Meio Bit » Games » Sobre a preocupante efemeridade dos jogos online

Sobre a preocupante efemeridade dos jogos online

Com os jogos online deixando de existir após poucos meses, os lançamentos têm se tornado um exercício de aposta tanto para as empresas quanto para o público

1 ano atrás

Imagine-se apaixonado por um universo virtual, ao ponto de frequentá-lo regularmente para viver as aventuras disponíveis e/ou encontrar outras pessoas que também se dedicam a ele. Para você, pouco importa se a crítica elogiou aquela criação ou se ela se tornou um sucesso comercial, o que vale é a diversão que ela te proporciona. Agora, visualize que em breve aquele lugar deixará de existir, algo que sempre soube que poderia acontecer e com os jogos online vendo esse “apagar das luzes” sendo decretado cada vez mais cedo, ele chegará logo.

Apex Legends Mobile - Jogos Online

Crédito: Divulgação/ Respawn Entertainment

Este exercício de imaginação pode não fazer sentido para muitos, mas numa mistura de falta de paciência e descrença numa reviravolta, algumas editoras têm preferido voltar suas atenções para projetos com maior potencial de lucro, o que tem transformado o mercado de jogos online numa cara casa de apostas. Desta forma, um título lançado hoje não possui a menor garantia de que ainda estará funcionado não dentro de alguns anos, mas daqui a poucos meses.

Em setembro de 2022 vimos isso acontecer com o Babylon's Fall, jogo desenvolvido pelo competente pessoal da PlatinumGames, mas que ao falhar em corresponder às expectativas da Square Enix, será desativado menos de um ano após seu lançamento.

Outro que acabamos de saber que terá o mesmo destino é o Apex Legends Mobile. Mesmo carregando consigo um nome de peso e estando disponível apenas desde maio do ano passado, a Respawn Entertainment anunciou que ele só poderá ser aproveitado até o próximo dia 1º de maio.

“Tomamos a dolorosa decisão de encerrar o Apex Legends Mobile,” disse a desenvolvedora em sua conta no Twitter. “Esta decisão não foi tomada facilmente. Fatores além do nosso controle nos impediram de manter a experiência e conteúdo de alta qualidade que os nossos jogadores merecem.”

Apesar de o jogo ter registrado um início promissor, quando faturou US$ 5 milhões apenas na primeira semana, o desempenho não conseguiu se manter e de acordo com o estúdio, “o fluxo de conteúdo começou a ficar aquém dessa barra de qualidade, quantidade e cadência.”

O interessante é notar que mesmo com esse insucesso, a desenvolvedora garante ainda estar interessada na plataforma mobile, esperando novas oportunidades para voltar a ela no futuro. Vale mencionar que esta não foi a primeira vez que o estúdio tentou levar a franquia Titanfall para esses dispositivos, com o Titanfall: Frontline e o Titanfall: Assault também não tendo durado muito.

Rumbleverse - Jogos Online

Imagino que os jogadores não estejam tão felizes (Crédito: Divulgação/Iron Galaxy Studios)

Porém, outro anúncio recente serviu para mostrar que os jogos online podem ter um ciclo de vida ainda menor, estou falando do Rumbleverse. Desenvolvido pela Iron Galaxy Studios e publicado pela Epic Games, ele foi revelado durante o The Game Award de 2021 e lançado em agosto do ano seguinte, portanto há menos de seis meses.

Através de um comunicado oficial, os criadores informaram que o jogo será desligado em 28 de fevereiro e que uma atualização lançada ontem (31) fechou a loja in-game, assim como liberou todo o conteúdo para quem deseja continuar jogando. Para essas pessoas, o ganho de experiência será dobrado e o Battle Pass já está disponível.

O que serve para amenizar a frustração é que, ao contrário do que a acontecerá com o Apex Legends Mobile, quem gastou dinheiro com o Rumbleverse poderá pedir reembolso, independentemente da plataforma onde isso tenha sido feito.

O estúdio também disse esperar que as pessoas aproveitem esses dias finais para “celebrar o espírito competitivo que vocês trouxeram para o jogo,” com os desenvolvedores participando de algumas partidas. Contudo, isso não deverá diminuir a sensação de um melancólico final de festa.

Elementar, meu caro Watson! (Crédito: Divulgação/Konami)

Outro que também morrerá mais cedo do que muitos poderiam imaginar, é o Crimesight, da Konami. Lançado em abril de 2022, neste jogo de investigação futurista, quatro pessoas precisam unir forças (ou não!) para tentar desvendar um crime que ainda não aconteceu. Podendo ser descrito como uma mistura do jogo de tabuleiro Detetive com Among Us, ele parecia interessante, mas não vingou.

Mesmo sendo vendido por pouco mais de R$ 20, seu pico de jogadores simultâneos foi registrado há sete meses, quando 572 estavam aproveitando o jogo. Nas últimas 24 horas? Apenas 11 jogadores se dispuseram a encará-lo.

Jogos online dependem de um bom número de pessoas para se manterem relevantes, pois isso acaba atraindo um público maior e faz com que as partidas se mantenham interessantes. Como o Crimesight foi incapaz de conseguir isso, a Konami marcou para 1º de maio o seu fim, com a venda da edição padrão estando prevista para encerrar apenas dois dias antes, em 27 de fevereiro.

“As partidas online não estarão disponíveis após o serviço terminar,” diz o comunicado. “Além disso, o jogo em si não poderá mais ser jogado. Apesar de o tempo restante até o fim do serviço ser limitado, esperamos que vocês o aproveitem até o fim.”

O anúncio não foi bem-visto pela comunidade, com o jogo passando a receber várias avaliações negativas no Steam. A maioria delas alertam para o iminente fim do Crimesight e como nada foi dito sobre a editora reembolsar quem o comprou, para muitos deve ser difícil não sentir como se tivessem sido enganados.

Esse é um detalhe importante, pois ao contrário dos outros jogos online citados anteriormente, o da Konami não é distribuído gratuitamente. Isso inclusive me fez pensar se transformá-lo num free-to-play e recorrer às microtransações não seria uma saída, mas considerando como esse modelo de monetização tem sido utilizado, talvez o melhor mesmo seja apenas aceitar o amargo fim.

De olho num futuro incerto

Assustador, mas até quando? (Crédito: Divulgação/Arkane Studios)

Mas se não resta muito futuro para os jogos online que já foram lançados, o que podemos esperar daqueles que ainda estejam por vir? Bom, no caso do Redfall, o alerta já foi disparado. Apontado como um dos lançamentos mais promissores de 2023, está confirmado que a criação do Arkane Studios dependerá de uma conexão constante com a internet para funcionar, mesmo quando formos jogar sozinhos.

De acordo com uma página com perguntas e respostas publicada pela Bethesda, além de termos que vincular a nossa conta na Bethesda.net com a do Steam ou do Xbox, será “necessário ter conexão estável com a internet para jogar os modos cooperativo e para um jogador.”

Muitas vezes essa medida é utilizada como uma tentativa de os criadores evitarem a pirataria ou impedir que trapaceiros obtenham vantagens quando forem jogar online. Contudo, exigir estarmos sempre conectados nos faz pensar no que acontecerá quando os servidores forem inevitavelmente desligados.

Pode ser que essa estratégia seja mantida por pouco tempo e o Black 4 Blood é um bom exemplo disso. Embora tenha sido lançado como um “always-online”, depois o jogo da Turtle Rock Studios recebeu uma atualização que removeu a exigência para quando fossemos jogar apenas com a ajuda da inteligência artificial.

No entanto, até que essa possível remoção seja aplicada, sempre teremos o receio de que o Redfall estará prestes a deixar de existir. Infelizmente, o prazo de validade para jogos online é algo com o qual teremos que nos acostumar a conviver, aparentemente com ele se tornando gradativamente mais curto.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários