Meio Bit » Games » Acredite se quiser: o clássico Terminal Velocity está de volta!

Acredite se quiser: o clássico Terminal Velocity está de volta!

Quase 30 anos após o lançamento original, Terminal Velocity: Boosted Edition resgata um clássico do PC e o melhor, com algumas melhorias e conteúdo inédito

52 semanas atrás

Terminal Velocity pode não ter sido um jogo revolucionário, muito menos ter servido como grande influência para outras produções. Anda assim, muitas pessoas que tiveram acesso a um computador lá pela metade da década de 90 guardam boas memórias deste clássico — ou pelo menos de parte dele — e agora elas poderão revisitar o “simulador” de combates espaciais.

Terminal Velocity: Boosted Edition

Crédito: Divulgação/Terminal Reality

Lançado em 1995, o jogo carregava consigo uma enorme responsabilidade, afinal seria o título de estreia de uma desenvolvedora recém-criada, a Terminal Reality. Para isso, os fudnadores do estúdio, Mark Randel e Brett Combs, convidaram para ser o produtor um profissional que vinha se destacando na área, seu nome era Tom Hall.

Tendo trabalhado na Softdisk Inc., lá ele conheceu John Romero, John Carmack e Adrian Carmack, o que os levou a posteriormente fundar a id Software. Já na casa nova, Hall assumiu os cargos de diretor de criação e designer, ajudando a dar vida a títulos que marcaram época, como Commander Keen, Wolfenstein 3D, Spear of Destiny e Doom.

Algo que também jogou algum holofote sobre o Terminal Velocity foi a participação de Mark Randel na sua criação. Tendo atuado como programador chefe do Microsoft Flight Simulator, ele repetiria o papel no novo jogo e o seu conhecimento foi fundamental para fazer com que o título se destacasse.

Dividido em três episódios, sendo que cada um nos levava a três mundos diferentes, o jogo nos colocava no ano de 2704, quando a Alliance of Space-Faring Alien Races (ASFAR) se volta contra a Terra. O resultado foi uma invasão ao nosso planeta e obviamente, a única pessoa capaz de parar uma guerra interplanetária seríamos nós, a bordo de uma espaçonave chamada TV-202.

Crédito: Divulgação/Terminal Reality

Nos dando acesso a armas dos mais variados tipos, Terminal Velocity nos oferecia 27 missões, com a última de cada planeta sendo um confronto contra um chefe. Além disso, havia ainda uma missão secreta que só estava disponível na versão do jogo lançada em CD, que trazia também uma maior qualidade de imagem, suporte a partidas multiplayer para até oito pessoas e várias cenas não-interativas pré-renderizadas.

O interessante é que boa parte daqueles que conheceram o jogo na época nunca tiveram acesso a todo este conteúdo. O motivo para isso é que, como forma de divulgação, a 3D Realms decidiu distribuí-lo como um shareware, versão esta que só contava com o primeiro capítulo.

Sem toda a facilidade de acesso aos jogos que temos hoje em dia, não são raros os relatos de pessoas que afirmam ter jogado inúmeras vezes aquelas missões disponíveis no primeiro mundo, sem nunca terem ficado sabendo o que existia além da “demo”.

Crédito: Divulgação/Terminal Reality

Felizmente esse cenário mudou e graças ao interesse da Terminal Reality em relançar alguns dos seus jogos mais antigos, agora temos acesso ao Terminal Velocity: Boosted Edition, versão que, mesmo sem funcionar como uma remasterização propriamente dita, traz algumas melhorias interessantes.

Entre essas novidades temos uma distância de visão bastante ampliada, o que acaba com aquela névoa típica dos jogos da época e permite enxergarmos os cenários e inimigos que estiverem muito mais longe. Os desenvolvedores também melhoraram o código de renderização do céu, fazendo com que os polígonos sejam carregados mais rapidamente.

Além disso, essa nova versão do jogo também conta com sombras translúcidas para as naves inimigas e canais de som reprojetados para proporcionar efeitos em 360 graus. Contudo, o que deverá chamar a atenção de muita gente é a inclusão de nove planetas exclusivos, cada um com três níveis e totalizando mais de 1.000.000 km² de terreno.

Com o Terminal Velocity: Boosted Edition tendo sido adaptado para os sistemas modernos, ele está disponível no Steam, onde inclusive conta com suporte a conquistas; na GOG, loja que nos dá acesso também a uma cópia do original; ou ainda no Nintendo Switch. A boa notícia é que em qualquer dessas lojas o preço cobrado pelo jogo é o mesmo, R$ 38,49.

Já para quem gostaria de experimentar este clássico num dos videogames da Sony ou da Microsoft, o lançamento só acontecerá mais para frente, sem que uma data específica para isso tenha sido revelada.

Mesmo sem nunca ter jogado o Terminal Velocity, esse relançamento me deixou bastante interessado. Sim, eu adoraria que eles tivessem feito uma atualização maior na parte visual, talvez entregando texturas mais bonitas e uma iluminação mais realista, mas acredito que encará-lo no Nintendo Switch possa ser uma ótima maneira de conhecer esse clássico.   

PS: ainda sobre Tom Hall, após um desacordo enquanto estavam desenvolvendo o Doom, ele foi trabalhar na 3D Realms, onde ajudou na criação do Rise of the Triad, Duke Nukem 3D e da engine Prey. Depois o sujeito ainda seria o produtor de jogos como Anachronox e Deus Ex. Sua última criação foi o jogo mobile Gordon Ramsay: Dash, lançado em 2016 e que ele assinou como game designer chefe.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários