Meio Bit » Games » Overwatch 2, o pior jogo no Steam — ou não!

Overwatch 2, o pior jogo no Steam — ou não!

O Overwatch 2 precisou de poucos dias para se tornar o jogo pior avaliado no Steam, porém, a explicação para isso pode estar do outro lado do mundo

30 semanas atrás

A chegada de uma grande produção a um novo serviço de distribuição digital é algo que costuma ser comemorado, ainda mais se estivermos falando do Steam. Porém, talvez nem o funcionário mais pessimista da Blizzard poderia imaginar a péssima recepção que o Overwatch 2 teria por lá. Tendo se tornado o jogado com a pior avaliação da loja da Valve, será que esse cenário é tão simples assim?

Overwtach 2

Crédito: Divulgação/Blizzard Entertainment

Pois a resposta curta para essa pergunta é, não. De fato, se olharmos para o Hall of Shame do site Steam250, veremos que atualmente o FPS da Blizzard ocupa a primeira posição, sendo que das mais de 123 mil avaliações feitas pelos jogadores, apenas 9% foram positivas. Isso deixa o jogo bem a frente do segundo colocado, o War of the Three Kingdoms, com 12% de aprovação.

O caso do Overwatch 2 chama ainda mais a atenção por se tratar de um jogo lançado no Steam há apenas cinco dias, mas que mesmo assim, já recebeu quatro vezes mais avaliações que o seu perseguidor direto.

Quanto a isso, há algumas possíveis explicações que podem ser feitas. A primeira e mais óbvia está no fato de estarmos falando de um gigante, um título que foi aguardado por muita gente e que ao chegar no serviço da Valve, tornou-se muito mais acessível. Também podemos creditar tanto interesse ao seu modelo de monetização, afinal, é natural que mais pessoas testem um jogo gratuito.

Contudo, não estar agradando boa parte do público não é algo que aconteceu apenas no Steam. Se olharmos para a página do jogo no Metacritic, veremos que entre os jogadores ele está com uma média de apenas 1,4 pontos, sendo quase 1200 avaliações negativas, 69 mistas e 144 positivas. De maneira resumida, o problema estaria no modelo de negócio adotado pela Blizzard, assim como nas muitas promessas que não estão sendo cumpridas.

Ou seja, se as pancadas estão sendo desferidas com tanta força, elas não estariam sendo em vão, mas ainda assim, confesso ter ficado surpreso ao ver um jogo deste porte atingir tão rapidamente o fundo do poço num serviço como o Steam.

Crédito: Divulgação/Blizzard Entertainment

Talvez essa percepção se deva a falta de transparência, se é que podemos chamar assim, do Battle.net, serviço em que o jogo estava disponível com exclusividade e onde não existe um sistema de avaliação. Pode ser também que, por não jogar o Overwatch 2 e não acompanhar sua comunidade, eu simplesmente não fizesse ideia do quão ruim estava sua situação.

Contudo, uma excelente explicação parece ter sido encontrada por Daniel Ahmad, analista de mercado especializado na Ásia. Conforme observado por ele, de todas as avaliações feitas ao Overwatch 2 no Steam, 2/3 foram escritas em chinês e dessas, 97% classificaram o jogo negativamente.

Segundo Ahmad, a maioria das reclamações vindas daquele lado do mundo são parecidas com as feitas por aqui: falta de um modo PvE (Player versus Environment), o preço cobrado pelas microtransações e uma queda de qualidade em relação ao jogo anterior. Contudo, há mais por trás da indignação dos chineses.

Overwtach 2

Crédito: Divulgação/Blizzard Entertainment

No início de 2023, a Blizzard rompeu a parceria que tinha com a NetEase, empresa até então responsável por distribuir alguns dos seus jogos na China. Com isso, aqueles que os jogavam perderem acesso às suas contas, assim como aos servidores locais. Então, com o lançamento do Overwatch 2 no Steam, essas pessoas puderam voltar a jogá-lo, mas isso não resolveu outros problemas, como:

  • A Blizzard passar a gerenciar o jogo.
  • Falta de servidores locais, além da recuperação das contas existentes.
  • Lentidão no login e conexões ruins durante as partidas.
  • Um impacto negativo na comunidade de jogadores.

Para ilustrar o quão insatisfeitos os chineses estão com a situação, alguns estariam chegando ao ponto de fazer avaliações positivas ao War of the Three Kingdoms, só para garantir que o FPS da Blizzard não perca a primeira posição na lista dos piores jogos do Steam.

Talvez o mais interessante nisso tudo seja notar a admiração que o público de lá tem pelo Overwtach 2. De acordo com uma pesquisa realizada na China em março de 2023, 40% dos entrevistados disseram que estavam considerando continuar jogando num servidor global através de VPN, enquanto 53% afirmaram que voltariam a jogar caso ele fosse relançado com um servidor local.

“No fim, é claro que Overwatch foi e ainda é uma propriedade intelectual popular na China,” diz o relatório da Niko Partners. “Mas a série de eventos a partir do fechamento no início do ano levou à frustração reprimida, com ela sendo liberada de uma só vez.”

Overwtach 2

Crédito: Divulgação/Blizzard Entertainment

Como muito bem-dito pelo presidente de investimentos da NetEase na ocasião do desligamento dos servidores, Simon Zhu, “a maior vítima seria os jogadores na China que vivem e respiram nesses mundos.” O executivo ainda lamentou pelos funcionários da Blizzard que se dedicaram a construir esses universos.

Portanto, mesmo não gostando da prática que ficou conhecida como review bomb, consigo entender a frustração dos chineses. Quanto a tratar o Overwatch 2 como um jogo ruim porque sua avaliação no Steam é horrível, não consigo concordar. Ele pode até ser o mais odiado, mas o pior? Sem dúvida não é.

A verdade é que pessoas adoram bater em grandes produções. Muitas vezes tenho a sensação de que tanto o público quanto a mídia ficam procurando qualquer motivo para criticar jogos assim e talvez essa recepção na loja da Valve fosse o que faltava para muitos descarregarem sua ira no Overwatch 2.

Fonte: Videogamer

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários