Meio Bit » Internet » Reddit acredita na vida sem Google e Bing

Reddit acredita na vida sem Google e Bing

Reddit quer cobrar pelo uso de APIs por quem desenvolve IAs generativas, e ameaça até mesmo bloquear buscas no Google Search e Bing

20 semanas atrás

O ano de 2023 não foi bom para o Reddit, por culpa dele próprio. Assim como o X (ex-Twitter), a companhia mudou as políticas de acesso às suas APIs, que era gratuito, e passou a cobrar valores exorbitantes, que levaram ao fechamento de vários clientes de terceiros, como o popular Apollo. Outros, como o Narwhal, passaram para o modelo de assinaturas pagas.

As mudanças levaram a um protesto massivo, em que muitas comunidades alteraram suas descrições de tema, não o conteúdo per se, para NSFW (adulto), impedindo que fossem encontradas nas buscas, e outras fecharam o acesso por usuários não-assinantes.

Reddit acredita piamente que pode sobreviver sem motores de busca como Google Search e Bing, caso companhias não paguem pelo acesso às suas APIs (Crédito: Ink Drop/Shutterstock)

Reddit acredita piamente que pode sobreviver sem motores de busca como Google Search e Bing, caso companhias não paguem pelo acesso às suas APIs (Crédito: Ink Drop/Shutterstock)

Não funcionou, claro, mas as consequências foram desastrosas para o site. O Reddit baniu centenas de moderadores dessas comunidades, e colocou no lugar responsáveis ligados à plataforma, para destrancá-las e restaurá-las às configurações originais, mas todo o processo de moderação de conteúdo, em muitos casos, foi para a cucuia.

Hoje, não são raras as reclamações de usuários sobre comunidades que possuíam postagens curadas de alta qualidade, tendo caído para posts de procedência duvidosa, ou não relacionados ao tema central. A confiança do público foi quebrada no processo, e tudo isso teve um motivo óbvio para qualquer um: dinheiro.

Segundo Steve Hoffman, CEO do Reddit, a medida de cobrar (muito) caro pelo acesso às APIs do site, tem como base a mesma desculpa dada por Elon Musk, ao implementar o movimento no X: impedir que empresas responsáveis por IAs generativas usem os dados da plataforma para treinar seus modelos, ou ao menos, ser devidamente remunerada por isso.

O problema, os clientes de terceiros seriam dano "colateral" da medida (na verdade, intencional); a guerra que se seguiu afetou a imagem da plataforma junto aos usuários, que se alinharam a Apollo e cia. por estes serem muito melhores que os apps oficiais.

Agora, o Reddit decidiu ser hora de engrossar para o lado das grandes companhias envolvidas com IA, incluindo as gigantes tech Alphabet/Google (Bard) e Microsoft (Bing Chat).

Segundo o jornal The Washington Post, representantes da rede social teriam se reunido recentemente com equipes das grandes empresas responsáveis por LLMs (grandes modelos de linguagem), incluindo as acima citadas, e foram categóricos:

Segundo a reportagem, o Reddit seria mais uma empresa que cansou de não ser remunerada pelo acesso e coleta de seus dados e conteúdos para o treinamento e desenvolvimento de LLMs, o que também incomoda artistas e criadores independentes, e decidiu que ninguém, absolutamente ninguém, terá acesso sem pagar. Nem mesmo Google e Microsoft.

A companhia de Steve Hoffman estaria inclusive disposta a ir até as últimas consequências, caso as gigantes de Mountain View e Redmond não cedam. Conforme citado na matéria:

"Se um acordo (entre Reddit, Google e Microsoft) não for possível, o Reddit considera a opção de bloquear o acesso dos crawlers do Google e Bing, impedindo conteúdos do fórum de serem exibidos, ou pesquisados, em ambos motores de busca."

Muitos poderiam pensar que a limitação se referia aos dados usados por motores de IA, mas a matéria diz "motores de busca" com todas as letras, isto é, tanto o Google Search quanto o Bing Search serão barrados, se não pagarem pelo uso das APIs.

Esta resolução é semelhante ao que o Yahoo! fez com o Tumblr muito tempo atrás, quando bloqueou as pesquisas de conteúdos pr0n no robots.txt, criando um gueto virtual onde só quem tinha o link, podia acessar certas postagens. O procedimento que o popular fórum/site de discussões online quer impor a si é basicamente o mesmo.

A matéria do The Washington Post menciona que barrar as buscas no Google Search e Bing terá o inevitável efeito consequente de reduzir violentamente as visitações ao site, especialmente por não-usuários, mas segundo uma fonte próxima ao processo de negociação entre as partes, o Reddit acredita piamente que a medida vai se pagar, e que o site "pode sobreviver sem buscas (externas)".

A estratégia do Reddit, embora extremamente ousada, visa afetar os negócios tanto do Google (que depende enormemente da receita com buscas, que responder pela maioria do dinheiro que entra todos os anos) quanto da Microsoft, criando uma vantagem a ser usada em futuras negociações; mesmo que seu número de acessos caia, as gigantes tech têm mais a perder, ao serem privadas de coletar conteúdos de um dos hubs mais visitados da internet, com média de 57 milhões de usuários ativos por dia (dados de dezembro de 2022).

De fato, o "blecaute" do Reddit causado pelo fechamento de comunidades irritou a cúpula do Google, devido reclamações de seus usuários que não conseguiam encontrar o que queriam nas buscas. Imagine agora como ficarão os ânimos com um bloqueio intencional dos dados, levando à desindexação dos posts e comunidades no Search. A empresa sabe que o público gosta de contar com o fórum, por ser conteúdo provido por outros humanos em postagens que, até pouco tempo atrás, tinham curadoria de qualidade.

Claro, o Reddit vai sofrer bastante se isso acontecer: 49% dos acessos vêm de resultados de busca (dados não confirmados), e uma poda completa se refletirá diretamente nas finanças, incluindo campanhas com anunciantes. Se ninguém de fora está vendo o que acontece lá dentro, qual o sentido de promover seu produto no fórum?

A cúpula do Reddit acredita que o sacrifício é válido, mas se o bloqueio no Google Search e Bing realmente acontecer, só o tempo dirá quem vai ceder primeiro, se a plataforma ou os motores de busca.

Fonte: The Washington Post

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários