Meio Bit » Games » O novo CEO que poderá mudar a imagem da Square Enix

O novo CEO que poderá mudar a imagem da Square Enix

Novo CEO da Square Enix, Takashi Kiryu fez discurso emocionado ao falar da série Final Fantasy e conquistou público com carisma e desabafo

39 semanas atrás

Os últimos anos foram duros com a Square Enix. De títulos bastante aguardados que se mostraram verdadeiros fiascos comerciais a uma controversa aposta no blockhain, a empresa chegou a vender seus estúdios ocidentais a preço de banana, desfazendo-se de várias franquias de peso no processo. Tudo isso jogou uma sombra sobre o seu futuro, mas uma pessoa surge para mudar essa situação — ao menos perante a opinião pública.

Takashi Kiryu e o ex CEO, Yosuke Matsuda (Crédito: Reprodução/Famitsu)

Tendo assumido os cargos de presidente e CEO da Square Enix recentemente, Takashi Kiryu substituiu Yosuke Matsuda, executivo que comandou a editora durante a década passada. Tendo apenas 47 anos, ele chegou à companhia apenas em 2020, com o seu talento e um MBA no MIT certamente tendo lhe ajudo a chegar ao topo.

Mas o que muitas pessoas não conheciam é o carisma que Takashi Kiryu possui, assim como a sua paixão pela série Final Fantasy. Esse lado do executivo só se tornou mais famoso no sábado passado (10), quando ele participou de uma apresentação do 16.º capítulo da tão adorada franquia.

Após a exibição de um trailer do jogo, ele iniciou seu discurso dizendo ser um fã que estava honrado por ser o novo CEO da Square Enix e o que se ouviu a seguir deixava claro que o executivo não exagerou em sua introdução. Usando sua história pessoal não só para se apresentar ao público, mas também para conquistá-lo, Kiryu disse:

“Eu não sei como vocês se sentiram ao assistir este trailer, mas eu me senti como uma criança novamente. Como um garotinho no inverno de 1987, que adorava RPGs, que adorava Dragon Quest, que saiu no ano anterior e era fantástico. Eu precisava colocar as mãos naquela grande novidade, então como recompensa por ajudar meus pais a colher laranjas e após implorar a eles por um presente antecipado de natal, meu pai me comprou o primeiro Final Fantasy.

Já de cara fiquei surpreso. Nenhuma tela título! Apenas alguns textos com a história. Comecei a me perguntar se talvez meu pai tivesse comprado o jogo errado. Mas continuei jogando e continuei jogando e continuei jogando, e eventualmente deixei o castelo, cruzei a ponte e então: a tela mudou. Aquela música, aquele momento quando o título aparece, aquela surpresa, aquele deleite, ainda estão gravados na minha memória. A partir de então eu fui fisgado. Virei fã de Final Fantasy para sempre.”

O discurso que pode ser visto no vídeo cima, a partir dos 14 minutos, inicialmente parece ter sido foi ensaiado, mas quando Takashi Kiryu passa a falar do Final Fantasy, ali estava apenas um apaixonado por uma franquia, alguém que entrou para a indústria por ter sido um jogador no passado e que agora está a frente de uma das maiores e mais amadas empresas da indústria.

Ouvir aquele executivo declarando o quanto gostou de um jogo que experimentou quando ainda era criança foi a receita ideal para conquistar o público, fazer com que cada adulto hoje se lembrasse de vários momentos — independentemente de qual franquia foi responsável por isso — que nos fizeram também ser fisgados algum dia.

Porém, o melhor ainda estava por vir. O chefão da Square Enix aproveitou aquele momento, com todos os holofotes voltados para ele, para fazer um desabafo, quase uma revanche contra aqueles que questionaram sua paixão quando ainda era criança, o que foi feito com as seguintes palavras:

“Sempre que um novo título saía, eu precisava arrumar tempo para jogá-lo. Esqueça a tarefa de casa, esqueça de comer, esqueça de dormir! Eu dormia na sala de aula, de qualquer forma... Meus amigos praticavam esportes ou outras atividades, mas eu estava focado nos jogos.

E sim! Eu tive mais do que apenas alguns professores que me disseram, ‘se você jogar o tempo todo, você não será bem-sucedido na vida.’ Mas, eles devem estar bastante surpresos em me ver neste palco, aqui com vocês!”

Crédito: Divulgação/Square Enix

Extremamente carismático, Takashi Kiryu conseguiu tirar várias reações positivas da plateia, muito também por aquelas pessoas terem se identificado com o discurso.

Eu seria capaz de apostar que qualquer pessoa que tenha crescido nos anos 80 ou 90 e que jogava videogame, em algum momento ouviu um pai, uma mãe, um tio ou uma avó dizendo para largar aquilo, que os joguinhos não passavam de perda de tempo. Hoje, como pai, eu até entendo a preocupação, mas essa não seria apenas uma transferência de responsabilidade por eventuais fracassos?

Essa é uma discussão ampla, mas a verdade é que todos nós conhecemos pessoas que até hoje adoram videogames, que jogam sempre que tem uma oportunidade e que são homens ou mulheres extremamente bem-sucedidos em suas profissões. Assim como conhecemos aqueles que nunca jogaram ou deixaram de jogar e mesmo assim não evoluíram profissionalmente.

Takashi Kiryu - Square Enix

A cara de satisfação de quem venceu (Crédito: Reprodução/Youtube)

Quanto a Takashi Kiryu, acredito que ele não poderia ter dado um cartão de visitas melhor. Com a Square Enix ainda passando por um período de turbulência, pode ser que sob o seu comando a situação nem mude para melhor e um indício está no passado do novo CEO, afinal ele foi gerente geral da Dentsu Innovation Initiative, empresa dedicada a "tecnologias disruptivas", como metaverso e blockchain.

Ainda assim, é bacana ver um executivo com o qual de alguma maneira nos identificamos. Talvez tudo não passe de palavras vazias, mas gostei muito de ouvi-lo encerrar dizendo que, “acredito que os jogos oferecem possibilidades infinitas. Eles possuem potencial para alterar o curso de nossas vidas. Como novo CEO da Square Enix, continuarei valorizando essas memórias de infância que incutiram em mim o espírito gamer e me esforçarei para entregar a todos vocês, todos os fãs ao redor do mundo, aquele entretimento que promete novas e inesquecíveis experiências.”

Tomara que ele consiga.

Fonte: Yahoo Finance

relacionados


Comentários