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Parabéns pelos 20 anos, Steam!

Há duas décadas a Valve lançava aquele que se tornaria o principal serviço de distribuição digital de jogos para PC, o Steam

26 semanas atrás

No início dos anos 2000 a Valve Corporation estava passando por um problema: sempre que um dos seus jogos precisava receber uma atualização, o número de jogadores caia drasticamente, pois era preciso esperar várias horas ou até dias para os arquivos serem baixados. Além disso, a pirataria e as trapaças precisavam ser combatidas e foi assim que nasceu um dos serviços mais importantes dos games para PC, o Steam.

Steam

Crédito: Divulgação/Valve

O desenvolvimento daquela plataforma teve início em 2002, sob os codinomes Grid e Gazelle. Enquanto os funcionários da Valve se dedicavam ao projeto, ele se tornaria conhecido do público durante a Game Developers Conference, quando os interessados puderam se inscrever para participar do período de testes.

Para ajudar a atrair o público, a empresa fez uma parceria com a Relic Entertainment, que produziu uma versão do Impossible Creatures para ser distribuída no Steam. Além disso, eles apostariam em algo que já fazia muito sucesso nos computadores, os mods.

“Iremos oferecer às equipes que criam mods uma licença para a engine de US$ 955, além de royalties que os permitirão distribuir seus mods pelo Steam,” declarou na época Gabe Newell, cofundador da Valve. “Após a equipe de mod desenvolver um público, ela pode pensar sobre ser agregada em outras ofertas ou seguir o caminho para publicar seu próprio jogo no Steam.”

Com a iniciativa, a primeira adesão ao Steam foi o Day of Defeat, uma modificação para o Half-Life que colocava dois times para conquistar territórios durante a Segunda Guerra Mundial. Eu perdi as contas das horas que passei nos servidores daquele jogo, chegando a fazer parte de um clã e isso bem antes dele aparecer na loja da Valve, mas esse é assunto para outra hora.

Bons tempos de multiplayer com os amigos (Crédito: Divulgação/Valve)

Voltando ao histórico do Steam... Aquele período de testes se estendeu por vários meses, com a estimativa de participantes girando entre 80 mil e 300 mil pessoas. Para boa parte desse público, a Valve deu os primeiros indícios de como seria o futuro da distribuição digital e no dia 12 de setembro de 2003, o Steam seria lançado oficialmente.

Os primeiros usuários tiveram que lidar com bugs e apagões, mas uma coisa estava clara: a facilidade em obter as atualizações para os jogos disponíveis, principal função do início do serviço, era um ponto muito positivo. Contudo, para muitas pessoas ele só se tornaria realmente atraente em novembro de 2004, quando um jogo chamado Half-Life 2 chegaria à loja.

Primeiro título a ser oferecido digitalmente pelo Steam, a expectativa pelo seu lançamento era enorme e como a instalação do Steam para jogá-lo era obrigatória, mesmo para as cópias físicas, a Valve deu uma tacada de mestre. Mesmo com alguns usuários questionando se aquilo não colocava em risco a propriedade dos jogos que comprávamos, quem queria conhecer a nova aventura de Gordon Freeman teve que se curvar ao serviço.

Steam

O início do Steam (Crédito’reprodução/PCGamer)

Já no ano seguinte seria a vez do Steam começar a esticar seus tentáculos para além dos escritórios da Valve. A empresa sediada em Bellevue, Washington, passou a fechar contratos com desenvolvedoras externas, para que assim elas pudessem publicar suas criações na loja. Esse processo foi lento, mas em 2007 a Capcom, Eidos Interactive e Id Software foram algumas das primeiras a fazerem isso.

Ainda naquele ano, a Valve revelou que 13 milhões de contas haviam sido criadas no serviço, com mais de 150 jogos constando em seu catálogo. Tamanha exposição começou a atrair a atenção de outras editoras, como a Activision, Electronic Arts, Sega e Ubisoft, que também levaram seus jogos para lá.

Conforme os anos foram passando, algumas dessas empresas adotaram a exigência da utilização do Steam para que seus jogos funcionassem. Porém, os termos impostos pela Valve e a porcentagem cobrada por cada venda assustou algumas editoras. Ubisoft e EA foram duas que preferiram abrir seus próprios serviços de distribuição/lojas, movimento que depois seria revertido e o motivo estava no fato da criação de Gabe Newell e seu comandados ser a maior vitrine para os jogos de PC.

20 anos depois, a Valve aproveitou para comemorar o lançamento daquilo que mudou a maneira como consumimos jogos não só no PC, mas na indústria como um todo. E como em qualquer festa no Steam, essa também trouxe algumas promoções, mais precisamente, oferecendo descontos para alguns dos principais jogos disponibilizados em cada ano das duas décadas passadas.

“Achamos que seria divertido olhar os lançamentos populares no Steam de cada ano (muitos dos quais estão em oferta para comemorar — incluindo todos os jogos da Valve!) e falar de algumas curiosidades do Steam e da cultura pop em geral (em forma de arte, texto ou ambos),” diz a página da promoção. “Mas pegue leve conosco, assim como faria com um avô idoso: as datas e os fatos abaixo estão tão corretos quanto as nossas memórias coletivamente envelhecidas permitem.”

Do que está disponível por lá, vale destacar todo o catálogo da Valve, embora o provável seja que você já tenha a maioria desses jogos. Caso não os tenha, poder adquirir um Half-Life 2, um Portal ou um Left 4 Dead 2 por menos de R$ 5 é uma oportunidade que ninguém deveria deixar passar.

Half-Life 2 foi o principal chamariz para a loja (Crédito: Divulgação/Valve)

Partindo para publicações de outras empresas, eu indicaria o meu jogo de estratégia favorito, o Company of Heroes por R$ 9,24; o Call of Duty 4: Modern Warfare por R$ 17,49; o Warhammer 40,000: Dawn of War II por R$ 9,24; ou o Terraria, título com a maior quantidade de avaliações na história do Steam, por R$ 9,99.

Para ser sincero, eu até acho que uma marca tão emblemática como essa deveria ter recebido uma atenção maior, com a Valve negociando para que todos os títulos mencionados na página fossem oferecidos com grandes descontos. Mesmo assim, há algumas ofertas interessantes ali e se você não se importa em encarar jogos mais antigos, essa pode ser uma boa oportunidade para aumentar sua coleção.

No mais, que o Steam tenha vida longa, pois mesmo não sendo um serviço perfeito e merecendo críticas pela fatia que abocanha com cada venda, ele implementou muitas ideias que merecem ser comemoradas. A oficina, o armazenamento de saves na nuvem, a possibilidade de compartilharmos screenshots, Remote Play Together, maior suporte ao Linux, o sistema de reembolso, o programa Greenlight, o Mercado da Comunidade, o PC indo para a sala de estar com o Big Picture... Enfim, eu poderia passar horas falando de todas as maravilhas que eles nos deram.

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