Meio Bit » Games » Como nascem os grandes sucessos no Steam

Como nascem os grandes sucessos no Steam

Valve explica como funciona o sistema de divulgação de jogos do Steam e revela que nem eles conseguem prever quais serão os próximos sucessos

21 semanas atrás

Uma qualidade acima da média, preço acessível, um ótimo suporte pós-lançamento, o bom e velho boca-a-boca... São vários os motivos que podem transformar um jogo em um caso bem-sucedido, mas acredite, essa é uma façanha que nem as pessoas responsáveis pelo Steam são capazes de prever.

Steam

Crédito: Reprodução/Steam

Se você acompanha o cenário de jogos para PC, provavelmente já foi surpreendido por algum título que, mesmo sem uma forte campanha de divulgação, começou a se destacar. Desenvolvidos por pequenos estúdios, muitas vezes esses fenômenos acabam conquistando o espaço que normalmente seriam das grandes produções, subvertendo um sistema que costuma ser cruel com os mais fracos.

Para um serviço de distribuição digital, seria importante que seus mantenedores soubessem quando essas febres surgirão, mas de acordo com Erik Peterson, da equipe de negócios da Valve, fazer isso é muito mais complicado do que pode parecer.

Em um vídeo publicado no canal do Steamworks Development (ou atraves deste PDF), Peterson revelou alguns detalhes sobre como a loja funciona, começando pela desmistificação de que eles vendem espaços de destaque para aqueles que estão dispostos a pagar por uma maior visibilidade.

“Não achamos que o Steam deva ser [um lugar] pay-to-win,” defendeu o desenvolvedor de negócios. “Não vender anúncios nivela o campo de jogo e torna as recomendações melhores para os jogadores.”

Dave the Diver surgiu do nada e conquistou muita gente (Crédito: Divulgação/Mintrocket)

“Somos surpreendidos a todo momento por jogos que fazem grande sucesso no Steam,” continuou Peterson. “Toda semana o Steam seleciona automaticamente jogos sobre os quais nunca ouvimos falar ou jogos que nunca teríamos previsto que seriam populares.”

Contudo, a maior visibilidade para jogos não é aleatória, já que funciona através de um algoritmo que, mesmo não fazendo mágica, leva em consideração o interesse do jogador. A loja também utiliza conteúdo que passa por uma curadoria e para Erik Peterson, essa imprevisibilidade de futuros sucessos mostra que o sistema criado por eles está funcionando corretamente.

“Não é todo dia que temos uma tomada completa do Steam, a barra para isso é realmente alta. Por isso, temos total confiança que o jogo atrairá uma grande quantidade de consumidores,” defendeu. “É muito competitivo. Você precisa estar entre as centenas de jogos mais vendidos do Steam.”

Steam

Exemplo de conteúdo de curadoria (Crédito: Reprodução/Valve)

Outra parte importante do serviço está em considerar a quantidade de pessoas que está jogando algo, assim como o tempo gasto nesses títulos. Isso significa que mais consumidores poderão se interessar por um jogo que se tornou popular, independentemente do momento do ciclo de vida em que isso acontece. “Conversamos com desenvolvedores que tiveram os momentos de mais sucesso para seus jogos anos após o lançamento,” disse.

Durante a apresentação, Peterson ainda citou outros fatores que nos permitem entender melhor como a loja funciona. São eles:

  • O tráfego da página na loja não é um fator para o interesse do jogador, embora mais visualizações numa página podem levar a um engajamento em fatores que realmente importam.
  • As pontuações de análises não afetam a visibilidade, desde que a pontuação seja pelo menos 40% positiva. Se um jogo tiver uma pontuação mais baixa, principalmente negativa, isso pode afetar, pois é menos provável que a loja recomende um jogo que seja uma experiência negativa. Porém, isso cobre apenas implicações do algoritmo, pois uma avaliação mais alta ainda atrairá mais atenção.
  • A lista de desejos afeta os jogos mais aguardados antes do lançamento, mas o número não afeta a visibilidade do jogo.
  • Versão de Acesso Antecipado não gera visibilidade e os usuários do Steam podem filtrar jogos nesse estágio para que não sejam mostrados. Segundo Peterson, essa não é uma ferramenta de marketing, mas de desenvolvimento.
  • A localização afeta a visibilidade, pois a Valve dificilmente recomendará um jogo para o público em que o idioma não está disponível.

“O nosso objetivo com o Steam é combinar os jogos com os jogadores que os amarão,” explicou Peterson. “É realmente importante para nós que os jogadores confiem que, quando veem um jogo no Steam, que seja relevante e interessante para eles.”

Pseudoregalia, uma das últimas surpresas do Steam (Crédito: Divulgação/rittzler)

Embora toda essa explicação seja voltada para os desenvolvedores, é interessante descobrir como alguns jogos podem chegar ao nosso conhecimento. A apresentação também faz um bom papel ao nos mostrar como o Steam deixou de ser apenas um serviço de distribuição digital para se tornar um ecossistema robusto e tão azeitado.

Com milhares de jogos em seu catálogo, encontrar coisas novas e de qualidade por lá pode ser uma tarefa bastante complicada, mas graças ao esforço da Valve, até a menor produção pode ganhar destaque.

Isso me fez pensar em como muitas vezes sou apresentado a títulos que não estão sendo comentado em sites ou na minha roda de amigos e mesmo assim acabei os adicionando à minha lista de desejou ou até os comprei. O interessante é que isso tem acontecido de maneira bastante natural, sem que passasse pela minha cabeça que a loja está estudando meu comportamento e sugerindo títulos que tenham a ver com o que costumo jogar.

E é justamente por coisas assim que o Steam segue liderando o mercado de jogos para PC, enquanto seus concorrentes fazem as maiores acrobacias para tentar roubar seu reinado. Pode ser que um dia surja algo que a supere, mas por enquanto, a quantidade de benefícios oferecidos pela loja da Valve supera — e muito — seus eventuais problemas.

Fonte: GamesRadar+

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários