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Alan Wake 2 e o abandono das mídias físicas

Remedy Entertainment revela detalhes do Alan Wake 2, mas com justificativas um tanto rasas, confirma que jogo será vendido apenas digitalmente

42 semanas atrás

Eu sempre defenderei o quanto a distribuição digital foi benéfica para a indústria de games. Graças a ela tivemos o acesso aos jogos sendo muito facilitado, além da abertura de portas a estúdios que sequer existiriam se ainda estivéssemos presos aos discos. Porém, ter a possibilidade de ainda comprar um jogo fisicamente é algo que considero importante, mas se você está interessado no Alan Wake 2, saiba que o jogo não poderá ser adquirido desta maneira.

Alan Wake 2

Crédito: Divulgação/Remedy Entertainment

Servindo como uma continuação para o título lançado em 2010, mas não exigindo que o tenhamos jogado para poder aproveitar essa nova história, a criação da Remedy Entertainment teve algumas informações reveladas, incluindo sua data de lançamento, sinopse e até trechos da jogabilidade.

Começando pelo enredo, ele falará sobre Saga Anderson, uma perfiladora criminal do FBI que se especializou em resolver crimes sem solução. Certo dia ela será enviada à cidade de Bright Falls para investigar alguns assassinatos que parecem ter acontecidos em rituais e ao chegar lá, se deparará com uma história de terror que está se tornando realidade.

O mistério em que Anderson se envolve é fruto da tentativa de Alan Wake escapar. Aprisionado há 13 anos em um lugar chamado Dark Place, ele descobre ser capaz de alterar o seu entorno conforme o que escreve, mas até por tentar manter sua sanidade em meio ao horror que tem encarado, ele tem feito pouco progresso.

Tudo isso significa que Alan Wake 2 nos colocará diante de dois mundos, duas histórias que correrão paralelamente enquanto os protagonistas buscarão uma maneira de superar os desafios que encontrarão pela frente. Além disso, a inclusão da policial poderá servir como uma maneira de novos jogadores se habituarem ao universo da franquia.

Contudo, mesmo com essa novidade indicando que a narrativa do novo jogo poderá ser muito interessante, a certeza se ela funcionou só teremos no dia 17 de outubro, quando o título será lançado para Xbox Series S|X, PlayStation 5 e PC (apenas pela Epic Games Store).

Pois isso nos leva àquilo que tem causado indignação em algumas pessoas, que é o fato que o Alan Wake 2 será lançado apenas digitalmente. Tal informação foi confirmada pela Remedy Entertainment através de uma sessão de perguntas e respostas no site do jogo, onde eles deixam claro não haver planos para uma versão física.

Mas afinal, qual seria o motivo para eles terem tomado essa decisão? Embora seja comum vermos projetos independentes ignorando a venda física, não é isso o que se espera de um título de grande porte e a justificativa dada pela desenvolvedora é... interessante.

“Há muitas razões para isso. Por um lado, um grande número [de consumidores] mudou para [um console] apenas digital. Você pode comprar um Sony PlayStation 5 sem drive de discos e um Microsoft Xbox S é um console apenas digital. Não é incomum lançar jogos modernos como apenas digital.

Em segundo lugar, não lançar um disco ajuda a manter o preço do jogo em US$ 59,99/59,99 euros e a versão para PC em US$ 49,99/49,99 euros.

Por fim, não queríamos lançar um produto em disco e exigir um download para o jogo — não achamos que isso seria uma ótima experiência.”

O problema é que mesmo apresentando três argumentos, todos eles podem ser facilmente questionados e até mesmo rebatidos. Sim, hoje os consumidores podem adquirir um videogame sem leitor de discos, mas cabe a eles decidirem. O que não nos será dado, neste caso, é a opção de ter a caixinha do Alan Wake 2 em nossas estantes. Será que o melhor não seria podermos optar por comprá-lo física ou digitalmente?

Já usar a manutenção do preço como uma desculpa para ignorar a venda física me parece um pouco injusto. Obviamente existe um custo para distribuir um jogo desta forma, mas deixo outra pergunta: por que não praticar o preço mais baixo na venda física e oferecer o disco por US$ 69,99 para aqueles que preferirem assim? Haveria reclamações? Provavelmente, mas repito, ao menos teríamos opções.

Crédito: Divulgação/Remedy Entertainment

Quanto a dizer que eles não gostariam de nos obrigar a fazer o download de uma parte do jogo porque supostamente todo o conteúdo não caberá em um Blu-ray, bom, aqui eu só posso continuar especulando. Digo isso porque todos nós estamos cansados de ver jogos sendo lançados inacabados ou repletos de problemas, só para dias depois os criadores lançarem pacotes de correções imensos. Também me parece não fazer muito sentido jogar a culpa na limitação dos discos, quando a solução será baixar todo o jogo. Será essa a melhor saída?

Enfim, por mais que eu não veja como nenhum absurdo as desculpas dadas pela Remedy Entertainment, acho que elas são muito fracas, talvez uma mera cortina de fumaça para eles não admitirem que não enxergam a mídia física como algo lucrativo. Ao menos não tanto quanto a distribuição digital.

Ainda no campo da especulação, será interessante ver, daqui a alguns meses, a desenvolvedora anunciar uma parceria com algumas daquelas empresas que tem se especializado em lançar versões físicas de jogos indies, como a Limited Run Games ou a Strictly Limited Games. Caso isso aconteça, todas as dificuldades terão deixado de existir?

Crédito: Divulgação/Remedy Entertainment

Admito que comprar jogos fisicamente é algo que tenho feito cada vez menos, mas a minha preferência sempre foi por ter os discos na prateleira. Por isso lamento a decisão da Remedy Entertainment, principalmente por enxergá-la como mais um prego num caixão que segue lutando para não ser fechado.

Contudo, o que mais me incomoda nessa inexistência do Alan Wake 2 como mídia física nem é tanto a impossibilidade de mostrarmos aos outros que temos o jogo, mas como isso pode afetar a sua preservação. Com tantos títulos desaparecendo nos últimos anos e com as lojas dos consoles deixando de existir, ter a opção de comprar o disco acaba sendo uma maior garantia de que no futuro ainda teremos acesso ao jogo.

Tudo bem, eu sei que estamos caminhando a passos largos para uma forma de entretenimento puramente online, onde ter o disco do jogo não nos dá a menor garantia de que ele continuará funcionando dentro de alguns anos (ou mesmo meses). Ainda assim, ter menos opções de compra não pode ser considerado positivo e por isso sempre lamentarei.

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