetivo deles é voltar a atenção para o mercado de jogos free-to-play e GaaS (Games as a service), tudo para evitar a volatilidade dos lançamentos de grande porte (e muitos caros de serem produzidos).

“O nosso negócio historicamente tem sido baseado em jogos de console AAA,” disse o executivo. “É um ótimo negócio quando você tem sucesso, como o Harry Potter [Hogwarts Legacy], isso faz o ano parecer incrível. E então, quando você não tem um lançamento, ou infelizmente, também temos decepções — acabamos de lançar o Suicide Squad [Kill the Justice League] neste trimestre, que não foi tão forte — apenas torna o ano muito volátil.”

Com isso, podemos esperar uma maior aposta da Warner Bros. Discovery no mercado mobile e alguns lançamentos multiplataforma lançados gratuitamente. Controlando franquias de peso como Mortal Kombat, Game of Thrones, DC e Harry Potter, há bastante possibilidades para eles explorarem. Se isso será algo positivo, teremos que aguardar para saber, mas o prognóstico, como consumidor, não me parece dos melhores.

Fonte: Rock Paper Shotgun

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários